Letónia 0-3 Portugal: Melhor o resultado do que a exibição

Cabeçalho Seleção NacionalEm mais um jogo da fase de apuramento para o Mundial de 2018, na Rússia, Portugal deslocou-se à capital da Letónia, no Skonton Stadium, com o objetivo de alcançar três pontos. A equipa das quinas estava obrigada a vencer a partida, perante uma débil Letónia, de modo a evitar que a Suíça fugisse ainda mais no topo da tabela classificativa do grupo B.

A grande surpresa na partida, foi a inclusão de Bruno Alves no onze, pelo lugar do lesionado Pepe. O jogo começou dividido, com poucas linhas de passe por parte da equipa nacional e com a Letónia a tentar esticar sempre o seu jogo, através de bolas longas e contra-ataques.

Os dez minutos iniciais foram muito fracos, apesar das tentativas de Portugal se destacar na partida, tudo foi muito tímido e jogava-se pouco futebol de parte a parte.  Portugal começou a assumir o jogo, a ter mais bola e a encostar a Letónia à sua defensiva, mas de novo sem criar grandes ocasiões de perigo. Ao minuto 23, primeiro lance de perigo para Portugal. Ronaldo, numa brilhante jogada individual atira no alvo mas Vannins evitou o golo. Mas, nos minutos seguintes, Portugal voltou a desaparecer do jogo. O jogo da equipa nacional era muito previsível e baseava-se sobretudo em despejar bolas para a pequena área, sem grande sucesso.

Os festejos do segundo golo de CR7 Fonte: UEFA
Os festejos do segundo golo de CR7
Fonte: UEFA

Depois de tanto sofrimento, Portugal acabava por chegar ao golo. Na sequência de um cabeceamento de José Fonte ao poste, apareceu, de novo, o capitão Ronaldo a abrir o ativo. Este golo tranquilizava os adeptos portugueses e vinha acabar com a apreensão que se sentia. Foi uma primeira parte apática da equipa nacional que se mostrou algo surpresa com a disposição tática apresentada pela equipa letã, com Cristiano Ronaldo a mostrar-se de novo decisivo.

Na segunda-parte, Portugal entrou bem na partida. Apesar disso, passados cinco minutos de jogo, a equipa letã começou a causar maior perigo à equipa portuguesa. Foi nesta altura que Portugal viveu a sua pior fase no encontro. Portugal tinha poucas oportunidades apesar da maior posse de bola. A equipa das quinas não conseguia circular a bola e acabava por ter dificuldades na fase de criação e definição das jogadas. Aos poucos, a seleção da Letónia foi começando a evidenciar sinais de cansaço e começaram a conceder espaços. Ronaldo ia ameaçando e acabou mesmo por concretizar essas ameaças ao minuto 63 após assistência de Quaresma, que veio render Gelson Martins no onze. O jogo estava praticamente resolvido nesta altura, Portugal limitava-se a controlar o jogo. Ainda assim, André Silva não quis deixar de colocar a sua marca na partida e voltou a marcar após boa recuperação de Ronaldo.

Até final da partida, Portugal ainda dispôs de algumas oportunidades para dilatar a vantagem mas Vannins foi travando as investidas portuguesas. O resultado aceita-se mas a exibição portuguesa deixou algo a desejar, sobretudo na primeira parte. Ronaldo, voltou a ser decisivo e tornou o jogo mais fácil. Agora, a mente dos portugueses já está na Taça das Confederações, onde se espera que o capitão volte a ser decisivo.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Derrota com o Benfica faz com que o Nice se reforce: clube francês perto de contratar avançado do Chelsea

O Nice está a tentar fechar a contratação de David Datro Fofana. O avançado costa-marfinense está ao serviço do Chelsea.

Jogador do Barcelona pisca o olho à Bola de Ouro: «Por que não posso sonhar?»

A France Football revelou os 30 nomeados para a Bola de Ouro. Pedri, que está entre os eleitos, confessou o sonho de vencer o galardão.

Barcelona confirma lesão de Robert Lewandowski

Robert Lewandowski é a mais recente baixa no Barcelona. O ponta de lança polaco sofreu uma lesão no tendão da coxa esquerda.

Chelsea mantém intenção de transferir Renato Veiga apesar da lesão de Levi Colwill

A saída de Renato Veiga continua em cima da mesa. O Chelsea quer transferir o jogador, mesmo com a recente lesão de Levi Colwill.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Dalot e a inauguração do novo centro de treinos do Manchester United: «A partir de agora não teremos desculpas»

Diogo Dalot garantiu que não haverá mais desculpas para o insucesso no Manchester United. O lateral português falou após a renovação do centro de treinos do clube.

Chelsea e Tottenham recebem más notícias e estão confirmadas as baixas prolongadas para James Maddison e Levi Colwill

Não está a ser um fim de semana feliz para Chelsea e Tottenham. Os blues perderam Levi Colwill e os spurs James Maddison devido a uma rotura no ligamento cruzado anterior.

Alexander Isak recebe aviso do próprio treinador: «Quero jogadores que realmente queiram jogar por este clube»

Eddie Howe não poupou Alexander Isak. Após as manifestações de querer sair do Newcastle, o técnico inglês foi claro nas suas intenções.