Min 109 – 1 ano depois: Há um ano, Éder chutou dali!

Dali para o Oliveira do Hospital, Tourizense e, aos 20 anos, um jovem adulto Éder chega à Académica. Quatro épocas na Briosa, depois o ‘regresso’ a Braga agora para jogar no clube bracarense, estando reservada a etapa seguinte para o estrangeiro: Lille, com um empréstimo ao Swansea City pelo meio.

Voltemos ao rumo da narrativa central deste artigo, não quero sentir-me muito forte fora dos factos, embora tenha vontade de o fazer. A biografia de Éder queda-se agora mais uma vez na antecâmara do Euro, num ano com uma retrospetiva de três operações para o avançado.

O golo diante a Estónia, no Estádio da Luz, naquele que foi o último amigável antes do Euro 2016 Fonte: UEFA
O golo diante a Estónia, no Estádio da Luz, naquele que foi o último amigável antes do Euro 2016
Fonte: UEFA

Entrou em jogo aos 84 e aos 83 minutos, respetivamente, dos dois primeiros jogos, frente à Islândia e Áustria, beneficiando do contexto de jogo, designadamente o facto da equipa estar em situação de empate e procurar a vitória, vendo no alto, corpulento e cabeludo dianteiro uma arma dentro da área adversária.

Éder só voltaria a jogar na final. O terceiro jogo da fase de grupos, um 3-3 de se cortar a respiração perante a Hungria não contou com Éder porque nos últimos minutos imperou a contenção para não se deitar tudo a perder. Nos ‘quartos’, mais um jogo com uma marcha de anti-risco, empate 1-1 nos 120 minutos, com estratégias medidas ao palmo até à altura dos penalties, no embate com a Polónia. Já as meias-finais, foram mais tranquilas, uma vitória por 2-0 que já não precisava das características de Éder para levar ao jogo o que o avançado pode acrescentar.

79 minutos, final diante a anfitriã França. Éder entra para o lugar de Renato Sanches. Ronaldo tinha, até aí, protagonizado o momento do jogo, e não havia sido por ter feito mais golos, mas sim por abandonar o jogo por lesão, deixando a braçadeira para Nani e os franceses no Stade de France a esfregar as mãos de contentes.

O jogo precisava de Éder. A França encostava Portugal atrás. Na frente, sem Ronaldo, não tínhamos quem servisse de parede para segurar bolas e fazer a equipa subir. Era a hora! Chegou a tua hora, Portugal!

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Gouveia vê a sua saída do Benfica adiada por alguns dias

Tiago Gouveia pode estar perto de trocar o Benfica pelo Nice, mas a mudança do jogador apenas se dará depois do playoff da Champions League, no qual as águias enfrentarão o Fenrbahçe.

Colónia regressa à Bundesliga com uma vitória e assistência de ex-Benfica

O Colónia foi ao terreno do Mainz vencer por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Bundesliga.

Como rejeita proposta de 70 milhões de euros do Tottenham por uma das estrelas da equipa

O Como não aceitou uma oferta avaliada em 70 milhões de euros por Nico Paz. O médio argentino está a cumprir a segunda época no clube da Serie A.

AVS SAD surpreende e empata com o Braga para a Primeira Liga

O AVS SAD foi ao Minho empatar com o Braga a duas bolas, num encontro relativo à terceira jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting insiste no empréstimo de Jota Silva: leões querem cedência sem custos

O Sporting continua interessado na contratação de Jota Silva. Os leões querem fechar um empréstimo sem custos, mas o Nottingham Forest pretende garantir uma verba com o avançado português.

Antigo candidato às eleições do Benfica pede a Rui Costa a contratação de Rodrigo Mora: «O que não pode acontecer é deixar escapar»

Bruno Costa Carvalho apelou à contratação de Rodrigo Mora por parte do Benfica. O antigo candidato à presidência dos encarnados pediu a Rui Costa para pagar os 70 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Bruno Fernandes lamenta empate do Manchester United com Fulham e explica penálti falhado: «Chutei muito mal a bola»

Bruno Fernandes fez a análise do empate a um golo entre o Manchester United e o Fulham, da segunda jornada da Premier League.