O Dicionário de Fernando Santos: José Fonte

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

 

José Fonte: Solidez.

Quatro jogos, 450 minutos, um golo sofrido. É este o balanço do desempenho da defesa portuguesa no Euro 2016 desde a entrada de José Fonte na equipa.

É certo que o passado não joga, que já passaram dois anos e que o desempenho na Taça das Confederações já não foi o mesmo, mas a solidez que a defesa da equipa das Quinas ganhou com a entrada de José Fonte é difícil de esquecer.

A quebra física do atual defesa do Dalian Yifang é inegável e, mais do que isso, natural: aos 34 anos é normal que Fonte não tenha a mesma velocidade ou disponibilidade de outrora.

No entanto, a sua experiência e assertividade podem ser trunfos importantes, sobretudo em jogos em que um eventual bloco baixo da Seleção Nacional reduza o espaço nas costas da defesa e dispense o central de grandes correrias.

Uma alternativa totalmente diferente de Rúben Dias, por exemplo. As caraterísticas de cada um estão à vista e caberá a Fernando Santos lançar os trunfos em função do contexto. Quando a estratégia for defender baixo e sólido, Fonte parece ser a opção.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes iniciais para o Sporting x Arouca da segunda jornada da Primeira Liga

Já são conhecidos os onzes iniciais para o Sporting x Arouca. O encontro é referente à segunda jornada da Primeira Liga.

Ruben Amorim questiona legalidade do golo do Arsenal e atira: «Fomos a melhor equipa»

Ruben Amorim falou depois da derrota do Arsenal contra o Manchester United, partida válida para a Premier League. O encontro realizou-se durante a tarde deste domingo, no Old Trafford.

Bruno Fernandes avalia estreias de Matheus Cunha e Mbeumo e deixa críticas à legalidade do lance do golo: «Sabemos que na Premier League não...

Bruno Fernandes falou depois da derrota do Arsenal contra o Manchester United, partida válida para a Premier League. O encontro realizou-se durante a tarde deste domingo, no Old Trafford.

Crystal Palace avança por antigo alvo do Sporting

O Crystal Palace está a tentar a contratação de Christos Tzolis. O avançado grego é o desejado para render Eberechi Eze.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho perde avançado por lesão para os jogos frente ao Benfica

O Fenerbahçe não vai poder contar com Cenk Tosun para os dois jogos frente ao Benfica. O avançado de 34 anos lesionou-se na última partida da equipa turca.

FC Porto: defesa do Arsenal mantém-se na agenda dos dragões

O FC Porto ainda está no mercado em busca de reforços. Jakub Kiwior pode trocar o Arsenal pelo emblema do Dragão nas próximas semanas. O jogador já foi associado aos azuis e brancos nesta janela.

Arsenal de Viktor Gyokeres (que desiludiu) derrota Manchester United de Ruben Amorim para a Premier League

O Arsenal foi ao Old Trafford vencer o Manchester United por uma bola a zero, em jogo da primeira jornada da Premier League. O encontro ficou marcado pela estreia de Viktor Gyokeres pelo seu novo emblema.