Portugal 2-1 Malta (sub-19): Pleno de vitórias com direito a susto

A CRÓNICA: BASTOU UM PORTUGAL A MEIO GÁS

No duelo entre o primeiro e o último classificado do grupo A, foi Portugal quem levou a melhor perante a frágil estreante e anfitriã seleção de Malta. A equipa orientada por Joaquim Milheiro confirmou o claro favoritismo e venceu a partida por 2-1. Miguel Falé e João Vasconcelos foram os autores dos golos portugueses.

Com o primeiro lugar garantido, o técnico português optou por fazer nove alterações na equipa titular em comparação com o duelo perante a Itália, promovendo ainda duas estreias absolutas no torneio (Diogo Pinto e Jorge Meireles).

Nem as mudanças no ‘onze’ nem as más condições do relvado inibiram a seleção portuguesa de entrar da melhor maneira possível no encontro.

Aos oito minutos, João Vasconcelos recuperou a bola em zona alta, combinou com Herculano Nabian e assistiu para o primeiro golo na competição de Miguel Falé.

O início foi prometedor, mas a verdade é que Portugal foi se limitando a dominar a posse de bola e a controlar o jogo, imprimindo um ritmo baixo ao longo dos primeiros 45 minutos. A equipa de Joaquim Milheiro revelou algumas dificuldades na criação de oportunidades de golo, e a ligação entre meio-campo e ataque não foi tão eficaz como nos dois jogos anteriores, muito por causa da clara diferença de características entre Rodrigo Ribeiro e Herculano.

Ainda assim, na sequência de um lance de bola parada, Portugal esteve perto de ampliar a vantagem, mas Luís Gomes falhou a bola no momento do remate.

Ao intervalo, Joaquim Milheiro chamou ao jogo Hugo Félix, tirando Diogo Prioste de campo.

Portugal parecia vir para a segunda metade do encontro com outra determinação e mais empenhado em dilatar o marcador, mas o ritmo baixo acabou, novamente, por tomar conta do jogo.

Aos 72 minutos, e quando tudo, apesar de enfadonho, parecia controlado pela seleção nacional, Basil Tuma aproveitou um erro crasso de Diogo Pinto e marcou o primeiro golo dos malteses na competição.

No entanto, tal como no jogo contra a Itália, a reação dos jovens portugueses foi imediata e bastante positiva. João Vasconcelos, que já tinha assistido Miguel Falé na primeira parte, apareceu bem dentro da área e finalizou com total eficácia, colocando Portugal novamente na frente do marcador.

O susto serviu para acordar a equipa portuguesa que de seguida esteve perto de marcar o terceiro golo, mas Gonçalo Esteves errou por duas vezes o alvo.

Até ao final, Portugal não voltou a conceder qualquer oportunidade de golo à seleção adversária e esteve, aliás, perto de ampliar a contagem por diversas vezes, falhando no aspeto da definição.

A seleção de Joaquim Milheiro consumou desta forma o primeiro lugar do grupo e o pleno de vitórias.

Nas meias-finais, os jovens portugueses irão medir forças com o segundo classificado do grupo B, sendo expectável que esse adversário venha a ser a Noruega, formação orientada pelo português Luís Pimenta.

A FIGURA DO JOGO

João Vasconcelos – Com um golo e uma assistência, o médio do SC Braga aproveitou a primeira titularidade no torneio para somar pontos. Destacou-se no passe, na visão de jogo e na inteligência de movimentos. Mais uma boa dor de cabeça para Joaquim Milheiro.

O FORA DE JOGO

Diogo Pinto – Não foi a estreia de sonho para jovem guarda-redes da Seleção Nacional. Apesar do pouco trabalho, esteve atento na primeira parte, mas acabou por cometer um erro grosseiro ao minuto 72, concedendo o golo do empate à seleção de Malta.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes recorda o amigo Diogo Jota: «É difícil entender como é possível que alguém possa partir tão cedo»

Bruno Fernandes reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Há novo presidente e novo treinador na Oliveirense

Jorge Pinto é o novo treinador da Oliveirense. Já Kyoshi Sekiguchi assume presidência do clube português.

EA Sports despede-se de Diogo Jota

A EA Sports reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Tiknaz regressa ao Besiktas após passagem no Rio Ave

Demir Tiknaz deixou o Rio Ave e regressou ao Besiktas. Médio já pertencia ao clube turco e agora renovou contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Uma estreia que vale mais do que vitórias | Basquetebol

A estreia da Seleção Nacional Feminina de Sub19 no...

Rodgers lidera os Steelers dos veteranos | NFL

Depois de meses de especulação, uma das principais novelas do defeso da NFL terminou da forma menos surpreendente: Aaron Rodgers é jogador dos Pittsburgh Steelers.

António Vital assina primeiro contrato profissional com o Estoril Praia

O Estoril Praia anunciou a renovação de contratação de António Vital. Defesa-central prolonga ligação até 2027.