Um novo paradigma na selecção nacional?

Esta situação tem-se começado a aplicar nas nossas selecções jovens. Começou no mundial de sub-20 no ano passado disputado na Coreia do Sul, onde o seleccionador Emílio Peixe convocou vários atletas com 18 anos, tais como Diogo Costa, Luís Maximiano, Diogo Dalot, Florentino Luís, Gedson Fernandes, Miguel Luís e José Gomes. No final, seríamos eliminados nos quartos-de-final pelo Uruguai, no desempate por grandes penalidades.

Dalot já deu o salto para a Premier League
Fonte: Manchester United FC

Mas esta política está a ficar mais patente neste Europeu de sub-19 deste ano, em que vários dos melhores atletas da geração de 99 ficaram de fica: Diogo Dalot, Diogo Leite, Gedson Fernandes, João Félix, Rafael Leão… Estes são atletas que já trabalharam com as equipas principais dos seus clubes e a maioria deles já são internacionais sub-21. A estes atletas podemos ainda juntar o médio David Tavares que, após ter brilhado na fase final do campeonato de juniores, representou a selecção de sub-20 no Torneio de Toulon e integrou os treinos da equipa principal do Benfica, mas uma grave lesão arredou-o dos dois cenários (Europeu de sub-19 e pré-temporada com a equipa principal).

Ao verificar isto na nossa selecção de sub-19, fica-me na retina a selecção alemã do ano passado, que conquistou a Taça das Confederações com uma equipa repleta de jogadores da selecção de sub-21, e a sagrar-se campeã europeia de sub-21 com uma equipa secundária, que teve ali a sua oportunidade para se mostrar.

Ora, o que esta situação nas camadas jovens da selecção nacional significa? Significa que está a ser dado mais um passo na evolução do futebol jovem em Portugal e, mais importante que isso, é um passo dado no sentido do futebol português vir a ter um maior leque de opções em qualidade e em quantidade. Os nossos jovens precisam de oportunidades para brilhar!

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Liverpool cria livro de condolências para Diogo Jota e adeptos choram pelo internacional português

O Liverpool criou um livro de condolências para Diogo Jota. Vários adeptos do clube inglês têm prestado homenagem ao internacional português.

Liga Portugal aceita continuidade da Oliveirense na Segunda Liga

A Oliveirense vai continuar a jogar na Segunda Liga em 2025/26. Liga Portugal aprova candidatura do clube português.

FIFA decreta minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e André Silva no Mundial de Clubes

A FIFA decretou um minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e de André Silva nos quartos de final do Mundial de Clubes.

André Villas-Boas e a temporada do FC Porto: «Insatisfação e revolta»

André Villas-Boas analisou a temporada do FC Porto. Presidente dos dragões menciona ainda a saída de Martín Anselmi.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela a um passo de deixar Vitória SC e rumar à Arábia Saudita

Bruno Varela está perto de ter um novo clube. Guarda-redes deve deixar Vitória SC e rumar à Arábia Saudita.

Rúben Dias desolado com morte de Diogo Jota: «Não faz sentido»

Rúben Dias reagiu à morte de Diogo Jota. Internacional português e o irmão André Silva faleceram após acidente de viação.

Leo Messi, Kylian Mbappé e Neymar reagem à morte de Diogo Jota

Várias estrelas internacionais, como Leo Messi, Kylian Mbappé e Neymar, reagiram à morte de Diogo Jota.