Análise à final do Euro sub-19 2024 e o 11 do torneio

    Depois da conquista do Europeu sénior, do Europeu sub-17 e sub-19 feminino, a Espanha soma o quarto título em 2024, com a conquista do Euro sub-19 masculino.

    Os espanhóis derrotaram a França na final do Euro 2024 por duas bolas a zero, com golos de Iker Bravo e Jérémy Jacquet (auto-golo). A seleção do país vizinho somou a sua nona conquista em dez finais, num total de quinze participações.

    Esquema tático inicial de Espanha (4-3-3)

    José Lana fez apenas uma alteração face ao jogo anterior, lançando David Mella no lugar de Assane Diao.

    Raúl Jiménez

    Perea-Keddari-Gasiorowski-Julio Díaz

    Hernández-Chema Andrés

    Belid

    Dani Rodríguez-Iker Bravo-Mella

    Esquema tático inicial da França (4-2-3-1)

    Diomède mudou três. Saíram Steve Ngoura, Lucas Michal e Senny Mayulu e entraram Dehmaine Assoumani, Jean-Mattéo Bahoya e Eli Junior Kroupi.

    Bengui

    Kumbedi-Yoni Gomis-Jacquet-Soumahoro

    Atangana-Benama

    Assoumani-Bahoya-Bouabre

    Kroupi

    Análise à final do Euro Sub-19 2024

    A Espanha foi a seleção que entrou melhor na final deste Euro, com duas oportunidades logo a abrir, uma em bola corrida e outra em bola parada.

    A partir desse momento, mesmo que sem criar grandes oportunidades, a França tomou conta do jogo com Bouabré em evidência, a tentar assumir as jogadas de risco, ainda que estivesse algo desconfortável na função atribuída – não se percebeu a ideia de Diomède em trocar as funções de Bouabré e Bahoya, seria para causar surpresa?

    A ideia gaulesa também parecia ser a agregação dos mais criativos à esquerda, deixando Kumbedi largo à direita a aguardar por uma basculação rápida, que não funcionou. Ainda assim, frente a uma Espanha tão cínica e perspicaz, a melhor oportunidade francesa no primeiro tempo, pertenceu a Soumahoro (talvez o mais improvável) com um remate de pé direito à entrada da área que obrigou Raúl Jiménez a um belo voo.

    Já a Espanha conseguiu, mesmo estando por baixo, chegar à vantagem através de um lance em que David Mella se juntou à zona centro-direita para combinar com Iker Bravo, que baixou para receber, entregar e receber de novo para finalizar, à passagem do minuto 41 colocando a sua seleção em vantagem.

    15 minutos de intervalo e a Espanha tenta sempre, com alguma sagacidade, aproveitar o início de partes, para mexer com o resultado e criou perigo através de combinações entre Iker Bravo e Dani Rodríguez.

    A França dominava a posse de bola e a Espanha defendia num bloco baixo bastante organizado, com Gasiorowski a comandar as tropas quando, a partir da hora de jogo, ambos os treinadores decidiram, em momentos separados, mexer com a equipa. Se do lado gaulês as mexidas retiraram o pouco de positivo que a equipa tinha, do lado espanhol o impacto foi imediato. Assane Diao entrou para atacar a profundidade e o espaço que existia atrás do bloco defensivo francês e assim o fez, no lance do segundo golo, tendo a bola sido desviada por Jacquet antes de entrar.

    Mesmo que sem grande objetividade e após a expulsão de Yoni Gomis – numa situação de contra-ataque espanhol – a França manteve-se os índices de pressão, intensidade e a tentativa de criar perigo, mas nunca foi bem-sucedida. Fica a sensação de que Bengui poderia ter feito mais em ambas as ocasiões.

    A Espanha nunca foi espetacular ao longo do Euro Sub-19, mas nos momentos-chave soube se organizar e como ter e não ter bola. Cinismo e Sagacidade.

    11 ideal do Euro Sub-19 2024

    Vladyslav Krapyvtsov (Ucrânia)

    Ali Turap Bülbül (Turquia) Jérémy Jacquet (França) Yarek Gasiorowski (Espanha) Davide Bartesaghi (Itália)

    Chema Andrés (Espanha)

    Atangana Edoa (França) Luca Di Maggio (Itália)

    Simone Pafundi (Itália) Daniel Braut (Noruega) Iker Bravo (Espanha)

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Premier League: treinador tem vindo a ser contestado mas a sua continuidade não está em causa

    O Everton não começou da melhor maneira a nova edição da Premier League. Apesar disso, Sean Dyche não corre risco de despedimento.

    Boniface recorda Thierry Henry e Grimaldo faz golo na Champions League

    O Bayer Leverkusen está a vencer o Feyenoord por 4-0 na primeira jornada da Champions League. Alejandro Grimaldo marcou um deles.

    Kylian Mbappé entra no top 10 de melhores marcadores da Champions League

    Kylian Mbappé marcou um golo na vitória do Real Madrid sobre o Estugarda na primeira jornada da Champions League. Fez história.

    Orkun Kokçu marca grande golo de livre no Estrela Vermelha x Benfica

    O Benfica está a vencer o Estrela Vermelha por 2-0 na primeira jornada da Champions League. Orkun Kokçu marcou o segundo.

    Anthony Martial oficializado no AEK Atenas

    O AEK Atenas anunciou esta quinta-feira a contratação de Anthony Martial. O avançado assinou contrato de três temporadas.