Análise à fase de grupos do Euro sub-19 2024 e a antevisão das meias-finais

O Euro Sub-19, por ter apenas dois grupos e oito equipas é uma competição ainda mais curta que o habitual, contudo, como seria de esperar, tivemos espetáculo em barda. Foram 37 golos em 12 jogos totalizando uma média de cerca de 3,1 golos por jogo.

Grupo A

A Itália, que até esperava que pudesse fazer o pleno, venceu o grupo sem grandes dificuldades e cimentou-se como a favorita a vencer a competição, dado o futebol praticado.

Ao contrário das minhas expectativas, a Noruega foi incapaz de seguir em frente. Ainda assim, fica uma nota positiva para o futebol praticado pelo selecionador português Luís Berkemeier Pimenta e para Daniel Braut que marcou os três golos da seleção na prova.

A Ucrânia empatou por duas vezes a zero nas duas primeiras jornadas, e na última jornada teve a sorte de defrontar uma segunda linha italiana que jogava apenas para cumprir calendário, tendo conseguido os três pontos fulcrais para a qualificação para a final four.

A Irlanda do Norte era, à partida, a equipa mais fraca do torneio e comprovou-o dentro das quatro linhas, praticando um futebol demasiado direto e pouco evoluído, não tendo conseguido marcar qualquer golo, apesar de ter conquistado um ponto. Fica Pierce Charles, como guarda-redes referência para o futuro.

Grupo B

A França assegurou a passagem logo após a segunda jornada, mas sabia que não podia perder caso quisesse assegurar o primeiro lugar e assim evitar a Itália nas meias-finais. Denotou-se uma dificuldade em gerir vantagens nos dois últimos encontros (Dinamarca e Espanha), apesar de ter sido o melhor ataque em prova, com oito golos.

A Dinamarca foi, para mim, a grande desilusão do torneio apesar de algumas baixas como Amin Chiakha, Noah Nartey ou os irmãos Højlund (Oscar e Emil). Praticaram um futebol triste, muito reticente e não fosse Mikel Gogorza e um aparecimento tardio de Oscar Schwartau e poderiam ter saído do torneio sem qualquer ponto. Posto isto, o último posto do grupo é merecido.

A Espanha chegou até às meias-finais mas ainda não convenceu. Dois empates e uma vitória conquistada já nos últimos minutos, ditaram os cinco pontos e a passagem às meias-finais.

A Turquia propiciou alguns dos jogos mais emocionantes da fase de grupos, desde um golo instantâneo de Fahri Ay, após sair do banco para manter a seleção em prova, a um empate emocionante a três bolas. Ficam na retina os laterais Berkay Yilmaz e Ali Turap Bülbül e Emir Bars, o mais esclarecido na zona ofensiva.

Para além do encontro entre terceiros, onde a Noruega defrontará a Turquia na luta pela vaga no Mundial sub-20 2025 às 16:30, a próxima quinta-feira, dia 25 de julho trar-nos-á ainda as duas meias-finais do Europeu sub-19 2024, às 14:00 e às 19:00.

  • Itália x Espanha

Este encontro tão tradicional do futebol europeu, poderia facilmente ser a final do torneio.

Dada a qualidade coletiva, o futebol apresentado e o núcleo duro de AC Milan, com Kevin Zeroli, Francesco Camarda e Davide Bartesaghi, a Itália parte com favoritismo para a primeira meia final. Curiosidade ainda para ver o que Camarda e Pafundi têm guardado para este jogo e como os centrais espanhóis vão (ou não) conter-los e ao losango italiano.

José Lana, selecionador espanhol, parece ainda não ter conseguido encontrar o seu melhor onze, especialmente na zona média e na escolha dos extremos. O duplo pivô testado frente aos franceses fracassou e a necessidade de lançar Pol Fortuny parece óbvia. Nos flancos, há qualidade para fazer melhor, com Dani Rodríguez e Assane Diao, à cabeça.

  • França x Espanha

Do lado francês apenas Dehmaine Assoumani está ausente por acumulação de amarelos, já do lado ucraniano três dos habituais titulares (Daniil Vashchenko, Matvii Ponomarenko e Andrii Matkevych) não poderão fazer parte das contas de Dmytro Mikhailenko para o embate das meias-finais do torneio.

Bernard Diomède vem sendo, na minha opinião, o melhor treinador do torneio e frente a uma seleção tão desfalcada, algo menor que uma vitória tranquila será um insucesso. Deixar estatutos de lado e lançar Saïmon Bouabré e Jean-Mattéo Bahoya para o onze inicial parecem-me obrigatoriedades.

Do lado da seleção de leste, 46 minutos foi o tempo totalizado que as três figuras ausentes não figuraram nas quatro linhas – Ponomarenko estava expulso para o primeiro encontro – e por isso irá ser necessária uma renovação, principalmente para a função de médio defensivo onde alinhava Vashchenko e quer seja Mayulu ou Bouabré, tentarão certamente explorar esse espaço.

Espero uma final entre Itália e França, mas o futebol é recheado de surpresas, dia após dia, e é por isso que o adoramos, não é?

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves deixa mensagem a Nehuén Pérez após a grave lesão

Pedro Gonçalves foi um dos jogadores que deixou uma mensagem a Nehuén Pérez. Defesa do FC Porto sofreu uma grave lesão no Tendão de Aquiles.

Simone Inzaghi lamenta saída de internacional brasileiro do Al Hilal: «Estou triste porque teve um desempenho muito bom no Mundial de Clubes»

Renan Lodi decidiu rescindir com o Al Hilal, após não ter sido inscrito pelo clube na Liga Saudita. Simone Inzaghi comentou a saída do defesa.

Benjamin Mendy estava livre no mercado e tem acordo para prosseguir a carreira na Polónia

Benjamin Mendy vai prosseguir a carreira no Pogon Szczecin. Defesa esquerdo estava livre no mercado depois de terminar contrato com o Zurique.

Mikel Arteta: «Temos muita sorte porque os jogadores preferem o Arsenal a qualquer outro clube»

O técnico espanhol Mikel Arteta abordou a capacidade do Arsenal em contratar e atrair jogadores nos últimos anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Chegou ao Manchester City no mercado de verão mas já quer ser emprestado

James Trafford pode sair do Manchester City em janeiro. Com a chegada de Gianluigi Donnarumma, o guarda-redes inglês procura mais minutos de jogo.

Bruno Fernandes descontente com decisão de Ruben Amorim para a nova temporada no Manchester United

Bruno Fernandes não gostou de ter sido recuado no terreno. Médio viu posicionamento alterado por decisão de Ruben Amorim, treinador do Manchester United.

Manchester United de Ruben Amorim recusou saída de ex-Sporting no verão… mas em 2026 pode acontecer

O Manchester United recusou uma saída de Manuel Ugarte por empréstimo no verão de 2025. Conjunto de Ruben Amorim reabre a porta a uma saída em 2026.