Análise à fase de grupos do Euro sub-19 2024 e a antevisão das meias-finais

    O Euro Sub-19, por ter apenas dois grupos e oito equipas é uma competição ainda mais curta que o habitual, contudo, como seria de esperar, tivemos espetáculo em barda. Foram 37 golos em 12 jogos totalizando uma média de cerca de 3,1 golos por jogo.

    Grupo A

    A Itália, que até esperava que pudesse fazer o pleno, venceu o grupo sem grandes dificuldades e cimentou-se como a favorita a vencer a competição, dado o futebol praticado.

    Ao contrário das minhas expectativas, a Noruega foi incapaz de seguir em frente. Ainda assim, fica uma nota positiva para o futebol praticado pelo selecionador português Luís Berkemeier Pimenta e para Daniel Braut que marcou os três golos da seleção na prova.

    A Ucrânia empatou por duas vezes a zero nas duas primeiras jornadas, e na última jornada teve a sorte de defrontar uma segunda linha italiana que jogava apenas para cumprir calendário, tendo conseguido os três pontos fulcrais para a qualificação para a final four.

    A Irlanda do Norte era, à partida, a equipa mais fraca do torneio e comprovou-o dentro das quatro linhas, praticando um futebol demasiado direto e pouco evoluído, não tendo conseguido marcar qualquer golo, apesar de ter conquistado um ponto. Fica Pierce Charles, como guarda-redes referência para o futuro.

    Grupo B

    A França assegurou a passagem logo após a segunda jornada, mas sabia que não podia perder caso quisesse assegurar o primeiro lugar e assim evitar a Itália nas meias-finais. Denotou-se uma dificuldade em gerir vantagens nos dois últimos encontros (Dinamarca e Espanha), apesar de ter sido o melhor ataque em prova, com oito golos.

    A Dinamarca foi, para mim, a grande desilusão do torneio apesar de algumas baixas como Amin Chiakha, Noah Nartey ou os irmãos Højlund (Oscar e Emil). Praticaram um futebol triste, muito reticente e não fosse Mikel Gogorza e um aparecimento tardio de Oscar Schwartau e poderiam ter saído do torneio sem qualquer ponto. Posto isto, o último posto do grupo é merecido.

    A Espanha chegou até às meias-finais mas ainda não convenceu. Dois empates e uma vitória conquistada já nos últimos minutos, ditaram os cinco pontos e a passagem às meias-finais.

    A Turquia propiciou alguns dos jogos mais emocionantes da fase de grupos, desde um golo instantâneo de Fahri Ay, após sair do banco para manter a seleção em prova, a um empate emocionante a três bolas. Ficam na retina os laterais Berkay Yilmaz e Ali Turap Bülbül e Emir Bars, o mais esclarecido na zona ofensiva.

    Para além do encontro entre terceiros, onde a Noruega defrontará a Turquia na luta pela vaga no Mundial sub-20 2025 às 16:30, a próxima quinta-feira, dia 25 de julho trar-nos-á ainda as duas meias-finais do Europeu sub-19 2024, às 14:00 e às 19:00.

    • Itália x Espanha

    Este encontro tão tradicional do futebol europeu, poderia facilmente ser a final do torneio.

    Dada a qualidade coletiva, o futebol apresentado e o núcleo duro de AC Milan, com Kevin Zeroli, Francesco Camarda e Davide Bartesaghi, a Itália parte com favoritismo para a primeira meia final. Curiosidade ainda para ver o que Camarda e Pafundi têm guardado para este jogo e como os centrais espanhóis vão (ou não) conter-los e ao losango italiano.

    José Lana, selecionador espanhol, parece ainda não ter conseguido encontrar o seu melhor onze, especialmente na zona média e na escolha dos extremos. O duplo pivô testado frente aos franceses fracassou e a necessidade de lançar Pol Fortuny parece óbvia. Nos flancos, há qualidade para fazer melhor, com Dani Rodríguez e Assane Diao, à cabeça.

    • França x Espanha

    Do lado francês apenas Dehmaine Assoumani está ausente por acumulação de amarelos, já do lado ucraniano três dos habituais titulares (Daniil Vashchenko, Matvii Ponomarenko e Andrii Matkevych) não poderão fazer parte das contas de Dmytro Mikhailenko para o embate das meias-finais do torneio.

    Bernard Diomède vem sendo, na minha opinião, o melhor treinador do torneio e frente a uma seleção tão desfalcada, algo menor que uma vitória tranquila será um insucesso. Deixar estatutos de lado e lançar Saïmon Bouabré e Jean-Mattéo Bahoya para o onze inicial parecem-me obrigatoriedades.

    Do lado da seleção de leste, 46 minutos foi o tempo totalizado que as três figuras ausentes não figuraram nas quatro linhas – Ponomarenko estava expulso para o primeiro encontro – e por isso irá ser necessária uma renovação, principalmente para a função de médio defensivo onde alinhava Vashchenko e quer seja Mayulu ou Bouabré, tentarão certamente explorar esse espaço.

    Espero uma final entre Itália e França, mas o futebol é recheado de surpresas, dia após dia, e é por isso que o adoramos, não é?

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Benfica bate Estrela Vermelha e entra a vencer na Youth League

    O Benfica venceu esta quinta-feira o Estrela Vermelha por 2-1 na primeira jornada da Youth League. Gustavo Varela em destaque.

    Sporting apresenta vídeo com as mudanças no Estádio José de Alvalade

    O Sporting apresentou uma série de medidas que fazem parte do Plano Estratégico 2024-34, durante a manhã desta quinta-feira.

    Erling Haaland podia ter sido jogador da Juventus e já se sabe por que razão a transferência caiu

    Erling Haaland esteve muito perto de se transferir para a Juventus. Contudo a mudança para Turim acabou por nunca acontecer.

    Viktor Gyokeres: dois clubes da Premier League observaram-no no Sporting x Lille

    Viktor Gyokeres é um dos nomes mais falados do futebol europeu. O jogador do Sporting soma cada vez mais interessados.

    Estrela Vermelha x Benfica: Eis os onzes prováveis

    Estrela Vermelha e Benfica vão a jogo a partir das 17h45, em desafio relativo à primeira jornada da Champions League.