Análise à fase de grupos do Euro sub-19 2024 e a antevisão das meias-finais

O Euro Sub-19, por ter apenas dois grupos e oito equipas é uma competição ainda mais curta que o habitual, contudo, como seria de esperar, tivemos espetáculo em barda. Foram 37 golos em 12 jogos totalizando uma média de cerca de 3,1 golos por jogo.

Grupo A

A Itália, que até esperava que pudesse fazer o pleno, venceu o grupo sem grandes dificuldades e cimentou-se como a favorita a vencer a competição, dado o futebol praticado.

Ao contrário das minhas expectativas, a Noruega foi incapaz de seguir em frente. Ainda assim, fica uma nota positiva para o futebol praticado pelo selecionador português Luís Berkemeier Pimenta e para Daniel Braut que marcou os três golos da seleção na prova.

A Ucrânia empatou por duas vezes a zero nas duas primeiras jornadas, e na última jornada teve a sorte de defrontar uma segunda linha italiana que jogava apenas para cumprir calendário, tendo conseguido os três pontos fulcrais para a qualificação para a final four.

A Irlanda do Norte era, à partida, a equipa mais fraca do torneio e comprovou-o dentro das quatro linhas, praticando um futebol demasiado direto e pouco evoluído, não tendo conseguido marcar qualquer golo, apesar de ter conquistado um ponto. Fica Pierce Charles, como guarda-redes referência para o futuro.

Grupo B

A França assegurou a passagem logo após a segunda jornada, mas sabia que não podia perder caso quisesse assegurar o primeiro lugar e assim evitar a Itália nas meias-finais. Denotou-se uma dificuldade em gerir vantagens nos dois últimos encontros (Dinamarca e Espanha), apesar de ter sido o melhor ataque em prova, com oito golos.

A Dinamarca foi, para mim, a grande desilusão do torneio apesar de algumas baixas como Amin Chiakha, Noah Nartey ou os irmãos Højlund (Oscar e Emil). Praticaram um futebol triste, muito reticente e não fosse Mikel Gogorza e um aparecimento tardio de Oscar Schwartau e poderiam ter saído do torneio sem qualquer ponto. Posto isto, o último posto do grupo é merecido.

A Espanha chegou até às meias-finais mas ainda não convenceu. Dois empates e uma vitória conquistada já nos últimos minutos, ditaram os cinco pontos e a passagem às meias-finais.

A Turquia propiciou alguns dos jogos mais emocionantes da fase de grupos, desde um golo instantâneo de Fahri Ay, após sair do banco para manter a seleção em prova, a um empate emocionante a três bolas. Ficam na retina os laterais Berkay Yilmaz e Ali Turap Bülbül e Emir Bars, o mais esclarecido na zona ofensiva.

Para além do encontro entre terceiros, onde a Noruega defrontará a Turquia na luta pela vaga no Mundial sub-20 2025 às 16:30, a próxima quinta-feira, dia 25 de julho trar-nos-á ainda as duas meias-finais do Europeu sub-19 2024, às 14:00 e às 19:00.

  • Itália x Espanha

Este encontro tão tradicional do futebol europeu, poderia facilmente ser a final do torneio.

Dada a qualidade coletiva, o futebol apresentado e o núcleo duro de AC Milan, com Kevin Zeroli, Francesco Camarda e Davide Bartesaghi, a Itália parte com favoritismo para a primeira meia final. Curiosidade ainda para ver o que Camarda e Pafundi têm guardado para este jogo e como os centrais espanhóis vão (ou não) conter-los e ao losango italiano.

José Lana, selecionador espanhol, parece ainda não ter conseguido encontrar o seu melhor onze, especialmente na zona média e na escolha dos extremos. O duplo pivô testado frente aos franceses fracassou e a necessidade de lançar Pol Fortuny parece óbvia. Nos flancos, há qualidade para fazer melhor, com Dani Rodríguez e Assane Diao, à cabeça.

  • França x Espanha

Do lado francês apenas Dehmaine Assoumani está ausente por acumulação de amarelos, já do lado ucraniano três dos habituais titulares (Daniil Vashchenko, Matvii Ponomarenko e Andrii Matkevych) não poderão fazer parte das contas de Dmytro Mikhailenko para o embate das meias-finais do torneio.

Bernard Diomède vem sendo, na minha opinião, o melhor treinador do torneio e frente a uma seleção tão desfalcada, algo menor que uma vitória tranquila será um insucesso. Deixar estatutos de lado e lançar Saïmon Bouabré e Jean-Mattéo Bahoya para o onze inicial parecem-me obrigatoriedades.

Do lado da seleção de leste, 46 minutos foi o tempo totalizado que as três figuras ausentes não figuraram nas quatro linhas – Ponomarenko estava expulso para o primeiro encontro – e por isso irá ser necessária uma renovação, principalmente para a função de médio defensivo onde alinhava Vashchenko e quer seja Mayulu ou Bouabré, tentarão certamente explorar esse espaço.

Espero uma final entre Itália e França, mas o futebol é recheado de surpresas, dia após dia, e é por isso que o adoramos, não é?

Rodrigo Silva
Rodrigo Silva
O Rodrigo ama aventuras, é scout no Guarda FC e no FC Porto e crê que o talento futebolístico existe em qualquer lado. Para além disso, adora jogadores completos e bolas paradas.

Subscreve!

Artigos Populares

FPF e Pedro Proença respondem a Luís Filipe Vieira após fortes críticas

Luís Filipe Vieira deixou fortes críticas a Pedro Proença e à Federação Portuguesa de Futebol. Já há resposta por parte da entidade.

Famalicão vende médio para Inglaterra num pacote de 4 milhões de euros

O Norwich City garante a contratação de Mirko Topic. Famalicão encaixa 3,5 milhões de euros fixos com a venda do médio sérvio.

UEFA nomeia 4 equipas de arbitragem para os próximos jogos europeus

A UEFA escolheu quatro equipas de arbitragem portuguesas para a terceira pré-eliminatória das competições europeias. Segue em baixo.

FC Porto x Atlético Madrid terá convidado especial no Estádio do Dragão

Radamel Falcão vai estar no FC Porto x Atlético Madrid. Dragões revelam presença do avançado no jogo de apresentação.

PUB

Mais Artigos Populares

AC Milan avança com proposta de 7 milhões de euros por lateral suíço

O AC Milan quer contratar Zachary Athekame. O lateral-direito suíço está ao serviço do Young Boys.

Sporting: Há boas notícias quanto à situação física de Maxi Araújo

Maxi Araújo deverá estar disponível para o Casa Pia x Sporting. Cenário de lesão afastado após queixas musculares frente ao Benfica.

Ruben Amorim explica o recrutamento de reforços do Manchester United e fala das mudanças no clube: «Estamos melhores na organização do dia a dia»

Ruben Amorim falou em conferência de imprensa. O técnico do Manchester United fez a antevisão de mais um jogo da Premier League Summer Series e explicou as mudanças no plantel.