Se o talento ganhasse sempre…

internacional cabeçalho

Apesar de ser indicada por muitos analistas como uma das possíveis surpresas da prova e a mais provável segunda classificada do seu grupo, a Bósnia não se apurou para os oitavos-de-final do Mundial. Os três pontos que amealhou, na última jornada da fase de grupos, diante do Irão foram os únicos conseguidos durante toda a prova, o que costuma ser fatal (como foi) num Mundial.

Na génese deste “falhanço” não me parecem estar limitações de ordem técnica ou de profundidade de plantel. Do meio-campo para a frente, a equipa depara-se com uma autêntica praga de jogadores de qualidade, começando no “cérebro” Pjanic. Um 10 à antiga, capaz de manobrar todo o processo ofensivo no último terço do terreno com relativamente pouco espaço, contribuindo, para tal, com a ajuda de um nº9 dinâmico e bastante versátil – Edin Dzeko. Apesar de ser morfologicamente apontado para jogar como avançado mais posicional (1,93 metros, 84 quilos) e ser capaz de o fazer com a qualidade de um jogador de topo, é também capaz de recuar e auxiliar a construção ofensiva, sabendo explorar alas onde também militam jogadores de qualidade técnica indiscutíveis como Lulic ou Hajrovic. O primeiro é já experiente, muito versátil e funciona de forma fantástica principalmente se contar com espaço para embalar em velocidade (daí o facto de ser utilizado tanto a lateral como a extremo); o segundo é um jogador capaz de dar verticalidade ao jogo bósnio, com diagonais que permitem a penetração do lateral (normalmente direito) que joga atrás de si.

Para além destes jogadores, habituais titulares, há que contar com o virtuosismo de Misimovic (32 anos mas muito talento nos pés, provando que “quem sabe nunca esquece”), a inteligência de Ibisevic (um goleador… operário) e a assertividade no passe de jogadores como Susic ou Besic, ideais para jogar em 4x3x3. No entanto, estes dois últimos têm de ser trabalhados a nível mental, em particular Besic, que é um espelho perfeito daquilo que é a selecção Bósnia: talento desmedido e “ganas de vencer”, mas fraco poder mental quando é necessário tê-lo. Besic, tal como a sua selecção, é muito jovem (21 anos), e apesar de ser habitualmente usado numa zona bastante baixa do terreno, tem talento e potencial para explorar zonas mais adiantadas – tal e qual a cotação do seu país no panorama futebolístico. Basta redireccionar a agressividade para lances em que esta seja mesmo necessária, e controlá-la para que não o comprometa em situações cruciais do jogo… O que foi exactamente o que aconteceu à Bósnia no encontro decisivo frente à Nigéria.

A seleção da Bósnia venceu apenas um jogo e foi eliminada do Mundial'2014 Fonte: FIFA
A seleção da Bósnia venceu apenas um jogo e foi eliminada do Mundial’2014
Fonte: FIFA

Até sofrer o golo que sentenciou o encontro, a equipa conseguiu construir jogo com relativa facilidade e chegou a colocar, de forma regular (mas invalidada pelo árbitro), a bola dentro da baliza contrária. Mas a partir do momento em que surgiu a adversidade (golo nigeriano), passou-se a fazer uma corrida desenfreada e sem critério à baliza contrária que, até aos descontos, em nada resultou. Na fase de desespero, logrou um remate ao poste graças a algum demérito nigeriano, mas até lá foi travada pela racionalidade de um conjunto de jogadores que sabem o que é jogar uma grande competição e ter o país às costas.

Foi uma mentalidade jovem e inexperiente que, nesse jogo, cravou, nos anais da história, a fase de grupos como ponto final na primeira participação da Bósnia numa grande competição. Mas há margem para crescer – se o talento, sozinho, ganhasse jogos, esta equipa seria presença confirmada nas fases decisivas do Mundial.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa italiana avança que Otávio quer deixar o FC Porto e tem clubes interessados

Otávio Ataíde quer deixar o FC Porto. Em Itália, garantem que o central tem interessados em solo transalpino.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de fechar 3 jogadores do Botafogo de Renato Paiva por 34 milhões de euros

O Nottingham Forest está próximo de contratar três jogadores do Botafogo. Negócio feito na casa dos 34 milhões de euros.

A situação dos guarda-redes do Sporting no mercado

O Sporting conta com alguns guarda-redes sob contrato e existem alguns elementos que podem deixar Alvalade no verão.

Enzo Le Fée oficializado no Sunderland em definitivo após a subida à Premier League

Enzo Le Fée foi confirmado como reforço em definitivo do Sunderland. O médio francês estava no clube por empréstimo da AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Puma apresenta nova bola da Premier League para a próxima temporada

A nova bola da Premier League para a próxima época chama-se PUMA Orbita Ultimate PL. Lançamento já foi realizado.

Ansu Fati muito perto de deixar o Barcelona para rumar à Ligue 1

Ansu Fati está muito perto de mudar-se para o AS Mónaco. O jogador vai chegar do Barcelona por empréstimo com uma opção de compra.

Portugal vence Noruega em jogo de preparação para o Mundial Feminino de Futsal

Portugal derrotou a Noruega num encontro de preparação para o Mundial de Futsal Feminino. Vitória por 2-1.