📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Min 109 – 1 ano depois: Há um ano, Éder chutou dali!

- Advertisement -

Não vou invadir o terreno do meu colega que vai fazer o flashback do minuto 109 do jogo. Mas o golo acontece numa jogada em que o ponta de lança vem procurar os médios e o espaço criou-se e o golo aconteceu. Uma nova descoberta dos lusitanos, o caminho para se conquistar uma grande prova de seleções.

A 10 de julho, o golo mais importante da história do futebol português teve a assinatura, pela quarta vez ao serviço das quinas, de Éder, que marcou o golo da final do Euro como havia marcado os três anteriores. Com o pé direito.

Encheu o pé e dele saiu a força e o impacto suficientes para bater Lloris, mas o pé direito de Éder também se encheu porque da arrancada até à fração de segundo em que a bola beija a rede, milhões entraram dentro da chuteira e viajaram no interior do esférico à velocidade da esperança e da determinação e grito de um povo que há muito ansiava levantar uma grande taça.

Éderzito, o menino que cresceu longe da família, acostumado ao sofrimento, encontrava na infância a companhia da bola como aquela que o fazia sonhar. Durante outras alturas da vida, pensou muitas vezes em desistir e sofreu só a dor dele.

No caminho até ao Euro, confessou que as críticas o atingiram muito. Foi a bola que o voltou a salvar. Como em criança. Então era uma brincadeira e partir vidros não tinha piada. Dava castigos.

Naquela noite, às 22h18, um remate com força castigou tudo menos Éder, tudo menos quem os rodeava e acreditou sempre nele. No gesto do festejo da hora mais gloriosa do futebol, Éder sinalizou uma fénix. Animal renascido das cinzas. Que melhor forma de falar do momento?

O herói nacional, no final, sorriu, mas houve quem muito chorasse….de alegria, sim, de alegria, não falemos de quem chorou de tristeza. E na vida desta criança que veio pobre para Portugal e foi chegando, por entre tantas agruras, a esta consagração nacional, vemos um perfil de luta e superação de tanto português.

O herói nacional, no final, sorriu, mas houve quem chorasse….de alegria Fonte: UEFA
O herói nacional, no final, sorriu, mas houve quem chorasse….de alegria
Fonte: UEFA

Desde 10 de julho de 2016, Éder fez mais quatro jogos pela seleção, mas não voltou a marcar. Não esteve na Taça das Confederações. Mas espero pelo seu regresso. Hoje eu espero por Éder o tempo que for preciso, nem que seja só pela simples memória de alguém que me fez muito feliz.

Nesta idade moderna, o futebol é um fenómeno que assume um caráter ecossistémico da vida. Está lá tudo dentro das quatro linhas. E lá fica para sempre na história, tal como as naus de outrora, de outros séculos, que ficam e se mostram nas escolas falando do que egrégios avós conquistaram.

Faz hoje um ano que foi dado novo mundo ao mundo. O de Éder. O do futebol português. O da História.

E voltando à metáfora dos futebóis da infância…porque não recuperar o clássico “Chuta daí se és homem!”. Faz hoje um ano que Éder chutou dali! Obrigado, campeão!

Foto de Capa: BPI / Kieran McManus

artigo revisto por: Ana Ferreira

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Rangers x Braga da Europa League

O Rangers recebe o Braga na quinta jornada da Europa League. Depois da derrota diante do Genk, arsenalistas querem voltar aos triunfos.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Nice da Europa League

O FC Porto recebe o Nice na quinta jornada da Europa League. Conhece os onzes prováveis das duas equipas para o duelo no Estádio do Dragão.

Rúben Semedo passou pelo Sporting e pelo FC Porto e podia ter chegado ao Benfica: «Tive uma proposta do Benfica, mas naquele momento não...

Rúben Semedo concedeu uma entrevista. O defesa central português voltou aos relvados e representa agora o AVS SAD, da Primeira Liga.

Dragões querem voltar a vencer, gauleses querem começar | FC Porto x Nice

O FC Porto precisa de regressar às vitórias para voltar a ganhar embalo rumo à próxima fase da competição

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Semedo considera ser um dos 3 melhores centrais portugueses da atualidade e destaca: «O Cristiano Ronaldo não é assim tão difícil de marcar,...

Rúben Semedo concedeu uma entrevista. O defesa central português voltou aos relvados e representa agora o AVS SAD, da Primeira Liga.

No Reino do Tartan, lutam os Guerreiros | Rangers x Braga

No Braga, com Vicens, jogadores tecnicamente competentes e capazes de executar bem a ideia de jogo terão destaque.

José Mourinho faz trabalho específico com Samuel Dahl: eis o plano para o lateral do Benfica

José Mourinho confia nas capacidades de Samuel Dahl evoluir. O lateral sueco está a ser trabalhado para melhorar registo defensivo.