Min 109 – 1 ano depois: Há um ano, Éder chutou dali!

- Advertisement -

Dali para o Oliveira do Hospital, Tourizense e, aos 20 anos, um jovem adulto Éder chega à Académica. Quatro épocas na Briosa, depois o ‘regresso’ a Braga agora para jogar no clube bracarense, estando reservada a etapa seguinte para o estrangeiro: Lille, com um empréstimo ao Swansea City pelo meio.

Voltemos ao rumo da narrativa central deste artigo, não quero sentir-me muito forte fora dos factos, embora tenha vontade de o fazer. A biografia de Éder queda-se agora mais uma vez na antecâmara do Euro, num ano com uma retrospetiva de três operações para o avançado.

O golo diante a Estónia, no Estádio da Luz, naquele que foi o último amigável antes do Euro 2016 Fonte: UEFA
O golo diante a Estónia, no Estádio da Luz, naquele que foi o último amigável antes do Euro 2016
Fonte: UEFA

Entrou em jogo aos 84 e aos 83 minutos, respetivamente, dos dois primeiros jogos, frente à Islândia e Áustria, beneficiando do contexto de jogo, designadamente o facto da equipa estar em situação de empate e procurar a vitória, vendo no alto, corpulento e cabeludo dianteiro uma arma dentro da área adversária.

Éder só voltaria a jogar na final. O terceiro jogo da fase de grupos, um 3-3 de se cortar a respiração perante a Hungria não contou com Éder porque nos últimos minutos imperou a contenção para não se deitar tudo a perder. Nos ‘quartos’, mais um jogo com uma marcha de anti-risco, empate 1-1 nos 120 minutos, com estratégias medidas ao palmo até à altura dos penalties, no embate com a Polónia. Já as meias-finais, foram mais tranquilas, uma vitória por 2-0 que já não precisava das características de Éder para levar ao jogo o que o avançado pode acrescentar.

79 minutos, final diante a anfitriã França. Éder entra para o lugar de Renato Sanches. Ronaldo tinha, até aí, protagonizado o momento do jogo, e não havia sido por ter feito mais golos, mas sim por abandonar o jogo por lesão, deixando a braçadeira para Nani e os franceses no Stade de France a esfregar as mãos de contentes.

O jogo precisava de Éder. A França encostava Portugal atrás. Na frente, sem Ronaldo, não tínhamos quem servisse de parede para segurar bolas e fazer a equipa subir. Era a hora! Chegou a tua hora, Portugal!

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 jogadores que podem decidir o FC Porto x Sporting

Uma meia-final da Taça de Portugal é sempre um desafio intenso em que as duas equipas se batem até ao limite das suas forças por um lugar no Jamor.

Olivia Rodrigo na camisola do Barcelona para o El Clásico

A cantora norte-americana Olivia Rodrigo, de 23 anos, foi selecionada pelo Spotify para aparecer na camisola do Barcelona no próximo clássico frente ao Real Madrid, a 10 de maio.

Estreia histórica de Jaime Faria no Masters 1000 de Madrid

Jaime Faria garantiu um lugar no quadro principal do Masters 1000 de Madrid, enquanto Henrique Rocha foi eliminado na última ronda de qualificação frente a Adolfo Vallejo.

Um precioso bilhete para o Jamor | FC Porto x Sporting CP

Numa caminhada que começou em outubro de 2025, FC Porto e Sporting preparam agora para descolar rumo à tão desejada final da Taça

PUB

Mais Artigos Populares

Lens continua época de sonho e apura-se para a final da Taça de França

O Lens continua a realizar uma época em grande e alcançou o apuramento para a final da Taça de França, depois de vencer o Toulouse.

Inter Milão vence Como 1907 e apura-se para a final da Taça de Itália

O Inter Milão recebeu e venceu o Como 1907 por três bolas a duas, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Taça de Itália.

Brighton goleia Chelsea e provoca 5ª derrota consecutiva aos blues na Premier League

A má fase do Chelsea vai-se prolongando. Desta feita, foi o Brighton quem não só venceu, como goleou os blues na Premier League.