📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que se segue para Portugal? O ataque

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

3 meses depois, já se acredita naquilo que se alcançou. Olha-se nos olhos dos adversários e sente-se o orgulho de terem chegado àquele ponto da carreira. Ao dia em que enfrentam o campeão da Europa. Ganhem ou percam, tiram sempre algo do jogo – uma história para contar aos netos. É uma honra defrontar Portugal, e é uma honra representar a selecção nacional campeã da Europa. Uma honra e uma responsabilidade enorme. Porque nos ombros dos homens que vestem a camisola portuguesa pesa a glória e as expectativas/exigências a elas associadas – a frieza mental para reagir a qualquer adversidade, a garra para disputar cada bola como se fosse a última e, claro, golos. Muitos golos.

Um objectivo que não passa só pela frente de ataque. Que é trabalhada desde trás, da primeira saída de bola, passa pela gestão da posse, pelas batalhas físicas e tácticas, até chegar ao último reduto. Lá, estão os arquitectos do golo, os homens que o imaginam e o constroem. E os que o finalizam, os carteiros de sonhos, que entregam cartas perfumadas em fragrâncias de glória que valem mais que um reembolso do IRS.

Antigamente, falava-se na falta desse tal homem-golo. Sim, nos últimos 12 anos tivemos sempre Ronaldo. Mas reclamava-se um homem-de-área. Uma lacuna que se reclamou ainda mais desde o eclipse de Pauleta, no Euro 2004. Na última segunda-feira, frente às Ilhas Faroe, apareceu alguém a candidatar-se à posição. E a lançar achas para uma fogueira, já de si gigante, de esperança num título no futuro que se avizinha (seja a Taça das Confederações ou o Mundial 2018).

Sim, pode-se sonhar ainda mais com Portugal. Sim, o ataque dá-nos essas garantias. Partindo de um 4x4x2 com dois avançados móveis, uma unidade de referencia e outra de apoio ou duas referências centrais ou de um 4x3x3 com uma referencia ofensiva e dois elementos de apoio laterais.

Cristiano Ronaldo é a grande referência da Seleção Nacional Fonte: FPF
Cristiano Ronaldo é a grande referência da Seleção Nacional
Fonte: FPF

Cristiano Ronaldo tem, hoje, 31 anos, e não é pela idade que deixa de exercer uma enorme influência. Aliás, ainda na passada segunda-feira (com o quinto golo em dois jogos) atingiu uma marca histórica ao ultrapassar Eusébio na lista de portugueses com mais golos apontados em jogos sob o desígnio do Mundial de futebol de Selecções (apuramento e fase final), o que lhe atesta a capacidade.

Sim, pode vir a perder velocidade, mas a o poder de finalização, a mestria do posicionamento que lhe patrocina o faro de golo e a capacidade de impulsão continuarão lá. E sim, podemos contar com ele, pelo menos para marcar golos, porque um jogador assim não atingira o prazo de validade aos 33 anos… ainda que tenha a emergência de uma figura que jogou a seu lado, contra Andorra e Ilhas Faroe e que marcou um hat-trick no jogo teoricamente mais dificil, contribuindo com quatro golos. Essa figura tem apenas 20 anos, mas já joga como gente grande. Cresceu muito nos últimos tempos, sim, mas o faro do golo é-lhe inato. E sentiu-se muito a falta de alguém com este sentido de golo. Dêem-lhe o contexto certo para crescer ainda mais, e, muito provavelmente. André Silva será esse alguém.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do Benfica x PSG que encerra a Champions League Feminina para as águias

O Benfica recebe o PSG na sexta e última jornada da Champions League Feminina. Já são conhecidos os onzes das duas equipas.

FIFA anuncia prémios monetários para o Mundial 2026

A FIFA anunciou os prémios monetários que irão ser distribuídos no Mundial 2026. Cada seleção receberá no mínimo 8,8 milhões de euros.

Pedro Amaral pode rumar aos EUA já em janeiro

Pedro Amaral pode estar de saída do Estoril Praia já em janeiro. O defesa português termina contrato no final da temporada e pode rumar aos EUA.

Galatasaray aponta a defesa do Real Madrid para o marcado de janeiro

O Galatasaray quer aproveitar o final de contrato de Antonio Rudiger com o Real Madrid para garantir um reforço de peso para a defesa.

PUB

Mais Artigos Populares

The United Strand, o rapaz do cabelo, já não pode cortar o cabelo em 2025 depois do empate do Manchester United

Frank Ilett, mais conhecido como The United Strand, já não tem chances de cortar o cabelo em 2025. Empate do Manchester United quebra sequência.

Wolfsburgo ‘pesca’ no Flamengo e contrata defesa central Cleiton até 2030

Cleiton é o primeiro reforço de inverno do Wolfsburgo. O brasileiro assinou um contrato até 2030 e chega à Alemanha no dia 1 de janeiro.

Gonzalo Calçada ruma ao Rayo Majadahonda após saída conturbada do Estrela da Amadora

Gonzalo Calçada regressa ao seu país para jogar no Rayo Majadahonda, clube da quarta divisão espanhola. O jogador estava livre depois de ter deixado o Estrela da Amadora com várias críticas.