O que se segue para Portugal? – O meio campo

- Advertisement -

A Cidade do Futebol tem, por esta altura, uma aura especial. Lá, reúnem-se para treinar alguns dos heróis responsáveis por um dos maiores feitos de uma nação, que vão trocando muito mais que palavras, passes e gargalhadas. Trocam também olhares de cumplicidade gloriosa. Passou mais de um mês, e agora sim, já se acredita naquilo que aconteceu – eles são campeões europeus.

Mas a vida a Selecção Nacional Portuguesa não acabou no Europeu de 2016. Aponta-se à Taça das Confederações do próximo ano e ao Mundial da Rússia, em 2018. Com Fernando Santos ao leme.

Depois de analisada e especulada a defesa

do futuro português, importa, agora que os heróis se voltam a encontrar, olhar para aquilo que poderá ser o miolo luso nas próximas competições de selecções, seja ele composto por 3 ou 4 médios. Com um pivô defensivo e dois médios interiores de transição, ou com o mesmo pivô defensivo, dois médios interiores/mais abertos, mas com propensão a explorar o jogo interior/ e um mais criativo/de construção, ou uma simbiose perfeita desses três médios menos recuados, em constante movimento.

O futebol evolui e dizer que uma equipa “Joga” num determinando esquema táctico é manifestamente redutor. Já chegou, há algum tempo até, a altura em que uma equipa de futebol é muito mais que um 4x3x3 ou um 4x4x2. Essas são sequências de números cada vez mais simbólicos que indicam a forma como uma equipa se organiza na hora do pontapé de saída.

Posto isto, será sempre especulativo falar do futuro do meio-campo de uma equipa até… o ver (desconhecidas as dinâmicas que o treinador lhe quer atribuir). Não sendo isso possível, assumimos os papéis que poderão (ou não) ser interpretados por cada elemento do meio-campo nacional e projectamos os seus “actores”:

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli ainda não pensa no Clássico contra o Sporting: «Isso é a 8 ou 9 de fevereiro»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Vitória SC. Dragões arrancam segunda volta com mais três pontos.

Francesco Farioli elogia estreia de reforço pelo FC Porto: «Os primeiros sinais foram muito positivos e estamos muito felizes com o primeiro impacto»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Vitória SC. Dragões arrancam segunda volta com mais três pontos.

João Neves pode falhar encontro com o Sporting na Champions League

João Neves não foi convocado para o encontro frente ao Lille por desconforto muscular e ainda está em dúvida para o jogo com o Sporting.

Francesco Farioli rendido a Diogo Costa: «É o que dá ter um dos melhores guarda-redes do mundo»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Vitória SC. Dragões arrancam segunda volta com mais três pontos.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto responde a Enzo Barrenechea: «Uma vitória com 𝑚𝑢𝑐𝘩𝑜 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑗𝑜»

O FC Porto respondeu a Enzo Barrenechea. Mucho Trabajo, escreveu a conta dos dragões após a vitória frente ao Vitória SC.

Semana D para o Benfica à vista no negócio por Rafa Silva

O Benfica tem feito avanços nas negociações por Rafa Silva. Objetivo das águias é fechar a contratação do avançado esta semana.

Sporting tem plano definido para Pedro Gonçalves e Ousmane Diomande

Pedro Gonçalves e Ousmane Diomande estão prestes a voltar de lesão. Ainda assim, a dupla só deverá estar disponível para o jogo contra o Arouca.