O que se segue para Portugal? – O meio campo

- Advertisement -

Pivô Defensivo:

Esta é uma posição transversal a um meio-campo com 3 ou 4 médios, a julgar pelas opções já efectuadas por Fernando Santos. Há sempre o “tampão”, e nesse aspecto Portugal encontra-se bem apetrechado. A prova disso esteve no Euro 2016. Danilo Pereira começou, teve alguns erros no primeiro jogo, contra a Islândia, mas isso não lhe retirou a qualidade posicional e a noção táctica que empresta ao jogo, para além disso, tem no seu 1,88m um importante argumento nos duelos individuais (ainda que no jogo com a Islândia, por exemplo, não tenha estado tão bem nesse aspecto). Dados os 24 anos (faz 25 de sexta-feira a oito dias), é um nome que Fernando Santos deverá ter em conta para as próximas grandes competições.

Continuará William a ser titular? Fonte: Facebook Oficial de William Carvalho
Continuará William a ser titular?
Fonte: Facebook Oficial de William Carvalho

O outro é William Carvalho, o detentor, por direito próprio, desta posição. Não só pelo grande Europeu que realizou mas pela melhoria na exploração da profunidade e na saída de bola, que se vieram juntar à “omnipresença” e à liberdade que confere aos colegas da frente, descontraídos nos desequilíbrios por saberem que têm as costas guardadas. Roubou, com mérito, o lugar a Danilo.

O futebol, porém, não é algo estanque. É o momento. Danilo pode voltar a tirar o lugar a William ou pode intrometer-se mais uma “actor” para assumir este papel. Depende da evolução destes dois, que ainda não estancou, e ainda da de nomes como o de Rúben Neves ou Francisco Ramos (ainda sem uma “especialidade” definida, mas com muito talento e maturidade táctica, sobretudo atendendo aos 19 e 20 anos, respectivamente)… ou de qualquer central que possa vir a ser utilizado nesta posição, crescendo de forma desmesurada na mesma. Vem à cabeça, por exemplo, Rúben Semedo, que assumiu, com brio, o “6” no Vitória de Setúbal.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid avança para a contratação de internacional brasileiro da Premier League

O Atlético Madrid está muito interessado no médio brasileiro do Wolverhampton, João Gomes, vendo-o como uma prioridade neste mercado.

Sporting tem 8 baixas de vulto para o jogo contra o PSG na Champions League

São oito as ausências do Sporting para o duelo diante do PSG para a Champions League. Leões com lesões e suspensões.

Entre o banco e a direção: quando a liderança falha no futebol moderno

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Claudio Echeverri emprestado ao Girona até ao final da temporada

Após um empréstimo infeliz no Bayer Leverkusen na primeira metade da temporada, Claudio Echeverri foi emprestado ao Girona.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica quer fechar contratação de defesa antes do Mundial 2026 e Rui Costa já está envolvido no negócio

O Benfica planeia reforçar o eixo da defesa com mais um defesa central. Nahuel Herrera é alvo das águias, que querem o jogador antes do Mundial 2026.

Frenkie de Jong arrasa a arbitragem na derrota frente à Real Sociedad: «Nem sequer se pode falar com ele»

Frenkie de Jong deixou fortes críticas à arbitragem após a derrota do Barcelona no terreno da Real Sociedad no passado domingo.

CAN 2025: Senegal conquista o futebol africano

O Senegal conquistou a Taça das Nações Africa (CAN) relativa a 2025 ao bater na final a seleção de Marrocos por 1 a 0, graças a um golo de Pape Gueye, no prolongamento. Esta é a segunda vitória do Senegal na história da competição, após o sucesso na de 2021, realizada nos Camarões.