📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que se segue para Portugal? – O meio campo

- Advertisement -

Criativo:

Já não existem números 10, mas existem médios adiantados de construção ofensiva. O chamado “10 moderno”.  Certo que, com o crescimento táctico e estratégico do jogo, a construção do ataque começa bem lá atrás, nas mãos do guarda-redes, mas ainda há espaço para o craque que baixa (algo que um 10 não faria tanto), organiza, levanta a cabeça e coloca (ou não) a bola nas alas ou na frente, fazendo dessa opção um atalho para o golo. Também pode seguir com a bola, rematar de longe ou fintar 3 adversários e oferecer o golo de bandeja. Porque pode. Há capacidade técnica para isso.

Felizmente, em Portugal, há muitos desses miúdos a emergir. Não sabemos se Fernando Santos vai usar um deles no futuro longíquo ou a breve trecho, mas um médio mais criativo caberia que nem uma luva no sistema de jogo utilizado em França, no Euro 2016. Abrilhantava o futebol e traria rendimento desportivo no aspecto “resultadista”… caso haja a disponibilidade táctica e a noção de sacrifício pelo colectivo que, por norma, estes génios da bola, não possuem.

Muitos dos nomes acima citados podem assumir este papel, porém, quem encabeça esta lista é Bernardo Silva.  Há muito que se adivinha um futuro brilhante ao jovem do Mónaco, que faz da bola uma amiga para deixar em campo o seu futebol de veludo, encantador. Terá de ganhar objectividade, sim, mas com os treinadores certos (fala-se no Real Madrid como potencial interessado), essa pode ser atingida e Portugal pode ganhar um peso pesado de 64 quilos no que toca à procura por um futebol mais bonito.

Bernardo Silva assume-se como um dos médios mais criativos da selecção Fonte: Facebook Oficial de Bernardo Silva
Bernardo Silva assume-se como um dos médios mais criativos da selecção
Fonte: Facebook Oficial de Bernardo Silva

Com grande capacidade técnica e capacidade de organizar o futuro ataque da selecção nacional, há outros nomes a ter em conta. Bruno Fernandes é um deles. O médio da Sampdoria está habituado ao rigor táctico da Serie A e seria um reforço interessante para o meio-campo nacional pela cultura que adquiriu em terras transalpinas, que, porém, não lhe desvirtuou a capacidade técnica e o poder de meia distância.

João Carlos Teixeira e Rony Lopes, tenham eles uma evolução táctica correspondente à capacidade técnica, podem ser soluções futuras, embora haja muito que crescer em ambos os casos.

Rafa também poderia ocupar esta posição, pela sua qualidade de definição e pela velocidade, sobretudo em jogos em que o contra-ataque fosse a palavra de ordem mas, a jogar com um criativo, Fernando Santos optaria por dois avançados móveis e seria aí que o jogador nascido no Barreiro se inseria melhor.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.