A terceira prova de fogo | Portugal x Bósnia e Herzegovina

- Advertisement -
Apuramento para o EURO 2024, Grupo J, sábado, 19h45, 17 de junho de 2023

A ANTEVISÃO: TESTE A ROBERTO MARTÍNEZ

Chegou o momento de a Seleção Nacional voltar a entrar em campo e trazer consigo as boas exibições que todos pedem a Roberto Martínez. O selecionador nacional irá comandar a equipa das quinas no seu terceiro jogo enquanto técnico do esquadrão português, no que é o seu embate mais difícil, depois de passar com distinção nas partidas frente ao Liechtenstein (4-0) e Luxemburgo (6-0). Apesar dos resultados avolumados, são jogos em que Portugal é sempre obrigado a vencer.

Apesar de terem apenas sido disputados dois encontros, neste momento Portugal ocupa a primeira posição do grupo, com a Eslováquia e a Bósnia e Herzegovina a ‘morderem-lhe’ os calcanhares. A seleção conta com 10 golos marcados e zero sofridos, um recorde impressionante para quem só disputou duas partidas. Roberto Martínez quer utilizar o jogo contra os bósnios para se assumir, uma vez que as partidas prévias ainda não lhe garantiram qualquer confiança.

O terceiro lugar bósnio é enganador, são o rival direto de Portugal para a primeira posição. São uma seleção claramente superior às restantes. Ocupam neste momento o 57.º lugar do ranking FIFA e, excluído Portugal, apenas a Eslováquia está mais bem classificada, no 51.º lugar. Logo, a Bósnia vai tentar dificultar bastante a vida à seleção nacional com esperança de fazer a viagem de regresso com alguns pontos na bagagem.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. As duas seleções só se enfrentaram quatro vezes na História, com a última a dar-se em 2011, no play-off do Euro 2012.
  2. A última partida entre Portugal e Bósnia terminou com 6-1 para a equipa das quinas.
  3. Portugal conta com três vitórias e um empate nos quatro jogos contra a Bósnia e Herzegovina.
  4. Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga são os melhores marcadores nos jogos entre as duas, com dois golos.
  5. Sempre que as duas seleções se enfrentaram foi em partidas de play-off para torneios de seleções.
  6. Portugal ocupa o 9.º lugar do Ranking FIFA, enquanto a Bósnia e Herzegóvina está na 57.º posição.
  7. Os dois melhores marcadores das duas equipas ainda são convocados e são os respetivos capitães, em Cristiano Ronaldo e Edin Dzeko.
  8. Apenas um jogador convocado pela Bósnia joga no campeonato bósnio, enquanto na Seleção Nacional sete atuam na Liga Portugal.
  9. O jogador mais novo dos dois planteis é António Silva, com 19 anos.
  10. O jogador mais velho dos dois planteis é Pepe, com 40 anos.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rafael Leão Portugal x Turquia Espanha
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rafael Leão (AC Milan e Portugal) – O extremo esquerdo português, de 24 anos, fez mais uma estrondosa temporada ao serviço no Milan, tanto na Serie A, como na Liga dos Campeões, mas teima em não se afirmar na Seleção Nacional. Com Roberto Martínez espera-se que o craque, formado do Sporting, tenha finalmente a oportunidade que já justifica.

Edin Džeko (Inter de Milão e Bósnia e Herzegovina) – Dentro do plantel bósnio, Dzeko é o maior destaque individual e, aos 37 anos, vem de mais uma grande temporada com o Inter de Milão, o rival do Milan de Leão. O ponta de lança, de 1,93cm atingiu a final da Liga dos Campeões pelo seu clube, mas padeceu contra o Manchester City FC. O avançado é o melhor marcador da sua Seleção Nacional, com 59 golos.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: D. Costa, D. Dalot, Pepe, R. Dias, D. Pereira, J. Cancelo, J. Palhinha, B. Fernandes, B. Silva, C. Ronaldo, R. Leão.

Selecionador: Roberto Martínez

«A Bósnia, como equipa, é um exemplo. Mistura jogadores novos com outros com muita experiência. É uma seleção forte. Trabalhei com jogadores bósnios em clubes e gostam muito de jogar pela sua seleção. Têm uma grande intensidade e competitividade. Vai ser uma oportunidade para sabermos em que nível nos encontramos».

Bósnia e Herzegovina: I. Šehić, A. Dedić, A. Ahmedhodzic, H. Miličević, S. Saničanin, J. Gazibegović, A. Hadžiahmetović, B. Tahirović, R. Krunić, S. Prevljak, E. Džeko.

Treinador: Faruk Hadžibegić

A seleção da Bósnia e Herzegovina enfrentou o que foram descritos como “problemas relacionados com a ligação área”, logo não conseguiram estar presentes no treino no Estádio da Luz, nem o selecionador conseguiu falar na conferência de imprensa de antevisão à terceira partida do grupo J, de apuramento ao EURO 2024.

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 3-1 Bósnia e Herzegovina

Artigo de Emanuel Ricardo, redator de Futebol

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Anderson Talisca renova contrato com o Fenerbahçe: «Estou muito feliz por estar aqui»

O Fenerbahçe oficializou a renovação de contrato de Anderson Talisca. Avançado brasileiro já reagiu aos meios oficiais do clube.

Crystal Palace volta a vencer na Premier League após longa série sem ganhar

O Crystal Palace venceu fora o Brighton por 1-0 na jornada 25 da Premier League. Emblema londrino volta assim às vitórias.

Estrela da Amadora reage à transferência de André Luiz para o Olympiacos

O Estrela da Amadora admite «estranheza» por não ter sido informado de detalhes da transferência de André Luiz para o Olympiacos.

Garantem na Arábia Saudita: Al Najma despede Mário Silva e já tem sucessor

O Al Najma, da Arábia Saudita, terá despedido Mário Silva e encontrado um sucessor para o comando técnico: Nestor El Maestro.

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.