Triunfar para sonhar | Dinamarca x Portugal

- Advertisement -
Liga das Nações, 1.ª mão dos quartos-de-final: quinta-feira, 20 de março de 2025, 19h45

A ANTEVISÃO:  PORTUGAL PROCURA RESOLVER ELIMINATÓRIA (JÁ) EM COPENHAGA

Praticamente quatro meses depois os compromissos internacionais estão de volta e entre a equipa de Portugal vive-se um grande clima de expetativa. Após uma fase de grupos da Liga das Nações de grande qualidade – quatro vitórias e dois empates em seis jogos – o coletivo liderado por Roberto Martínez tem agora pelo caminho a Dinamarca, em duas partidas que decidirá o dono do passaporte para a fase final da competição.

Do lado luso, as miras estão apontadas em ultrapassar o grupo sediado em Copenhaga e colocar-se entre as quatro melhores seleções do torneio. De recordar que Portugal levantou a primeira edição de sempre da Liga das Nações, disputada em 2018/19, numa final que aconteceu na cidade do Porto.

Na barricada dinamarquesa, surge um coletivo motivado, com inúmeros talentos novos que querem causar estragos aos portugueses. Os nórdicos constam nesta fase como estreantes e ambicionam certamente trocar as voltas à turma das quinas. De salientar que o coletivo escandinavo conta com os sportinguistas, Morten Hjulmand e Conrad Harder, médio e avançado dos verdes e brancos, respetivamente.

Com as duas equipas com as suas motivações em alta, avizinha-se uma partida equilibrada, onde o triunfo poderá cair para qualquer um dos lados. Ainda assim, a eliminatória será oficialmente resolvida em Lisboa, no Estádio José Alvalade, onde se irá disputar a segunda mão da fase em curso.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Dinamarca e Portugal já se defrontaram por 16 ocasiões nas suas histórias com claro domínio dos lusos – onze triunfos contra apenas três dos nórdicos.
  2. A última vez que as duas seleções marcaram encontro foi em 2015, aquando da fase de qualificação para o Europeu de 2016.
  3. A equipa das quinas não viaja para Copenhaga desde 14 de outubro de 2014. Nesta partida, Cristiano Ronaldo foi o marcador do golo solidário já ao cair do pano.
  4. O último futebolista luso a abanar as redes da Dinamarca foi João Moutinho.
  5. Nani é o melhor marcador de sempre em embates diante dos escandinavos – quatro golos em oito partidas.
  6. Do lado dinamarquês, Nicklas Bendtner, antigo ponta-de-lança, assinalou seis tentos certeiros em sete encontros.
  7. As duas equipas já mediram forças no Campeonato da Europa. O duelo aconteceu em 2012, com triunfo português.
  8. Para chegar aos quartos-de-final da Liga das Nações de 2024/25, Portugal venceu o grupo 1 com 14 pontos.
  9. A Dinamarca constou no lote quatro, juntamente com Espanha, onde arrecadou oito pontos em seis duelos.
  10. O árbitro desta partida será Irfan Peljto (Bósnia e Herzegovina).

JOGADORES A TER EM CONTA

Morten Hjulmand Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Morten Hjulmand – Embora o médio que pertence aos quadros do Sporting tenha estado recentemente lesionado, este fez parte da convocatória de Brian Riemer e coloca-se como um dos futebolistas com maior impacto na equipa da Dinamarca. O camisola 13 prepara-se para (tal como é habitual) encher o campo e dificultar os ataques da seleção portuguesa.

Bruno Fernandes
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bruno Fernandes – O mago de Manchester tem feito as delícias nas últimas partidas do coletivo liderado por Ruben Amorim. Em pleno pico de forma e com um papel importante nos dois triunfos alcançados (Real Sociedad e Leicester), o médio português coloca-se como uma ameaça para a Dinamarca e poderá ser o trunfo para iniciar o esboço da resolução desta eliminatória.

XI´s PROVÁVEIS

Dinamarca: Schmeichel, Roerslev, Vestergaard, Andersen, Maehle, Hjulmand, Eriksen, Damsgaard, Isaksen, Wind e Hojlund.

Treinador: Brian Riemer

«Para mim, Portugal é uma equipa de classe mundial. Tem grandes jogadores em todas as posições. Tem muito talento e qualidade, mas quando se chega aos quartos de final não importa quem se defronta porque todas as equipas têm muita qualidade. Portugal é favorito e assumimos sem problema essa situação».

Benfica: Diogo Costa, Diogo Dalot, Rúben Dias, Inácio, Nuno Mendes, Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes, Pedro Neto, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo.

Treinador: Roberto Martínez

«É simples. Amanhã, precisamos de mostrar o melhor nível porque o estádio tem um ambiente incrível. Gosto muito das ideias do selecionador».

PREVISÃO DE RESULTADO: Dinamarca 0-1 Portugal

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Pasinato prepara regresso a Portugal pelas portas da Segunda Liga

Mateus Pasinato está próximo de regressar a Portugal para assinar com o Felgueiras, emblema que atua na Segunda Liga.

Borussia Dortmund aplica goleada ao Werder Bremen

O Borussia Dortmund recebeu e venceu o Werder Bremen por três bolas a zero, em jogo da 17.ª jornada da Bundesliga.

Sérgio Conceição critica arbitragem no empate do Al Ittihad frente ao Damac: «Se eu estivesse a apitar o jogo, poderia ter controlado a situação»

Sérgio Conceição deixou fortes críticas à arbitragem na sequência do empate do Al Ittihad frente ao Damac, esta quarta-feira.

Jude Bellingham de cabeça perdida: «Que monte de m****»

Jude Bellingham reagiu a uma notícias nas suas redes sociais, que abordava o despedimento de Xabi Alonso do comando do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Plantel do Manchester United ficou a saber qual o objetivo da época depois do despedimento de Ruben Amorim

Jason Wilcox revelou ao plantel do Manchester United que devem lutar pelo acesso à próxima edição da Champions League.

Títulos Nacionais dos Estrada decidem-se este sábado na Figueira da Foz | Atletismo

A Figueira da Foz recebe este sábado, 17 de janeiro, os Campeonatos Nacionais de Estrada, na distância de dez quilómetros, numa prova que promete elevada

Antevisão: O início da LPFA XVL

A LPFA está, finalmente, de volta! Depois de todas as equipas terem jogado entre si (dentro da sua região) nesta pré-época, temos então a primeira jornada de competição