Edição 108 do “Superclássico das Américas” jogada… fora de campo

- Advertisement -

Na estrada para o Qatar, Brasil e Argentina preparavam-se para mais um “Superclássico das Américas”. Enorme rivalidade, adeptos fervorosos e um futebol delicioso. Esperávamos um bom espetáculo, mas o que recebemos? Uma situação polémica e caricata, seguida de um mero treino…

Vamos lá então perceber o que aconteceu. Ficou pré-estabelecido que neste “Superclássico” não poderia estar presente nenhum jogador da Liga Inglesa sem cumprir quarentena, devido à integração do Reino Unido na lista vermelha do Brasil. Porém, Emiliano Martínez, Cristian Romero e Giovani Lo Celso constavam no 11 inicial da albiceleste, além de Emiliano Buendía, no banco de suplentes. Era um claro atentado às regras de saúde já estipuladas e, ao minuto seis, a “bomba” explodiu.

Alguns membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) “saltaram” para dentro de campo, em protesto à presença indevida dos quatro jogadores argentinos. Uma loucura! Em consequência, a equipa da Argentina regressou ao balneário e sucederam-se largos minutos de incógnita, indecisão e muito desagrado, ao invés da habitual realização de mais uma edição do “Superclássico das Américas”.

Na sequência destes acontecimentos, o diretor-presidente da Anvisa, António Barra Torres, opôs-se publicamente à conduta argentina: “Chegámos a esse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou antes não foi cumprido. Esses jogadores tiveram orientação de ficarem isolados para serem deportados. O isolamento poderia ser até mesmo no hotel. Mas isso não foi cumprido. Eles entraram em campo ainda. Há uma série de incumprimentos”.

Não sei se a Argentina julgava estar acima da lei e dos protocolos sanitários, mas a verdade é que esta novela podia ter sido evitada e tratada bem mais cedo. Como é que apenas em pleno jogo, num “Superclássico”, se apercebem da transgressão das regras? O timing é surreal e impensável.

Este é “apenas” mais um exemplo da incrível falta de organização da CONMEBOL. Para culminar, segundo diversas fontes, a instituição sul-americana está a ponderar retirar pontos ao Brasil por culpa da invasão de campo durante o “Superclássico”. Inédito!

Falta mais profissionalismo, competência e uma melhor organização para que seja possível tomar decisões mais acertadas, em prol do futebol e da saúde pública, num momento tão crucial como este. O caminho é para a frente, mas mais parece que a CONMEBOL está com a marcha atrás engrenada…

Artigo revisto por Andreia Custódio

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Há boas notícias em relação a Rafael Leão em vésperas do Nápoles x AC Milan

Rafael Leão está a recuperar de um problema físico que o afastou do último estágio da Seleção Nacional. «Está bem», afirma Massimiliano Allegri.

Bayern Munique vence Friburgo com grande reviravolta aos 90+9′: eis os primeiros resultados do dia da Bundesliga

O Bayern Munique venceu fora o Friburgo por 3-2 na jornada 28 da Bundesliga. Reviravolta aconteceu nos últimos minutos, com dois golos nos descontos.

Onde ver o Casa Pia x Benfica, jogo que encerra a jornada 28 da Primeira Liga?

O Casa Pia x Benfica acontece esta segunda-feira para a jornada 28 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

Seleção A Feminina: Portugal goleia México em Futebol de Praia

Portugal goleou o México por 6-0 no segundo jogo da El Salvador Cup. Vê quem marcou os golos da Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot analisa Manchester City x Liverpool e ainda afirma: «A única coisa positiva foi não termos sofrido mais golos»

Arne Slot analisou o desfecho do Manchester City x Liverpool. Técnico neerlandês abordou ainda o penálti falhado de Mohamed Salah.

Dominik Szoboszlai critica exibição do Liverpool: «Faltou-nos espírito de luta e mentalidade»

Dominik Szoboszlai fez uma crítica à exibição do Liverpool frente ao Manchester City. Reds foram goleados por 4-0 na Taça de Inglaterra.

Erling Haaland reage ao hat-trick contra o Liverpool: «Foi o momento certo»

Erling Haaland fez hat-trick na goleada do Manchester City frente ao Liverpool. Avançado norueguês reagiu no final do encontro.