Revista do Euro’ 2016: País de Gales

    Longa espera a da selecção do País de Gales para emergir do esquecimento competitivo em que mergulhou no já longínquo ano de 1958, quando participou, pela primeira e única vez, numa grande competição internacional, no caso, o Campeonato do Mundo disputado na Suécia – chegou aos quartos-de-final, eliminada por um golo de um menino de 17 anos chamado Pelé.

    Enganchado pelos seus poderosos vizinhos ingleses, o futebol galês sempre revelou grandes dificuldades para encontrar a sua própria identidade, produzindo, pontualmente, “craques” que se destacaram na Premier League, embora manifestando incapacidade em se afirmar colectivamente – o nome de Ryan Giggs misturou-se, por mais de duas décadas, com o do próprio país. Pelo contrário, Gareth Bale, a grande figura desta selecção, beneficiou do surgimento de uma geração – talvez a melhor de sempre do País de Gales futebolístico – capaz de premiar o seu génio com um relativo grau de competitividade.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Amaral Santos
    João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
    O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.