Revista do Euro’2016: Ucrânia

    Cabeçalho Futebol Internacional

     O TREINADOR 

    Mykhaylo Fomenko é o selecionador da Ucrânia Fonte:
    Mykhaylo Fomenko é o selecionador da Ucrânia
    Fonte: desnafc.com

    Mykhaylo Fomenko é um técnico da velha escola soviética, um homem frio, de poucas palavras, mas que trouxe à formação ucraniana uma nova identidade aquando da sua chegada em Dezembro de 2012. O técnico de 67 anos, antigo internacional soviético, é pragmático quanto baste e consegue passar para a sua equipa algum desse seu pragmatismo. A selecção ucraniana sofreu apenas quatro golos durante a fase de apuramento e demonstrou uma solidez defensiva por vezes rara de encontrar em formações do leste da Europa. Fomenko utiliza regularmente um 4-2-3-1 com dois médios de trabalho em frente ao quarteto defensivo e com o organizador de jogo um pouco mais adiantado no terreno, que serve de facilitador na ligação entre sectores. O médio do FC Dynamo Kyiv Denys Garmash é geralmente o homem a quem é confiada essa difícil tarefa e a sua excelente qualidade de passe combinada com uma visão de jogo fantástica e um posicionamento digno de um grande jogador tornam o médio de 26 anos num elemento da maior importância no desenho de jogo do conjunto ucraniano. Lá na frente, a versatilidade e imprevisibilidade de Yevhen Konoplyanka e de Andriy Yarmolenko, tornam a formação ucraniana numa equipa extremamente perigosa e com uns níveis de eficácia bastante elevados.

    Fomenko raramente abandona este modelo de jogo com duplo pivot defensivo, mas quando necessário, faz adiantar um desses médios defensivos para formar um meio-campo com quatro elementos, passando a Ucrânia a actuar num 4-1-4-1 e diminuindo o espaço entre linhas, o que facilita bastante as rápidas incursões dos médios ala no apoio ao homem mais adiantado da equipa.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Joel Amorim
    Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
    Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.