Bélgica 3-2 Japão: Nipónicos quase estragam outro ‘Placard’

A fechar o terceiro dia de jogos dos oitavos de final houve Bélgica, vencedora do grupo G, frente a frente à equipa que passou em segundo lugar do grupo H – por desempate com o Senegal através do fair play -, o Japão.

Os primeiros voltaram a alinhar com a primeira equipa, depois de terem jogado um onze totalmente diferente contra Inglaterra no último jogo do grupo, isto é, alinha agora com Courtois na baliza – o único repetente no onze -, Vertonghen, Kompany e Alderweireld no trio defensivo, Yannick Carrasco, Witsel, Kevin De Bruyne e Meunier no meio campo, o ‘verdadeiro’ Hazard (e não o Hazard do jogo frente aos ingleses) juntamente com Mertens a extremos e Lukaku a ponta de lança.

Já os japoneses, além de jogarem com seis jogadores diferentes à partida frente à Polónia, trocaram também de tática, de 4-4-2 para um 4-2-3-1, com Kawashima na baliza, Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo como quarteto defensivo, Shibasaki e Hasebe como médios, Kagawa a médio ofensivo, Inui e Haraguchi nas alas e Osako na frente de ataque.

Depois de diversas surpresas que este Mundial nos tem presenteado, de tudo se esperava neste jogo, apesar da Bélgica ser a teórica favorita a fazer companhia ao Brasil nos quartos de final. No entanto, a primeira parte foi bem mais dividida do que as odds. A Bélgica foi, de facto, superior, mas o Japão esteve sempre bem fechado e mostrou-se perigoso no contra ataque, beneficiando da liberdade que a defesa belga a três permite ter. Os diabos vermelhos beneficiavam das individualidades, com De Bruyne em destaque, mas o Japão esteve sempre organizado e anulava Lukaku com bastante sucesso, fazendo-o estar bastante deslocado ao longo da primeira parte da partida.

O Japão esteve a vencer por 2-0, mas deixou fugir a vantagem de duas bolas ao cair do pano
Fonte: FIFA

Contudo, foi o número 9 belga que teve a oportunidade da parte, mas deitou a perder ao não conseguir dominar em frente ao guarda redes e deixou tudo na mesma. As equipas foram e voltaram do intervalo com os mesmos onzes, mas a partida, no entanto, mudou completamente.

Na segunda parte, houve jogo frenético. O Japão perdeu o receio e, mesmo com a Bélgica a dominar, fez o primeiro e o segundo golos nos primeiros 7 minutos da segunda parte. Primeiro foi Haraguchi, num contra ataque e falha de Vertonghen, e depois Inui com um golaço de fora de área. Os belgas precisavam de mudança ou arriscavam-se a ficar de fora do Campeonato do Mundo. Foi o que aconteceu: Carrasco deu lugar a Chadli e Mertens a Fellaini. A equipa belga ficou mais compacta e levou o jogo para cima do Japão. A cumprir os 25 minutos da segunda parte, Vertonghen, de cabeça, reduziu a desvantagem. Da mesma forma que o Japão antes, a Bélgica também depressa marcou dois golos, alcançando o empate por Fellaini, de cabeça também, e assistência de Hazard, na sequência de um canto.

Tudo empatado a 15 minutos do fim, significou um final de jogo de dúvida e cautela. O Japão ainda ameaçou a troca de bola quando o jogo chegou aos 90 minutos, mas uma última investida deu canto para os nipónicos. Courtois saiu dos postes para segurar e lançar a bola em contra ataque no último minuto da partida. Uma bela troca de bola rápida e eficaz levou o esférico para a direita da área japonesa, um passe a rasgar a área levou a bola para Lukaku que deixou a bola passar para Chali e um simples encostar levou a Bélgica para os quartos de final do Mundial 2018.

O Japão sai da competição com um sabor de injustiça, mas de muito mérito para a equipa asiática. A Bélgica impediu mais uma surpresa nos resultados deste Mundial atípico e vai enfrentar o Brasil na próxima fase da competição.

Onzes Iniciais:

Bélgica: Courtois, Alderweireld, Kompany, Vertonghen, Thomas Meunier, De Bruyne, Witsel, Carrasco (Chadli), Mertens (Fellaini), Eden Hazard, Lukaku

Japão: Kawashima, Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo, Hasebe, Shibasaki (Yamaguchi), Haraguchi (Honda), Kagawa, Inui, Osako

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Dolores Silva e o Espanha x Portugal no Euro 2024: «Vamos enfrentar a melhor seleção do mundo»

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Dolores Silva já fez a antevisão ao encontro.

Giorgi Kochorashvili: «Quero ver a mentalidade de campeão que o Sporting tem»

Giorgi Kochorashvili concedeu uma entrevista. Médio georgiano abordou chegada ao Sporting e mostrou ambição.

João Nuno Fonseca oficializado como novo treinador do Leixões depois da experiência no Mundial de Clubes 2025

João Nuno Fonseca foi apresentado como novo treinador do Leixões. Treinador inicia carreira como técnico principal na Segunda Liga.

Casa Pia segura médio Renato Nhaga até 2028

O Casa Pia anunciou esta quarta-feira a renovação de contrato de Renato Nhaga. Médio de 18 anos prolonga vínculo até 2028.

PUB

Mais Artigos Populares

Atanas Chernev é reforço do Estrela da Amadora a custo zero

O Estrela da Amadora oficializou mais um reforço para a próxima época. Atanas Chernev chega a Portugal a custo zero.

Enea Mihaj ruma à MLS após deixar Famalicão

O Atlanta United oficializou esta quarta-feira a contratação de Enea Mihaj a custo zero. Defesa terminou ligação com o Famalicão.

Alverca oficializa 2 reforços para atacar época na Primeira Liga

O Alverca oficializou uma dupla contratação nesta quarta-feira. Tiago Leite e Gian Franco Cabezas reforçam o clube da Primeira Liga.