Costa do Marfim 1-2 Colômbia: Venceu a eficácia

logo mundial bnr

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

Colômbia e Costa do Marfim entraram para este encontro com os oitavos-de-final à vista. Tendo saído vencedoras nos jogos da primeira jornada, ambas as equipas procuravam a vitória neste duelo, o que significaria um passo enorme rumo à passagem à fase seguinte da competição para qualquer uma das formações.

A primeira parte deste jogo foi algo incaracterística. Tanto a equipa sul-americana como a africana apresentaram um estilo de jogo muito calmo e paciente, não exercendo pressão e não arriscando muito. De resto, a nota de maior destaque, entre vários ataques que não chegavam a bom porto devido a más decisões no último passe, foi um falhanço do avançado colombiano Teo Gutiérrez mesmo à boca da baliza ao passar do minuto 27. Poucas oportunidades e alguns remates ao lado tornaram esta primeira parte um período algo aborrecido e pouco caro, já que não houve uma equipa dominante mas também nenhuma das formações se deixou dominar.

O intervalo refrescou as equipas, os jogadores e as ideias. Tanto a Colômbia como a Costa do Marfim entraram para a segunda parte dispostas a mudar o rumo do encontro e dispostas a arriscar mais, fazendo com que esta segunda parte nada tivesse a ver com a primeira. Equipas mais atrevidas, lances de elevada nota técnica, boa circulação da bola e aproveitamento dos espaços livres foram rasgos característicos das duas equipas no início do segundo tempo. Não deixa de ser irónico, no entanto, que o primeiro golo do encontro, marcado pelo colombiano James Rodríguez ao minuto 64, tenha sido de bola parada. Um canto batido na esquerda por Cuadrado, que já tinha atirado uma bola ao poste na fase inicial do segundo tempo, foi parar à cabeça do ex-jogador do FC do Porto, que não vacilou e meteu a bola no fundo das redes, marcando o seu segundo golo da competição em outros tantos jogos.

Celebração animada dos cafeteros após James Rodríguez ter inaugurado o marcador Fonte: FIFA
Celebração animada dos cafeteros após James Rodríguez ter inaugurado o marcador
Fonte: FIFA

A selecção colombiana, que já tinha vindo a crescer e a tomar conta do encontro desde o início da segunda parte, ganhou mais força e ímpeto – nota também para o excelente apoio dos colombianos no Estádio Nacional de Brasília – e, seis minutos depois, a bola estava no fundo da baliza costa marfinense. Deste feita, Juan Quintero, jogador do FC Porto que tinha saltado do banco ao minuto 52, concluiu da melhor forma um lance que começou no aproveitamento por parte de James Rodríguez de um erro do defesa africano Die.

O jogo parecia decidido, mas um lance de pura genialidade do extremo costa marfinense Gervinho, que sentou três jogadores colombianos e deferiu um remate que só podia acabar em golo, relançou a esperança para a formação africana ao minuto 73.

Até ao fim do encontro sucederam-se alguns lances de ataque de parte a parte, sendo que a selecção do continente africano exerceu uma pressão maior do que a colombiana. O jogo chegou ao fim e a Colômbia, por ter sido mais equipa, está com um pé nos oitavos-de-final da competição, marca que pode alcançar ainda hoje, dependendo do resultado do encontro entre Grécia e Japão.

A FIGURA:

James Rodríguez: O jovem jogador colombiano que já passou pelo campeonato português, assumiu-se como a principal referência da selecção sul-americana e a estrela deste jogo. Quebrou o gelo marcando o primeiro golo e assegurou a vitória iniciando com muita perspicácia a jogado do segundo golo.

O FORA-DE-JOGO:

A primeira parte: Os primeiros 45 minutos de jogo foram aborrecidos, enfadonhos e pediam muito mais às duas formações, que contam nas suas linhas com jogadores de alto nível. Um período que não foi digno de fazer parte da maior competição de selecções a nível mundial.

José Pedro Mozos
José Pedro Mozos
O Zé Pedro nasceu um dia sob o signo do leão, assim como uma das suas maiores paixões: O Sporting. Desde aí que o seu percurso tem sido traçado a verde-e-branco. Vibrou com os grandes triunfos e sofreu com os desaires, mas nunca deixou de apoiar o clube leonino. Escrever para este site é só uma das muitas formas de expressar aquilo que sente pelo Sporting.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting perto de fechar venda por 55 milhões de euros

O Sporting está em vias de transferir Ousmane Diomande. O defesa-central costa-marfinense deve reforçar o Crystal Palace, da Premier League.

Fenerbahçe de José Mourinho garante reforço de luxo para a frente de ataque

Já está fechada a contratação de Jhon Durán para o Fenerbahçe. O avançado colombiano vai ser emprestado pelo Al Nassr.

Presidente do Inter Milão arrasa jogador após derrota: «Se houver condições para a sua saída, fá-lo-emos com zero problemas»

O presidente do Inter Milão, Giuseppe Marotta, arrasou Hakan Çalhanoglu, após a derrota da equipa italiana frente ao Fluminense no Mundial de Clubes 2025.

Sporting começa a trabalhar esta terça-feira: estão prometidas várias novidades

O Sporting vai começar a pré-temporada durante esta terça-feira, com vários jogadores a não marcarem presença nos trabalhos.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto sem receio: «O futuro dos treinadores está sempre em jogo»

Francisco Neto vai guiar a seleção de Portugal no Euro 2025 de Futebol Feminino, que se realiza na Suíça.

Vitória SC confirma contratação de Juan Castillo

Juan Castillo foi confirmado durante esta segunda-feira como o mais recente reforço do Vitória SC. O jogador atua como guarda-redes.

Fluminense surpreende e elimina Inter Milão do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense qualificou-se para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025, depois de vencer o Inter Milão por 2-0.