Costa Rica 0-1 Sérvia: O jogo da bela adormecida

As seleções da Sérvia e da Costa-Rica defrontaram-se esta tarde, naquele que foi um encontro inédito entre ambas as equipas. Este jogo marca o regresso da Sérvia ao mundial, depois de não ter comparecido na competição em 2014. Já a Costa Rica vem da melhor participação de sempre na competição que decorreu no Brasil. A seleção costa-riquenha conseguiu alcançar os quartos-de-final, tendo sido eliminada pela Holanda.

Se o jogo foi um espetáculo de futebol fulgurante e que entusiasma qualquer um? Não, de todo! O Costa Rica-Sérvia foi um duelo muito contido de ambas as partes, com um futebol muito cauteloso. Basicamente, tudo aquilo que um amante de futebol dispensa.

Apesar de o jogo ter começado bem animado, com ambas as equipas a apresentaram-se bastante atrevidas e com várias oportunidades, este cenário foi sol de pouca dura: o jogo acabou por baixar de ritmo e tornou-se um autêntico duelo tático e de, certa forma, entediante.

A seleção dos Balcãs deteve mais posse de bola mas o bloco defensivo da seleção costa-riquenha não permitiu que o seu adversário se adiantasse no marcador. Enquanto os sérvios detiveram mais bola e mais iniciativa, a Costa Rica foi controlando o jogo em termos defensivos, num estilo em que se sente bastante confortável.

O meio-campo da Sérvia esteve um pouco aquém, com Matic e Milivojevic a assumir pouco do jogo ofensivo. A equipa mostrou-se um pouco lenta nos lances de transição e com bastante dificuldade em furar o bloco defensivo da Costa-Rica que se exibiu, mais uma vez, irrepreensível neste domínio. Bryan Ruiz, como de costume, assumiu o comando e foi a principal alavanca nos ataques da sua equipa, estabelecendo uma excelente ligação com Urena.

A segunda parte começa com uma Sérvia mais competente e atrevida, com os seus laterais a subirem mais no terreno de jogo. Chega a marcar aos 56 minutos com um golo de Kolarov.

Depois disto, a Costa-Rica teve de adotar uma outra postura. Teve de ir à procura do resultado para inverter a desvantagem no marcador. As entradas de Joel Campbell e de Bolanos mexeram com o jogo. Os dois avançados vieram dar frescura ao ataque e foram peças-chave nos movimentos ofensivos da sua equipa assim que entraram.

O resultado de 1-0 para a equipa da Sérvia premeia a equipa que primeiro  teve a iniciativa de controlar o jogo. Apesar disso, depois de se ver em desvantagem, a Costa Rica teve uma boa reação ao golo sofrido e controlou a partida a partir daí. O esforço dos costa-riquenhos não foi suficiente, principalmente porque faltou critério no último passe.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

Costa Rica: Navas, Gamboa, Gonzalez, Acosta, Duarte, Calvo, Venegas (Subst. Bolanos), Guzman (Subst. Colindres), Borges, Ruiz, Urena (Subst. Joel Campbell).

Sérvia: Stojkovic, Ivanovic, Tosic, Kolarov, Matic, Milivojevic, Tadic (Subst. Rukavina), Sergej, Ljajic (Subst. Filip Kostic), Mitrovic (Subst. Prijovic)

Foto de capa: FIFA

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Académico de Viseu não atina e tropeça frente à Oliveirense

O Académico de Viseu foi a Oliveira de Azeméis empataram a duas bolas frente à Oliveirense, em jogo da quinta jornada da Segunda Liga.

Carlos Carvalhal desejado pelo Estrela da Amadora para assumir o cargo de treinador

Carlos Carvalhal está a ser apontado ao cargo de treinador do Estrela da Amadora. José Faria abandonou a Reboleira.

Como 1907 empata frente ao Genoa para a Serie A

O Como 1907 e o Genoa empataram a uma bola durante esta segunda-feira, em jogo da terceira jornada da Serie A.

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.