📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Irão 0-0 Nigéria: Só podia dar em nulo

- Advertisement -

cabeçalho mundial'2014

Clique para ver aqui os highlights.
Clique para ver aqui as estatísticas.

Chegou o primeiro empate do Mundial 2014. Sem golos nem estratégia que valha a qualquer uma das duas equipas, este foi simultaneamente o jogo mais fraco e desinteressante da competição até ao momento.

Por um lado, um Irão super limitado embora orientado por um técnico bem conhecido pelos portugueses – Carlos Queiroz – e com experiência para ajudar a organizar uma equipa que não pode ambicionar a mais do que isto. Por outro, a Nigéria de quem se esperavam mais ideias e melhor preparação ofensiva. O resultado acabou por ser justo e, das quatro envolvidas no grupo F, a Bósnia é aquela que saiu mais beneficiada com este empate.

No início do jogo a Nigéria até deu alguns sinais positivos, mostrando-se bem mais ofensiva e determinada em apostar na velocidade dos seus jogadores mais adiantados que é, de resto, uma das suas principais armas. Criou uma ou outra situação de perigo mas a melhor ocasião até acabou por pertencer ao Irão: na sequência de um canto, o guardião nigeriano foi forçado a fazer uma grande intervenção para evitar o golo. Contudo, ficou-se por aí a criatividade e investidas de qualidade de parte a parte. A velocidade que a equipa africana implementou no início foi-se desvanecendo e, ao intervalo, o resultado era justo perante a organização defensiva que ia servindo ao Irão para manter o empate.

Nem a crença chegou à equipa da Nigéria para desfazer o empate  Fonte: FIFA
Nem a crença chegou à equipa da Nigéria para desfazer o empate
Fonte: FIFA

Na segunda parte o que se passou foi algo ainda pior do que na primeira. Menos futebol da Nigéria, mais querer por parte do ataque do Irão mas nem por isso se pôde assistir a uma jogada que fosse de registo… de qualquer parte. Um deserto de ideias e de qualidade. Com o passar do tempo foi crescendo a impaciência e ansiedade por parte dos nigerianos e alguma confiança por parte dos iranianos. Só com bolas paradas se vislumbrava algum perigo mas nem assim se conseguiu assistir a um golo. Foi com um 0-0 que começou e seria assim que acabaria. Justo, sobretudo, porque nem uma equipa nem outra mereciam mais.

Resta à Nigéria – das duas, a equipa com maior potencial – melhorar a sua organização ofensiva se deseja lutar pela qualificação com a Bósnia. É possível que se trate de uma equipa mais confortável a jogar em transições devido à velocidade dos seus avançados. Hoje, por força da estratégia do Irão, teve maioritariamente em situações que exigiam maior organização ofensiva e, por isso, passou muitas dificuldades. O jogo aéreo é também um capítulo a explorar visto que se trata de uma selecção com jogadores fortes do ponto de vista físico. Quanto ao Irão, pouco mais do que isto se poderá exigir: organização defensiva quanto baste e a aposta nas bolas paradas e em jogadas individuais. Há muito pouca qualidade individual para Queiroz explorar. Resta ao português o consolo de ter sido o único dos treinadores portugueses a pontuar nesta primeira ronda.

A Figura

Irão: Para uma equipa tão limitada quanto esta, entrar no Mundial com um empate é um resultado animador e, com alguma sorte, Carlos Queiroz poderá até sonhar com o apuramento. Será difícil.

O Fora-de-Jogo

Qualidade de jogo: Num mundial de futebol espera-se sempre mais do que o que foi visto hoje a partir das 20h. Muito pouca qualidade individual e a pouca que existia – do lado da Nigéria – mal orientada e aproveitada. Era expectável que não se tratasse de uma partida de sonho, mas não deixa de ser lamentável um jogo tão fraquinho num palco tão grande quanto o Mundial no Brasil.

João Almeida Rosa
João Almeida Rosa
Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chaves aproxima-se do pódio da Segunda Liga com vitória no terreno do Torreense

Nesta tarde de sábado, na jornada 12 da Segunda Liga, o Chaves venceu em casa do Torreense e o Lusitânia Lourosa bateu o FC Porto B.

Marco Silva após ganhar na casa do Tottenham: «Estou muito orgulhoso dos rapazes»

O Fulham venceu fora de casa o Tottenham por 2-1 na Premier League. Marco Silva analisou o encontro e deixou elogios à equipa.

Liverpool: Arne Slot explica Mohamed Salah no banco de um jogo da Premier League pela primeira vez desde abril de 2024

Arne Slot, treinador do Liverpool, colocou Mohamed Salah no banco frente ao West Ham. Técnico neerlandês explicou decisão.

Celtic de Paulo Bernardo vence e aproxima-se da liderança da Liga da Escócia

O Celtic venceu este domingo o Hibernian por 2-1 na jornada 14 da Liga da Escócia. Paulo Bernardo entrou na segunda parte.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques da vitória do Belenenses em casa do Atlético na Liga 3

O Belenenses venceu o Atlético por 2-1 na Liga 3. Fica com os cinco principais destaques do encontro jogado na Tapadinha.

Belenenses consegue a reviravolta na Tapadinha

O Belenenses venceu o Atlético CP por 2-1 no Estádio da Tapadinha. O emblema de Belém segue na liderança do Grupo B da Liga 3.

4 expulsões nos jogos da manhã e vitórias forasteiras para Chaves e Lusitânia de Lourosa na Segunda Liga

Arrancou mais um dia de Segunda Liga. A manhã ficou marcada por vários cartões vermelhos e por vitórias de Chaves e Lusitânia de Lourosa.