Inglaterra: A glória Internacional está próxima

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

É quase matemático: em alta competição, um jogo de futebol mal preparado é jogo perdido. A evolução da tática encarregou-se de enaltecer o estudo do adversário, pelo que a mutabilidade de um sistema é essencial nos tempos que correm. Assim, velhos paradigmas tácticos como como o “kick-and-rush” caem em desuso pela sua previsibilidade. Ciente disto, e dos sucessivos trambolhões nas principais provas de seleções (não esteve no Europeu de 2008, por exemplo, e não passa os quartos-de-final desde 1996), a Inglaterra, ‘cliente’ habitual desta espécie de filosofia, adaptou-se e mudou. Não erradicou completamente o ‘pontapé para a frente’ em busca da velocidade ou do físico de uma referência ofensiva aéreo, por exemplo, mas também incutiu outros princípios de jogo… de raíz, sem que se sugasse o “kick-and-rush” do ADN (aliás, seria impossível fazê-lo, porque é um modelo transversal a muita gerações).

Ao ver as seleções jovens de Inglaterra jogar apercebemo-nos disso. À medida que se baixa o escalão, vai ficando cada vez mais nítida a aposta em modelos alternativos (que tomaram, por exemplo nos sub17, a opção principal) que contemplam mais técnica e um futebol ofensivo construído de forma mais apoiada. Na hora de defender, a abordagem já não é exclusivamente agressiva, permitindo alguma expectativa perante o que possa fazer o adversário. Ou seja, já não existe tanta vulnerabilidade à qualidade técnica do adversário.

Inglaterra venceu o último Mundial de Sub20 Fonte: FIFA
Inglaterra venceu o último Mundial de Sub20
Fonte: FIFA

Neste contexto, a Inglaterra preparou-se para disputar, de igual para igual, encontros frente a seleções como a espanhola ou a portuguesa, mais capazes tecnicamente, sem desvirtuar o que de bom tem o kick-and-rush e que permite a imposição do físico. Os resultados estão à vista: as seleções jovens dos três leões só não chegaram à final de uma competição neste verão, perdendo nas grandes penalidades frente ao vencedor do torneio (Alemanha, em sub21). De resto, disputaram 3 finais e ganharam duas. Nos sub17, perderam de forma ingrata (estiveram a vencer até aos 6 minutos de compensação, mas consentiram o golo que levou o jogo para prolongamento, vindo a perder o troféu para a Espanha nas grandes penalidades, nos sub 19, venceram o Europeu, batendo Portugal na final e nos Sub 20, venceram o Mundial.

Perante factos, não há argumentos. Mantendo esta aposta na formação, dotando-a de mais qualidade técnica (veja-se Foden ou Mason Mount, por exemplo… e até Pickford!, guarda-redes que promete vir a colmatar um drama de vários anos relativo à posição) e, claro, maior capacidade táctica (McEachran, Chalobah ou Lewis Baker), a Inglaterra pode muito perfeitamente vir a vencer uma grande competição nos próximos anos.

Foto de Capa: Mirror

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já conhece adversário na Youth League caso consiga eliminar o AZ Alkmaar

O Benfica vai defrontar o Inter Milão, caso consiga eliminar o AZ Alkmaar nesta quarta-feira. Os nerazzurri derrotaram o Real Bétis por 5-3 e avançaram para os quartos de final da Youth League.

Sérgio Conceição lamenta empate do Al Ittihad e atira: «Vamos dar tudo para nos aproximarmos dos lugares cimeiros»

Sérgio Conceição analisou o empate do Al Ittihad frente ao Al Hazem. O técnico português garantiu que a equipa vai continuar a lutar para subir lugares na tabela classificativa.

«Não me recordo de um jogador que tenha levado tão alto a luta contra o racismo»: o momento e a luta de Vinícius Júnior...

Vinícius Júnior é um dos destaques do Real Madrid dentro de campo e fora de campo, pela luta contra o racismo. O jornalista Adrián Fouz revela a forma como em Espanha o brasileiro é olhado.

Foi treinado por José Mourinho no Real Madrid e atira: «Que Vinícius Júnior por vezes provoca, isso não é novidade»

Sami Khedira comentou toda a polémica em torno de Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. O antigo médio, que foi treinado por José Mourinho no Real Madrid, condenou o racismo, mas falou da atitude do avançado brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

«Há muitos anos que não havia uma assobiadela tão unânime no Santiago Bernabéu»: a análise do jornalista Adrián Fouz ao ambiente que o Benfica...

O Benfica prepara-se para defrontar o Real Madrid. Dos assobios no Bernabéu ao ambiente que as águias podem esperar, o jornalista Adrián Fouz enquadra o clube merengue.

Exclusivo: Rui Maside vai ser o novo treinador do Amora

O Amora tem novo treinador. O Bola na Rede sabe que Rui Maside foi o eleito para assumir a equipa e suceder a Ricardo Pessoa no comando da formação da Liga 3.

Ricardo Pessoa demite-se do comando técnico do Amora

Ricardo Pessoa apresentou a sua demissão do comando técnico do Amora. O treinador português deixou o clube alegando problemas pessoais.