A evolução das selecções jovens nesta década

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção NacionalNo final da década de oitenta, as selecções jovens nacionais começaram a ganhar visibilidade com várias classificações de relevo: foram campeões europeus de sub-16 em 1989, vice-campeões europeus de sub-18 em 1888 e 1990, ficaram em terceiro lugar no mundial de sub-17 em 1989 e, como cereja no topo do bolo, a conquista do Mundial de juniores (sub-20) em 1989.

Estes feitos deram o mote para uma década de noventa que seria uma era dourada no futebol jovem em Portugal. Começando pela revalidação do título mundial de sub-20 no nosso país em 1991, na mesma categoria, ainda ficámos em terceiro lugar em 1996 no Qatar. Fomos ainda campeões europeus de sub-18 em 1994 e 1999, campeões europeus de sub-16 em 1995, 1996 e 2000. Fomos vice-campeões europeus de sub-21 em 1994 e ficámos em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

Já no século XXI, em 2003 fomos campeões europeus de sub-17 e vice-campeões europeus de sub-19 e no ano seguinte ficámos em terceiro lugar no Campeonato da Europa de sub-21. No entanto, daí para a frente, o futebol jovem português atravessou um período de decadência, seguindo-se vários anos sem prestações relevantes nas competições internacionais das diversas camadas jovens.

A revalidação do título mundial de juniores em casa é um dos pontos altos da selecção nacional Fonte: FPF
A revalidação do título mundial de juniores em casa é um dos pontos altos da selecção nacional
Fonte: FPF

As coisas voltaram a entrar nos eixos, quando em 2011, a nossa selecção de sub-20, com uma equipa sem grandes promessas do futebol europeu, surpreendeu tudo e todos e acabou vice-campeã mundial, caindo apenas aos pés do Brasil após prolongamento. Com uma equipa que ficou apelidada de “Geração Coragem”, esta geração daria o mote para as prestações nas competições seguintes.

Em sub-19, fomos vice-campeões europeus em 2014 e semi-finalistas em 2013 e 2016. Em sub-17, fomos campeões europeus em 2016 e semi-finalistas em 2014 e fomos vice-campeões europeus de sub-21 em 2015. Mas, mais do que o regresso aos bons resultados nas camadas jovens, tem-se visto também mais e melhor aproveitamento dos jogadores que provêm dessas gerações.

Ora vejamos, no Mundial de juniores de 1991, vários jogadores que constituíram a equipa que revalidou o título mundial nesse ano acabaram por construir grandes carreiras a nível nacional e/ internacional, tais como João Vieira Pinto, Luís Figo, Rui Costa, Jorge Costa, Rui Bento, Abel Xavier e Capucho. Porém, também houve outros que se destacaram na competição e que, por um ou por outro motivo, não confirmaram o potencial que mostraram, tais como Brassard, Paulo Torres, Peixe, Toni e Gil Gomes.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Matías Viña emprestado ao Cruzeiro de Artur Jorge

O Cruzeiro anunciou a contratação de Matías Viña, por empréstimo. O lateral irá ficar no clube de Artur Jorge até ao final de 2026.

FC Porto faz o bis: o vencedor do prémio de Defesa do Mês

Jakub Kiwior foi eleito pela Liga Portugal como o Defesa do Mês de Agosto da Primeira Liga. O jogador representa o FC Porto.

Benfica anuncia contratação de Martim Pereira por empréstimo

O Benfica anunciou a contratação de Martim Pereira. O jovem defesa chega por empréstimo e irá ingressar nos sub-23.

João Cancelo com poucos minutos no Barcelona: há jogador que não tem dado margem ao internacional português

João Cancelo não tem sido titular no Barcelona. Xavi Espart ocupou a posição de lateral esquerdo de forma indiscutível.

PUB

Mais Artigos Populares

Guerra de federações por Mezian Soares: Argélia e França tentam desviar prodígio do Lens de Portugal

A Federação da Argélia tenta convencer Mezian Soares a deixar a seleção jovem de Portugal. A Federação francesa também está atenta ao caso.

Eugen Polanski demitido do cargo de treinador do Borussia Monchengladbach

Borussia Monchengladbach despediu Eugen Polanski. A equipa alemã perdeu os três jogos que realizou na Bundesliga.

Marcelo Brozovic é reforço do Al Sadd depois da saída do Al Nassr

Al Sadd anunciou a contratação de Marcelo Brozovic. O médio tinha acabado o seu contrato com o Al Nassr no final da temporada.