📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Andorra 0-2 Portugal: Capitão chamado a resolver

- Advertisement -

A Seleção Nacional venceu a seleção de Andorra na penúltima jornada do grupo B de qualificação para o Mundial 2018.

Num jogo classificado por Fernando Santos como uma “meia-final”, Portugal visitou a seleção da Andorra com o objetivo de vencer e continuar a depender apenas de si para alcançar o primeiro lugar do grupo B.

Após sete vitórias consecutivas, numa qualificação apenas manchada pela derrota frente à Suíça, Portugal entrou em campo com várias poupanças. Relativamente ao jogo com a Hungria, Fernando Santos promoveu cinco alterações, sendo a ausência de Cristiano Ronaldo a mais assinalável. Em risco de suspensão caso visse o cartão amarelo, o capitão da Seleção Nacional ficou no banco de suplentes.

O jogo começou de forma pouco entusiasmante. Com a seleção andorrana com as linhas muito baixas, Portugal ia gerindo a posse de bola sem conseguir, contudo, criar perigo junto da baliza adversária. Os jogadores portugueses sentiam ainda dificuldades de adaptação à relva sintética do Estádio Nacional de Andorra.

Com os centrais portugueses a aparecerem frequentemente no meio campo adversário, perto de Danilo Pereira, João Mário e Bernardo Silva jogavam bastante adiantados. Os extremos portugueses, Quaresma e Gelson Martins, sempre muito abertos, conferiam largura à equipa das quinas, bem como os laterais, sempre projetados no ataque, mas faltava uma melhor definição dos lances para contrariar a defesa de Andorra.

Só aos 24 minutos Portugal criou a primeira ocasião de golo: Nélson Semedo a cruzar largo na direita, um mau alívio do central da seleção de Andorra e a bola a sobrar para o cabeceamento de Quaresma, a sair ligeiramente ao lado.

À passagem da meia hora de jogo, numa altura em que Portugal tinha 78% de posse de bola, Quaresma criou novo lance de perigo, num lance individual no corredor esquerdo que culminou com um remate de fora de área do extremo português, defendido pelo guarda-redes Josep Gomes.

Portugal ia crescendo no jogo e ficou novamente perto do golo por duas vezes. Primeiro Bernardo Silva permitiu que o guarda-redes andorrano se antecipasse após uma falha da defesa contrária, e depois André Silva, novamente num falhanço da defensiva da seleção de Andorra, a rematar por cima quando tinha apenas Josep Gomes pela frente.

A cinco minutos do intervalo, na sequência de um livre em zona lateral, Pepe a conseguir ganhar uma bola junto ao corredor esquerdo do ataque de Portugal e, num movimento pouco característico, a rematar forte, de meia-distância, para mais uma boa defesa do guarda-redes da seleção de Andorra. Apesar do ascendente da equipa portuguesa no último quarto de hora a primeira parte terminava sem qualquer golo.

Face ao resultado negativo ao intervalo, Fernando Santos não quis arriscar mais e fez entrar Cristiano Ronaldo para a segunda parte. O Bola de Ouro juntou-se a André Silva na frente de ataque, deslocando-se Bernardo Silva para o corredor direito, passando Portugal a atuar em 4-4-2.

A entrada de Ronaldo trouxe mais liberdade aos restantes elementos do ataque de Portugal (o capitão foi mesmo alvo de uma marcação individual de Marc Rebes), com jogadores como Quaresma e Bernardo Silva a surgirem mais vezes soltos sem conseguirem, contudo, criar perigo.

Numa fase em que já se começava a sentir o nervosismo dos jogadores portugueses, surge finalmente o golo. João Mário vai apoiar no corredor esquerdo, recebe um passe de Eliseu e cruza para o interior da área onde, após um corte defeituoso do capitão de Andorra, a bola sobra para Ronaldo, que remata de pé esquerdo para o fundo da baliza de Josep Gomes.

O golo trouxe tranquilidade a Portugal, que continuou a gerir a posse de bola, mas agora sem a urgência de marcar. A perder, a seleção de Andorra viu-se obrigada a subir as linhas e os jogadores portugueses tiveram mais espaço para jogar.

No seguimento de uma recuperação de bola de Danilo, jogada confusa na área de Andorra, com André Silva, primeiro, e Cristiano Ronaldo, depois, a tocarem a bola de calcanhar para Bernardo Silva rematar em posição frontal, mas a bola a ressaltar num defesa de Andorra e a sair ligeiramente ao lado da baliza.

A pouco mais de 10 minutos do fim, com Portugal a vencer, Fernando Santos procurou trancar o meio campo da equipa portuguesa e fez entrar William Carvalho. Quaresma foi o sacrificado e João Mário passou a atuar no corredor esquerdo, juntando-se o médio do Sporting a Danilo no miolo.

Portugal ia ameaçando o segundo, e já depois de um péssimo remate de André Silva dentro da grande área, Ronaldo ficou muito perto de bisar, com um remate de fora de área depois de uma recuperação de bola do capitão português.

Aos 86 minutos o golo da tranquilidade acabou mesmo por surgir. Jogada de Cristiano Ronaldo no corredor esquerdo, cruzamento ao segundo poste para Danilo e o médio do FC Porto a tocar para o ex-colega, André Silva, encostar.

Até ao final, destaque ainda para a entrada de Gonçalo Guedes, voltando a jogar pela seleção nacional quase um ano depois.

Portugal decide agora o apuramento direto para o Mundial frente à Suíça na próxima terça-feira.

Foto de Capa: FPF

artigo revisto por:Ana Ferreira

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adeptos do Nice aplaudem golo do Angers e protestam contra gestão da INEOS: clube francês em ebulição

O momento do Nice não é o mais agradável. Na sétima derrota consecutiva, adeptos aplaudiram golo... do adversário.

Brighton marca nos descontos e impede Nuno Espírito Santo de conquistar a terceira vitória ao serviço do West Ham

O West Ham empatou 1-1 frente ao Brighton, a contar para a décima quinta jornada da Premier League. Nuno Espírito Santo somou o quarto empate.

Angers acentua mau momento do Nice antes do jogo contra o Braga para a Europa League

O Nice está em ebulição e somou mais uma derrota. Na 15.ª jornada da Ligue 1, vitória do Angers no Sul de França por 1-0.

Cagliari volta a vencer na Serie A 9 jogos depois e penaliza expulsão da AS Roma que deixa escapar pontos na corrida pelo título

Depois de nove jogos sem vencer na Serie A, o Cagliari voltou a triunfar. Na receção à AS Roma, jogo quentinho e vitória da equipa da casa.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe divulga novidades quanto à lesão de Nélson Semedo

Nélson Semedo lesionou-se no empate do Fenerbahçe em casa do Basaksehir. Lateral a contas com lesão parcial no tendão posterior direito.

Pouco brilho mas muita resiliência: Braga resiste a um Famalicão que pode sonhar alto| Famalicão 1-2 Braga

A vitória do Braga em Famalicão levanta uma questão inevitável: estará a equipa bracarense finalmente a encontrar a consistência que tanto tem faltado esta época?

Luís Conceição: «É muito difícil perder uma final de um Mundial»

Luís Conceição analisou a final do Mundial de Futsal Feminino entre Portugal e Brasil, encontro que terminou com a conquista da canarinha por 2-0.