Aquele raspanete lixado…

- Advertisement -

cab seleçao nacional portugal

Depois de um serão de jantar animado, o filho, chamado Selecção, vai para o seu quarto, enquanto a mãe, Nação, acaba de lavar a loiça. O pai, a Federação, lê o jornal, calmamente sentado no sofá, colocado em frente à televisão.

– Selecção Portuguesa de Futebol, chega imediatamente aqui! – chamou a mãe do pequeno.
“Pronto, já me estão a chamar pelo nome completo, já vou levar um raspanete”, pensou Selecção.

– Sim, mãe?
– Eu e o teu pai estamos muito preocupados contigo, filho. Andas a deixar tudo para a última, não tens qualquer sentido de responsabilidade, precisas sempre de ir aos playoffs para te qualificares. Assim não pode ser.
– Oh mãe, mas eu consegui eliminar os suecos! O Ronaldo até marcou quatro golos, às tantas ainda vai ser Bola de Ouro à minha pala…
– Não desvies a conversa, meu menino, que isso não é desculpa. Tiveste um grupo mais do que acessível e arriscaste a ficar, mais uma vez, fora do Mundial. Isto não pode ser assim, eu e o teu pai já te avisámos disso.
– Mas eu passei ou não passei??
– Selecção Portuguesa de Futebol, tu não me respondas! Tinhas potencial para passar o grupo em primeiro e à vontade, sabes bem disso. Estive preocupadíssima contigo, quando a Suécia marcou o segundo golo ia tendo um ataque de nervos. Não podes continuar a contar com a tua qualidade para resolver quando não te esforças nos jogos mais pequenos!!
– Oh, se tivesse um ponta-de-lança de jeito e o Patrício não tivesse dado aquele frango…
– Lá estás tu a pôr as culpas em cima dos outros! A culpa não é do Patrício, que ele bem te salvou em inúmeras ocasiões. E já sabias de antemão que não tens pontas-de-lança decentes. Isso não é desculpa! Tu tens equipa para discutir os jogos taco a taco com selecções como a Espanha, campeã do mundo e bicampeã europeia!!
– Sim, mãe…
– Filho, eu acredito tanto em ti e custa-me ver que deixas sempre as qualificações para a última hora. É completamente desnecessário, e o teu pai diz o mesmo…
– Mulher, deixa o rapaz em paz… – disse o pai.
– Como assim, Federação?
– O objectivo era conseguir o apuramento. A bem ou a mal, ele conseguiu. O dinheiro entrou e vamos ao Brasil. É isso que me importa.
– Está bem, mas já o devia ter feito muito antes! Rússia e Israel? O que é isso para uma equipa como a nossa? Não pode ser, Selecção Portuguesa de Futebol, não pode. Tu sabes que só estou a tentar ajudar-te, filho…
– Eu sei, mãe, tens razão…
– Promete-me que vais ter mais juízo nessa cabeça e jogar a sério em todos os jogos, por favor.
– Sim, mãe…
– Ah, e já agora, vê lá se consegues não perder contra a Grécia se os apanharmos no Mundial. Eu e o teu pai ainda não recuperámos da tragédia de 2004…
– Claro, não te preocupes.
– Pronto, vai lá para o teu quarto brincar, meu filho.
– Obrigado, mãe. Obrigado, pai.

“A ferros, mas a qualificação lá se fez. “ MARIO CRUZ/LUSA
“A ferros, mas a qualificação lá se fez. “
Mário Cruz/LUSA

Selecção foi feliz para o seu quarto, radiante por se ter safado do raspanete. No fundo, sabia que os pais tinham razão, mas ainda estava eufórico com a vitória sobre a Suécia. Sentou-se à secretária do seu quarto. Na cabeceira, estavam algumas notas: “Trabalho de casa – começar a preparar a pré-convocatória e estudar equipas do Mundial”.

“Que se lixe, ainda tenho tempo”, pensou Selecção. Assim, atirou os sapatos para um canto da sala, inspirou fundo, e começou a jogar um qualquer jogo de consola…

Subscreve!

Artigos Populares

Desporto Rei: Liverpool x Manchester City teve mais do dobro das audiências do SuperBowl

O encontro da Premier League acumulou entre 700 a 750 milhões de espectadores, comparado com os 220 milhões que assistiram ao SuperBowl.

Rafa Silva entra no onze titular do Benfica depois de quase dois anos

21 meses depois, Rafa Silva regressou ao onze titular do Benfica na vitória por 2-1 sobre o Alverca, na 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sotiris Silaidopoulos responde ao Bola na Rede: «As distâncias entre as linhas eram muito grande e sofremos um golo muito cedo»

Sotiris Silaidopoulos refletiu sobre a derrota do Rio Ave diante do Braga. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Há várias desvantagens em já ter 41 jogos disputados, mas também há vantagens»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga sobre o Rio Ave. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres e a adaptação ao Arsenal: «Tentei não mudar muito o processo»

Viktor Gyokeres, avançado do Arsenal e ex-Sporting, falou sobre a adaptação a Londres e sobre como ultrapassou o período menos positivo do início da época.

Álvaro Arbeloa elogia Kylian Mbappé: «Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano Ronaldo e parece que Mbappé está a seguir esse caminho»

O treinador do Real Madrid elogiou o avançado francês: «É um jogador com muito talento. Pensávamos que não iríamos ver nada igual a Cristiano e parece que Mbappé está a seguir esse caminho».

Francisco Conceição agrava lesão e preocupa Juventus

Francisco Conceição, mostrou sinais de estar pronto para entrar na segunda parte do jogo entre Juventus e Lazio, mas acabou por ressentir-se de uma lesão, tornando-se uma dúvida para os próximos jogos da equipa.