📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Portugal acaba de ser eliminado do Mundial de sub-20 realizado na Polónia, um desfecho que estava longe das previsões iniciais, que apontavam a equipa das quinas como uma das favoritas a ganhar a competição. Hélio Sousa optou pela mesma espinha dorsal que venceu os europeus de sub-17 e sub-19, convocando ainda Diogo Dalot, Diogo Leite, Gedson Fernandes e Rafael Leão, que não estiveram presentes na conquista do ano passado.

Portugal estava inserido num grupo com Coreia do Sul, Argentina e África do Sul, um grupo complicado, mas que estava perfeitamente ao alcance de uma equipa que era vista como uma das mais fortes e talentosas do mundial. No final, a derrota contra a Argentina e o empate contra a África do Sul enviaram os jovens lusos mais cedo para casa.

Uma das coisas que mais se fez sentir na competição por parte da equipa das quinas foi a ausência de Domingos Quina. O médio do Watford ficou fora dos convocados devido a lesão e a sua ausência desmontou completamente a equipa. Sem ele, a equipa sempre mostrou grandes dificuldades em atacar de forma organizada, ficando visível o grande espaço entre o meio campo e o ataque.

Portugal era visto como uma das equipas mais fortes da competição
Fonte: Selecções de Portugal

Miguel Luís, para muitos o elo mais fraco da equipa na competição, não foi capaz de estabelecer a ponte entre o meio campo e o ataque, sendo que Hélio Sousa apostou em Nuno Santos para desempenhar esse papel no jogo contra a África do Sul, mas estranhamente, o médio do Benfica seria o primeiro a ser substituído nesse jogo.

As dificuldades em jogar de forma apoiada fazia com que a equipa estivesse muito dependente daquilo que o trio atacante composto por João Filipe, Francisco Trincão e Rafael Leão era capaz de fazer. Perante o cenário dos acontecimentos contra a Argentina e a África do Sul, Hélio Sousa substituía um médio pelo ponta-de-lança Martelo, colocando a equipa a jogar em 4-4-2 e a implementar um estilo de jogo assente em chuveirinho e cruzamentos para a área.

Ficou à vista que estes métodos básicos não eram os mais indicados para esta equipa. Para além das questões técnico-tácticas, o factor mental também falhou na competição, ficando visível a quebra de confiança em alguns jogadores, nomeadamente Jota.

Espero que esta experiência negativa na curta carreira dos jogadores os ajude a crescer e a tornarem-se mentalmente mais fortes. E que o desafio que o Hélio Sousa irá abraçar no Bahrein o faça aprender e implementar coisas novas no seu jogo.

 

Foto de Capa: Selecções de Portugal

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente recebe «reforço» para defrontar Sporting

Jonathan Buatu vai regressar ao Gil Vicente após a eliminação de Angola na fase de grupos da CAN. O defesa poderá ser opção para o jogo frente ao Sporting.

Jorge Jesus descontente na sala de imprensa: «Uma equipa que está na frente, tem 10 vitórias, e estão aqui a pôr questões do quê?»

Jorge Jesus analisou o empate entre o Al Nassr e o Al Ettifaq da 12ª. jornada da Liga Saudita. O técnico ficou desagradado com as perguntas dos jornalistas.

Ruben Amorim reage ao empate do Manchester United frente ao Wolverhampton

O Manchester United empatou frente ao Wolverhampton, num encontro válido pela 19.ª jornada da Premier League.

Eis o valor da cláusula de rescisão de Sidny no Benfica

Sidny foi confirmado esta terça-feira como reforço do Benfica. O jogador conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

Premier League: Arsenal não facilita contra o Aston Villa e Manchester United de Ruben Amorim empata surpreendentemente frente ao Wolverhampton

O Arsenal bateu o Aston Villa por quatro bolas a uma. Já o Manchester United não foi além de um empate contra o Wolverhampton.

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.