França 2-1 Portugal: Cliché à Paris

cab seleçao nacional portugal

Com Fernando Santos no banco de Portugal pela primeira vez – um cenário que dificilmente se repetirá tão cedo, dado o castigo que lhe foi imposto -, Portugal entrou no Stade de France com vontade de limpar a má imagem deixada no Mundial 2014 e na derrota diante da Albânia. O amigável frente a França era uma oportunidade perfeita – num grande estádio, frente a um grande adversário, a vitória seria muito motivadora. Mas o início da partida foi um autêntico film noir para os portugueses.

A desconcentração e as debilidades defensivas começaram a notar-se desde logo e foi com apenas dois minutos decorridos que Benzema fez abanar as redes da baliza de Patrício pela primeira vez – percorrendo uma auto-estrada do lado direito da defesa, Griezmann descobriu Sagna, o lateral rematou para defesa difícil e incompleta de Patrício e Benzema, sem oposição, desviou para o primeiro.

Benzema accionou o placard logo no início do jogo  Fonte: larepublica.pe
Benzema accionou o placard logo no início do jogo
Fonte: larepublica.pe

Os vinte minutos seguintes foram de pura agonia para os lusitanos. Com Cédric e Eliseu – duas caras da nouvelle vague de Fernando Santos – muitíssimo permeáveis pelos corredores e um Tiago estranhamente desconfortável na posição 6, Portugal foi permitindo aos franceses chegar com facilidade à sua área – Pogba e Benzema tiveram boas ocasiões para fazer o segundo.

O ponto de viragem foi um remate rasteiro e milimétrico de Nani aos 20 minutos, que quase resultava no empate – o leão aproveitou uma asneira de Mangala, puxou para o pé esquerdo e, à entrada da área, assustou Mandanda. A partir daí, Portugal serenou, passou a conseguir ter a bola, foi capaz de assumir as despesas do jogo em vários momentos e ganhou alguma confiança. Danny, Nani e Ronaldo iam conseguindo boas combinações na frente, embora sofressem com a forte oposição da defesa gaulesa; André Gomes ia sendo o mais esclarecido de um meio-campo português em que os experientes Tiago e Moutinho falhavam demasiados passes. Foi do médio do Valência, de resto, que saiu a outra boa oportunidade para Portugal no primeiro tempo, aos 26 minutos – tirou um francês do caminho com uma simulação e atirou sem acerto com o pé canhoto.

Ao intervalo, Fernando Santos lançou os Carvalhos (William e Ricardo) para os lugares de André Gomes e Bruno Alves e fez algumas correcções (os laterais, que evidentemente não aprenderam a defender num quarto de hora, não voltaram a dar o mesmo espaço que deram primeiro tempo). Logo a abrir o segundo tempo, Portugal esteve perto do empate – Nani tirou um cruzamento perfeito para a cabeça de Ronaldo e o capitão esteve perto de fazer o 51.º de quinas ao peito. Mandanda defendeu. C’est la vie… Depois disso, o mesmo Nani recebeu de forma perfeita um lançamento longo de William, assistiu Danny e o luso-venezuelano rematou na atmosfera.

Fernando Santos voltou a mexer, fazendo entrar Quaresma e Éder para os lugares de Tiago e Nani e dando a ideia de que queria uma selecção mais ofensiva, mas no lance seguinte Pogba, num tête-a-tête com Patrício, destruiu a soirée aos milhares de adeptos portugueses que se deslocaram ao Stade de France. Remate preciso e touché: 2-0!

CR7 tentou várias vezes mas hoje não foi capaz de chegar ao golo  Fonte: leparisien.fr
CR7 tentou várias vezes mas hoje não foi capaz de chegar ao golo
Fonte: leparisien.fr

Aos 75’, Ronaldo ainda rematou contra a mão de Varane (sem penalty), após assistência de Éder, mas logo a seguir o cedeu lugar a João Mário. Et voilá – o menino do Sporting arrancou uma grande penalidade a Pogba, que Quaresma tratou de converter com uma calma desarmante. O 2-1 estava feito e Portugal foi à procura do empate. Quaresma ainda voltou a causar perigo, num livre mesmo à entrada da área, e João Mário também teve nos pés uma boa chance, num remate forte de fora da área, ligeiramente desenquadrado com a baliza francesa. No fim, Portugal perdeu com a França – um cliché, dado que já não ganhamos aos gauleses desde 1975!

A França jogou melhor na primeira parte, Portugal melhorou muito no segundo tempo. A derrota é, ainda assim, o resultado mais justo, se atendermos ao número de oportunidades obtidas de parte a parte. O próximo jogo, esse sim, será importante: é fundamental conquistar os três pontos em Copenhaga!

A Figura

Pepe, João Mário e Nani – Pepe voltou a mostrar que é o esteio da defesa portuguesa – imperial em todas as acções; João Mário fez, num quarto de hora, o suficiente para baralhar as contas de Fernando Santos e mostrou que pode ser titular – tem uma classe que impressiona; Nani confirmou a subida de forma que tem vivido no Sporting e foi sempre muito interventivo e esclarecido no ataque – tentou marcar e dar a marcar várias vezes, só lhe faltou um pouco de felicidade.

O Fora-de-Jogo

Cédric e Eliseu – os dois protagonizaram exibições positivas na vertente ofensiva, mas foram claramente os dois elos mais fracos do colectivo na vertente defensiva, especialmente nos primeiros vinte minutos – o sportinguista concedeu todas as facilidades nos lances do golos; o benfiquista também foi muito imprudente na abordagem a vários lances (num deles, chegou mesmo a lançar o adversário em velocidade). Ivo Pinto e Antunes estão à espreita…

Francisco Manuel Reis
Francisco Manuel Reishttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pela escrita, o Francisco é um verdadeiro viciado em desporto. O seu passatempo favorito é ver e discutir futebol e adora vestir a pele de treinador de bancada.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Francisco Conceição troca FC Porto pela Juventus por 30 milhões de euros

O negócio foi desbloqueado e Francisco Conceição vai rumar à Juventus. Extremo deixa o FC Porto em definitivo por 30 milhões de euros.

Francisco Conceição recusou proposta que renderia 35 milhões de euros ao FC Porto

Francisco Conceição não aceitou rumar ao RB Leipzig. Extremo português recusou proposta que agradava ao FC Porto.

FC Porto afasta-se de defesa central devido aos valores da transferência e do salário

O FC Porto desistiu da contratação de Josip Sutalo. Preço da transferência e valores do salário justificam saída da corrida.

FC Porto revela 1ª palestra de Francesco Farioli ao plantel: «Temos muito em comum»

Francesco Farioli arrancou a 11 de julho a pré-época do FC Porto. Dragões publicaram vídeo onde revelam palestra do treinador.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas faz exigência a Francisco Conceição para permitir saída para a Juventus

André Villas-Boas já tomou uma posição quanto à transferência de Francisco Conceição para a Juventus. Decisão é do jogador.

Tour de France #1: O mundo ainda não é de Pogacar

Surpreendendo um total de zero pessoas, Tadej Pogacar foi...

Será que os Thunder entram no lote dos melhores de sempre? | NBA

Há uma semana, os Oklahoma City Thunder sagravam-se campeões...