📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Itália 0-0 Portugal: Seleção das Quinas na Final Four da Liga das Nações

- Advertisement -

Já está! Portugal é a primeira seleção da história a garantir o apuramento para a Final Four da Liga das Nações. Num encontro em que só deu Itália e do qual a seleção portuguesa poderia ter saído em maus lençóis, a formação de Fernando Santos cumpriu os serviços mínimos pedidos, ao saber aguentar a pressão alta dos italianos e sem nunca perder o norte.

O jogo começou com a Itália por cima, com a primeira oportunidade a surgir logo aos cinco minutos: Insigne, com um tiro de fora da área, obrigou Patrício a esticar-se para uma boa intervenção. Portugal, face à agressividade dos italianos sobre a bola, via-se com muitas dificuldades em sair a jogar.

Perante um Giuseppe Meazza praticamente cheio, era a seleção da casa que ia tomando conta das ocorrências, com o meio-campo composto por Jorginho, Verratti e Barella a fazer circular o esférico a seu bel-prazer. A seleção das Quinas, com um bloco defensivo muito baixo e com os seus criativos muito recuados, ia sendo subjugada pela Squadra Azzurra.

Aos 35 minutos, Immobile teve nos pés a melhor oportunidade do primeiro tempo: Patrício, contudo, estava atento e saiu atempadamente dos postes. Um minuto depois, na sequência de um livre convertido por Insigne, o central Bonucci subiu às alturas para cabecear ao lado do poste esquerdo da baliza portuguesa.

Naquilo que era, até ao momento, uma exibição paupérrima a nível coletivo dos jogadores portugueses, Fernando Santos via também, do banco, Rúben Neves e Mário Rui a receberem o cartão amarelo e a ficarem de fora das opções para o jogo com a Polónia.

Portugal ia para o intervalo após 45 minutos de domínio italiano
Fonte: FIGC

No início do segundo tempo, a equipa de Roberto Mancini voltou a ameaçar a baliza defendida por Rui Patrício: Biraghi progrediu bem pela esquerda, cruzou rasteiro para Chiesa e o jogador da Fiorentina atirou contra o corpo de José Fonte.

A partir dos 70 minutos, logo após a entrada de João Mário em campo, Portugal cresceu na partida e chegou finalmente com perigo à área italiana: João Cancelo passou bem por Biraghi, jogou curto para o ex-Sporting e o médio de 25 anos rematou por cima do travessão. Fica na retina, sobretudo, o belíssimo passe de Rúben Neves para o lateral da Juventus.

Quando o conjunto italiano ainda recuperava do susto, William Carvalho teve nos pés a melhor oportunidade da seleção portuguesa no encontro: pontapé fortíssimo à entrada da área do jogador do Real Betis, para uma enorme defesa do jovem Donnarumma. 76 minutos decorridos em Milão e os adeptos portugueses começavam a ouvir-se nas bancadas.

Até ao apito final do holandês Danny Makkelie, a seleção lusitana limitou-se a sofrer e a esperar que as investidas transalpinas não dessem em golo. Ao assegurar o empate, Portugal garantiu o primeiro lugar do grupo 3 da Liga A e cumpriu o objetivo delineado desde início: apurar-se para a Final Four da Liga das Nações. Na próxima terça-feira, os pupilos de Fernando Santos recebem a Polónia na cidade berço para o último desafio do grupo.

 

ONZES INICIAIS:

Itália: Donnarumma, Florenzi, Bonucci, Chiellini, Biraghi; Jorginho, Verratti (Pellegrini 81’), Barella; Chiesa (Berardi 87’), Insigne, Immobile (Lasagna 74’).

Portugal: Patrício, Cancelo, Rúben Dias, Fonte, Mário Rui; Rúben Neves, William, Pizzi (João Mário 68’); Bernardo Silva, Bruma (Raphaël Guerreiro 85’), André Silva (Danilo 90’).

Subscreve!

Artigos Populares

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.