Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

João Mário: Inteligência.

O futebol não é feito de se’s, mas ficará sempre a dúvida de até onde poderia ter ido Portugal na Taça das Confederações caso João Mário tivesse sido integrado a convocatória.

Talvez por não se destacar tanto nas estatísticas, o médio de 25 anos por vezes é esquecido, mas a verdade é que é um dos imprescindíveis de Fernando Santos.

Titular no lado esquerdo do meio-campo luso, o médio fez todos os jogos do Euro a titular à exceção da partida com a Áustria, onde acabou por entrar no segundo tempo.

As combinações com Raphael Guerreiro, que aproveita os movimentos interiores do médio para subir pelo flanco, dinamizam o ataque português, que beneficia ainda das suas assistências para Ronaldo.

Com muito talento, João Mário destaca-se pela forma como trata a bola e elegância que demonstra em campo. Sempre muito inteligente nas tomadas de decisão, a forma como pensa o jogo acelera o processo ofensivo português, sem que precise de grandes correrias.

Os seus movimentos para dentro permitem a Portugal equilibrar o meio-campo, funcionando João Mário simultaneamente como terceiro médio centro e médio esquerdo.

Uma variedade de utilidades que só um craque com muito entendimento do jogo pode oferecer.

Foto de Capa: FPF

Comentários