2.

Fonte: FIFA

2006 FIFA World Cup Germany – Depois da final alcançada no Europeu de 2004, Portugal chegava à Alemanha para disputar o Mundial com o objetivo claro de chegar mais longe que nunca. Seria, nesse caso, alcançar a final. A fase de grupos correu da melhor forma, tendo conseguido três vitórias nos três jogos realizados; Angola (1-0), Irão (2-0) e México (2-1).

Com nove pontos, cinco golos marcados e apenas um sofrido, Portugal chegava aos oitavos de final para defrontar a Holanda. Num jogo intenso, o golo de Maniche ainda na primeira parte permitiu a Portugal avançar na prova. Nos quartos de final, à semelhança da eliminatória anterior, o jogo foi muito disputado e teve mesmo de ser decidido nos penaltis. Para Portugal marcaram Simão, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo e falharam Hugo Viana e Petit. Para os ingleses marcou apenas Hargreaves, tendo falhado Lampard, Gerrard e Carragher.

Nas meias finais, 40 anos depois, a seleção portuguesa enfrentou a França e foi derrotada pelo penalti solitário de Zidane. Remetida para a discussão do terceiro lugar da prova, a seleção portuguesa voltou a perder, desta vez frente à Alemanha (3-1).

Com um honroso quarto lugar, Portugal conseguiu ainda colocar no plantel ideal do Mundial Ricardo (guarda redes), Ricardo Carvalho (defesa), Luís Figo e Maniche (médios), para além de conquistar o prémio da FIFA para a seleção mais empolgante, ou seja, a que praticou um futebol que melhor envolveu e divertiu o público.

Anúncio Publicitário