1.

Fonte: Selecções Imortais

1966 FIFA World Cup England – A melhor prestação portuguesa nos Mundiais foi logo à primeira vez. Na primeira participação em fases finais, Portugal alcançou o terceiro lugar em Inglaterra, em 1966.

Numa fase de grupos perfeita, Portugal bateu a Hungria (3-1), Bulgária (3-0) e o Brasil de Pelé (3-1).

A vitória valia ainda dois pontos e, por isso, com seis pontos, nove golos marcados e dois sofridos, Portugal chegou aos quartos de final e eliminou a Coreia do Norte. No famoso jogo de Eusébio, os coreanos venciam por 3-0 a meio da primeira parte. Com quatro golos do Pantera Negra e um de Augusto, a seleção das quinas deu a volta ao resultado e marcou lugar nas meias finais, frente à Inglaterra. Apesar de mais um golo do “Rei”, o bis de Bobby Charlton afastou Portugal da final.

No jogo pelo terceiro posto, frente à União Soviética (URSS), Eusébio voltou a marcar e José Torres desfez o empate que Malofeev tinha alcançado. Além do bronze, Portugal conseguiu destacar para o onze ideal da prova Vicente (defesa), Coluna (médio) e, claro está, Eusébio (avançado). O Pantera Negra juntou ainda a Bota de Ouro pelos nove tiros certeiros na competição.

Anúncio Publicitário

Foto de Capa: Bola na Rede