Portugal 1-0 Holanda: Mais uma bela obra do Engenheiro

Portugueses e holandeses subiram ao relvado do Estádio do Dragão, no Porto, para tentar conquistar a primeira edição de sempre da Liga das Nações. O Campeão da Europa defrontava uma Laranja Mecânica rejuvenescida, num jogo em que a experiência dos lusitanos veio ao de cima.

Ao contrário do que aconteceu na final do Europeu de 2016, Portugal não assumiu uma postura defensiva neste jogo. Havia outra confiança e até mesmo outra qualidade na Seleção das Quinas. Defensivamente, houve grande destaque para Danilo Pereira, impenetrável no meio campo, e Rúben Dias, decisivo no terço mais próximo da baliza portuguesa.

O duelo Ronaldo vs. Van Dijk era dos mais antecipados desta final
Fonte: UEFA

Na frente, Bruno Fernandes esteve num dia atrevido, mas sem sucesso: muitos remates desenquadrados e passes falhados (um que quase deu o golo à Holanda). No fim dos 45 minutos, o nulo no resultado não deitava abaixo a esperança dos milhares de portugueses no estádio: encorajados pela boa exibição da Seleção Nacional, continuavam a entoar cânticos de apoio.

No início da segunda parte, Portugal retraiu-se: a Seleção Holandesa, à boa moda antiga, aplicava uma pressão muito subida dos seus atacantes (Memphis Depay foi incansável enquanto esteve em campo), provocando alguns erros da defensiva lusa.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Naquela que até era a melhor fase da Holanda no jogo, Bernardo Silva e Gonçalo Guedes efetuam uma belíssima combinação, com este último a isolar-se em frente à baliza e a rematar para o fundo das redes. Jasper Cillesen ainda conseguiu uma mão cheia na bola, mas o golo estava sentenciado desde que a bola saiu com uma força brutal do pé direito de Guedes.

Tal como em 2016, Portugal via-se a ganhar por 1-0 na final de um grande torneio. E, tal como naquela noite de 10 de julho, há três anos, Portugal soube sofrer. Desta vez, até pareceu sofrer com mais calma. A Holanda não se revelou muito eficaz com a posse de bola, e o cabeceamento de Depay para defesa apertada de Rui Patrício acabou por ser o mais próximo que a formação de Ronald Koeman se aproximou do empate hoje.

Nada é impossível para Cristiano Ronaldo
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Até Cristiano mostrou serviço na defesa, com a Seleção a saber gerir a vantagem mínima, algo a que parece cada vez mais habituada.

Quando chegámos ao fim dos três minutos de compensação, a vitória portuguesa parecia mais que merecida. Quase três anos depois depois daquela noite em Paris, hoje, no Porto, Fernando Santos conquistou mais um título para a Seleção das Quinas. Desta vez, com mais tranquilidade, e com o capitão a ficar em campo até ao apito final. Para já, tiramos o chapéu ao Engenheiro. Vemo-nos em 2020.

Fernando Santos juntou o ouro de Paris a nova conquista
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Portugal: Rui Patrício; N. Semedo; J. Fonte; R. Dias; R. Guerreiro; W. Carvalho (R. Neves 93’); D. Pereira; B. Fernandes (J. Moutinho 81’); B. Silva; G. Guedes (Rafa 75’) e C. Ronaldo.

Holanda: J. Cillesen; D. Dumfries; V. Van Dijk; M. De Ligt; D. Blind; F. De Jong; M. De Roon (L. De Jong 81’); G. Wijnaldum; S. Bergwijn (D. Van de Beek 60’); R. Babel (Q. Promes 45’) e M. Depay.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica disposto a chegar aos 15 milhões de euros por Carlos Álvarez

O Benfica quer fechar a contratação de Carlos Álvarez. Águias chegam aos 15 milhões de euros pelo extremo direito do Levante de 22 anos.

Galatasaray continua a pensar em grande e tem acordo com AS Mónaco para contratar defesa por 35 milhões de euros

O Galatasaray continua a procurar reforçar o plantel. Clube turco avança com 35 milhões de euros por Wilfried Singo, central do AS Mónaco, faltando apenas o acordo entre o Gala e o central.

Moreirense garante avançado ex-Benfica

O Moreirense deverá confirmar em breve a contratação de Luís Semedo. O jogador representa atualmente o Sunderland e fez a sua formação no Benfica.

Clube da Serie A vai avançar com 50 milhões de euros por Vangelis Pavlidis

O Benfica pode vir a perder Vangelis Pavlidis perto do fecho do mercado de transferências. Há um clube da Serie A disposto a pagar 50 milhões de euros pelo avançado grego.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad não está para brincadeiras e entra em contacto com representantes de Bruno Fernandes

O Al Ittihad está interessado em contratar Bruno Fernandes neste mercado de transferências e já contactou os representantes do jogador.

Barcelona abre as portas de saída a antigo alvo do FC Porto

O Barcelona pode emprestar Roony Bardghji durante a presente temporada. O jogador já esteve no radar do FC Porto, mas acabou por rumar à Catalunha, onde não deverá conseguir ser inscrito.

Sporting reafirma decisão quanto ao futuro de Gonçalo Inácio após assédio da Arábia Saudita

O Sporting não quer vender nem negociar a transferência de Gonçalo Inácio. Jogador é pretendido pelo fundo da Arábia Saudita e Al Nassr e Al Ittihad são os destinos possíveis.