📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 6-0 Lituânia: Um fácil e firme passo rumo ao Euro 2020

- Advertisement -

O Estádio do Algarve foi o palco da vitória expressiva de Portugal sobre a Lituânia, por seis golos sem resposta. Na sétima de oito jornadas que compõem a fase de qualificação para o Europeu do próximo ano, a seleção nacional somou a quarta vitória e chegou aos 14 pontos, mais um do que a Sérvia, a única equipa que ainda pode evitar o apuramento direto de Portugal (a Ucrânia já garantiu o primeiro lugar).

Início de narrativa sem criatividade. O expectável sucedeu, Portugal sufocou a Lituânia nos primeiros minutos e aos sete chegou ao golo com a naturalidade que assiste ao campeão europeu em título. Cristiano Ronaldo converteu uma grande penalidade que conquistou muito graças à ingenuidade lituana e materializou o claro domínio português.

Os quinze minutos que se seguiram foram… iguais. Uma Lituânia subjugada via Portugal jogar e tentar alcançar o segundo golo, com Gonçalo Paciência em evidência. Para (visível) desgosto do avançado do Eintracht Frankfurt, a eficácia pretendida não coincidia com a eficácia real.

Do mesmo não padecia Ronaldo, conforme se comprovou aos 22 minutos quando o capitão português aproveitou um erro lituano para bater Setkus em arco, com um remate à entrada da área. Paciência não desmotivou e continuou a tentar entrar na restrita lista de marcadores do encontro, com a cunha e assistência do companheiro de ataque. Todavia, e não obstante a boa vontade, não ia tendo sucesso. Restava-lhe ter paciência e continuar a tentar.

Entretanto, Portugal continuava a dar música sob a batuta de Bernardo Silva, por quem passava todo o jogo luso. A Lituânia não conseguia sacudir a pressão portuguesa e perdia, invariavelmente, a bola antes de cruzar o equador do relvado do (quase) lotado Estádio do Algarve. Até ao intervalo nada mudou, exceto o irrelevante pormenor de Rui Patrício conseguir por uma ou duas vezes aparecer no enquadramento televisivo. Mas trabalho não teve.

Bernardo e Ronaldo evidenciaram-se, mas foi uma das mais claras vitórias coletivas de Portugal no pós-Euro 2016
Fonte: UEFA

A segunda parte começou como começou e acabou a primeira. Portugal por cima e golo aos sete minutos do segundo tempo, mimetizando o sucedido na primeira metade da partida. Desta feita, foi Pizzi a bater Setkus, após assistência de Bruno Fernandes, com um remate cuja potência conseguiu emendar a má trajetória que levava.

Quatro minutos volvidos e novo golo português. Bernardo Silva tentou servir Ronaldo, mas Setkus não permitiu que a bola chegasse ao capitão luso. No entanto, o guardião lituano não foi capaz de suster a bola e deixou-a à mercê de Gonçalo Paciência, que não se fez rogado e marcou na estreia. Valeu a pena ser paciente.

A vitória estava amarrada, mas Portugal procurava o quinto golo, que a defensiva lituana e Setkus tentavam a todo o custo evitar. Contudo, era fácil perceber que 4-0 não seria o resultado final. Aos 62′, Bernardo Silva, após boa jogada de entendimento com Ricardo Pereira, faturou e três minutos depois serviu o hat-trick a Ronaldo em bandeja de ouro, saindo de seguida e tornando mais fácil a escolha de melhor em campo.

Até final, nada mudou, nada aconteceu que fosse digno de registo. Portugal vence com tranquilidade e naturalidade e pode selar o apuramento direto para o Euro 2020 no próximo domingo, quando defrontar o Luxemburgo fora de portas, a partir das 14 horas.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Portugal: Rui Patrício; Ricardo Pereira; José Fonte; Rúben Dias; Mário Rui; Rúben Neves; Pizzi; Bruno Fernandes (Moutinho, 72´); Bernardo Silva (Bruma, 66´); Gonçalo Paciência e Cristiano Ronaldo (Diogo Jota, 83´).

Lituânia: Setkus; Mikoliunas; Palionis; Girdvainis; Andriuskevicius; Simkus; Slivka; Kuklys (Matulevicius, 57´); Novikovas; Golubickas (Lasickas, 72´) e Cernych (Kazlauskas, 80´).

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.