Edição 108 do “Superclássico das Américas” jogada… fora de campo

- Advertisement -

Na estrada para o Qatar, Brasil e Argentina preparavam-se para mais um “Superclássico das Américas”. Enorme rivalidade, adeptos fervorosos e um futebol delicioso. Esperávamos um bom espetáculo, mas o que recebemos? Uma situação polémica e caricata, seguida de um mero treino…

Vamos lá então perceber o que aconteceu. Ficou pré-estabelecido que neste “Superclássico” não poderia estar presente nenhum jogador da Liga Inglesa sem cumprir quarentena, devido à integração do Reino Unido na lista vermelha do Brasil. Porém, Emiliano Martínez, Cristian Romero e Giovani Lo Celso constavam no 11 inicial da albiceleste, além de Emiliano Buendía, no banco de suplentes. Era um claro atentado às regras de saúde já estipuladas e, ao minuto seis, a “bomba” explodiu.

Alguns membros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) “saltaram” para dentro de campo, em protesto à presença indevida dos quatro jogadores argentinos. Uma loucura! Em consequência, a equipa da Argentina regressou ao balneário e sucederam-se largos minutos de incógnita, indecisão e muito desagrado, ao invés da habitual realização de mais uma edição do “Superclássico das Américas”.

Na sequência destes acontecimentos, o diretor-presidente da Anvisa, António Barra Torres, opôs-se publicamente à conduta argentina: “Chegámos a esse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou antes não foi cumprido. Esses jogadores tiveram orientação de ficarem isolados para serem deportados. O isolamento poderia ser até mesmo no hotel. Mas isso não foi cumprido. Eles entraram em campo ainda. Há uma série de incumprimentos”.

Não sei se a Argentina julgava estar acima da lei e dos protocolos sanitários, mas a verdade é que esta novela podia ter sido evitada e tratada bem mais cedo. Como é que apenas em pleno jogo, num “Superclássico”, se apercebem da transgressão das regras? O timing é surreal e impensável.

Este é “apenas” mais um exemplo da incrível falta de organização da CONMEBOL. Para culminar, segundo diversas fontes, a instituição sul-americana está a ponderar retirar pontos ao Brasil por culpa da invasão de campo durante o “Superclássico”. Inédito!

Falta mais profissionalismo, competência e uma melhor organização para que seja possível tomar decisões mais acertadas, em prol do futebol e da saúde pública, num momento tão crucial como este. O caminho é para a frente, mas mais parece que a CONMEBOL está com a marcha atrás engrenada…

Artigo revisto por Andreia Custódio

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio do Barcelona dispara contra Vinícius Júnior: «Disse-lhe para calar a boca e pronto»

Gavi deixou farpas para Vinícius Júnior, após o Barcelona x Real Madrid, que consagrou os catalães como bicampeões da La Liga.

João Mário deve mudar de clube em 2026/27: eis o cenário

João Mário não deverá continuar no Bolonha. O lateral português vai voltar ao clube de origem, mas deve voltar a sair da Juventus.

Aarhus conquista o campeonato da Dinamarca 40 anos depois

A equipa do Aarhus, orientada por Jakob Poulsen, venceu o Brondby por 2-0 e voltou a celebrar o título de campeão da Dinamarca.

Avançam na Turquia: Jorge Jesus na lista de candidato à presidência de clube

Imprensa turca diz que o treinador português Jorge Jesus está na lista de Azis Yıldırı, candidato à presidência do Fenerbahçe.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo comenta final do West Ham x Arsenal: «Já houve situações no passado que foram julgadas de forma diferente»

Nuno Espírito Santo comentou o que aconteceu no final do West Ham x Arsenal. Hammers perderam por 1-0 na Premier League.

Sérgio Conceição reage à vitória do Al Ittihad: «No final da época são sempre jogos difíceis»

Sérgio Conceição reagiu à vitória sofrida do Al Ittihad frente ao Damac. O técnico português deixou elogios aos seus jogadores.

Toluca (sem Paulinho) é eliminado pelo Pachuca e Liga do México terá novo campeão

O Toluca perdeu com o Pachuca por 2-0 e foi eliminado nos quartos de final do Clausura. Paulinho não jogou devido a lesão.