CAN 2017: Quartos de Qualidade

Cabeçalho Futebol Internacional

O momento das grandes decisões em relação à futura seleção vencedora do CAN’17 já começou, com oito países a ambicionarem atingir a glória no torneio mais importante do continente africano – Camarões, Burquina Faso, Senegal, Tunísia, República Democrática do Congo, Marrocos, Egito e Gana –,  antevendo-se uma disputa bastante renhida para decidir quem é que conquista a 31.ª edição da Taça das Nações Africanas. Com quatro jogos de elevadíssima qualidade e suspense, nas próximas linhas darei conta daquilo a que se assistiu nos jogos dos Quartos-de-final.

O 1.º jogo dos Quartos opôs as seleções da Burquina Faso, treinada pelo português Paulo Duarte, e da Tunísia. Antes do início da partida, a atribuição do favoritismo a uma das seleções parecia uma tarefa difícil de ser executada, devido ao valor semelhante entre ambos os conjuntos.

Numa 1.ª parte, onde o objetivo de jogo foi mais defender do que atacar, a nota de destaque vai para o tremendo espetáculo que os adeptos proporcionaram nas bancadas, impedindo que a partida entrasse num ritmo não tão entusiástico. Já na 2.ª parte, houve mais ousadia dos dois lados, devido à ambição de marcar o primeiro golo do encontro e, por conseguinte, controlar o percurso do jogo, embora com uma tremenda falta de acerto na hora de finalizar.

Quando já se começava a prever que seria necessário ir a prolongamento para desatar o teimoso 0-0, eis que surge Aristide Bancé (81’) para inaugurar o marcador e dar a liderança da partida à Burquina Faso. Como seria de expectar, os tunisinos partiram em busca do golo do empate, embora a esperança da Tunísia tenha sido estagnada aos 85´, devido ao golo de Prejuce Nakoulma. Com o 2-0 final, a seleção d’Os Potros (alcunha da seleção da Burquina Faso) garantiu o acesso à Meia-final do torneio.

Burkina surpreendeu a Tunísia e apurou-se para as meias-finais da CAN Fonte: CAN
Burkina Faso surpreendeu a Tunísia e apurou-se para as meias-finais da CAN
Fonte: CAN

O encontro entre o Senegal e os Camarões primou-se pelo equilíbrio e respeito mútuo entre os conjuntos. Num jogo entre duas seleções que podiam perfeitamente disputar a final de dia 5, houve oportunidades de golo para ambos os lados, contudo, com o Senegal a dispor das ocasiões mais flagrantes para levar de vencida os Camarões nos 90’.

Com o 0-0 verificado no final do tempo regulamentar, foi necessário recorrer ao prolongamento para se encontrar a  segunda seleção semifinalista do CAN´17. Na 1.ª parte do prolongamento, a seleção camaronesa esteve pertíssimo de desempatar o jogo aos 104’ mas o guarda-redes senegalês, Abdoulaye Diallo, levou a melhor sobre os avançados dos Camarões. Nos segundos 15’ do prolongamento, não se verificou alterações no marcador e teve de se recorrer à marcação de grandes penalidades para se apurar o vencedor da partida e, aí, a vitória sorriu aos Camarões (4-5 no final da marcação das grandes penalidades), com Vincent Aboubakar a ser o herói dos camaroneses, ao marcar o quinto e decisivo penalty, após Sadio Mané ter falhado o último dos senegaleses.

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.

Alexandre Lacazette deixa o Lyon e ruma ao Neom da Arábia Saudita

Alexandre Lacazette é mais um nome a rumar à Arábia Saudita. Avançado deixa o Lyon e reforça o Neom, clube recém-promovido.

Flamengo vê fugir destaque do Mundial de Clubes 2025 para a Rússia por 25 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Gerson para o Zenit. O emblema russo acionou a cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.