Tunísia 1-1 Angola: Palancas Negras com (Dj)alma recuperam de desvantagem

- Advertisement -

Angola e Tunísia empataram hoje a uma bola na primeira jornada do Grupo E da CAN 2019. No Suez Stadium, a Tunísia adiantou-se no marcador de grande penalidade na primeira parte, mas uma segunda parte dominadora dos Palancas Negras permitiu a Djalma estabelecer o empate final.

Nos 8 jogos disputados entre as duas seleções, Angola nunca conseguiu vencer a Tunísia. Talvez pelo peso da história, foram os tunisinos a entrar melhor no jogo e a conseguir mais posse de bola. Apesar desse domínio, a seleção do norte de África apresentava dificuldades em conseguir aproximar-se da baliza adversária.

Com o passar do tempo Angola foi crescendo e aos 20 minutos, muito bem lançado por Stélvio, Wilson Eduardo rematou com a bola no ar e ficou muito perto de inaugurar o marcador. Este lance teve o condão de pôr em sentido a seleção da Tunísia e de dar alento aos Palancas Negras. A seleção angolana atravessou um período em que conseguiu encostar o adversário às cordas, aproveitando bem o espaço disponível nas costas da defesa da Tunísia para alvejar a baliza à guarda de Ben Mustapha.

Angola estava melhor no jogo e rematava mais, mas acabou por ser a Tunísia a marcar. Após contra-ataque venenoso dos tunisinos, Paízo fez falta (algo desnecessária) dentro da sua área e Msakni marcou de grande penalidade o primeiro golo da partida. Aos 34 minutos a Tunísia inaugurava o marcador, num golo que surgiu algo contra a corrente de jogo, castigando um erro da defesa angolana.

Msakni marcou a grande penalidade de forma irrepreensível
Fonte: CAF

Para a segunda parte a seleção Angolana fez duas alterações, saindo Wilson Eduardo e Stélvio, para as entradas de Geraldo e Gelson Dala. Com estas alterações, Fredy desceu para o meio campo, o que acabou por se revelar uma decisão acertada, pois acabou por trazer mais critério e qualidade de passe à linha média dos Palancas Negras.

A seleção de Angola entrou muito forte no segundo tempo, assumindo a iniciativa do jogo e estando sempre muito perto da baliza adversária. Geraldo entrou bem no jogo, com diagonais vertiginosas da direita para o meio e utilizando o seu pé esquerdo para criar calafrios à defensiva tunisina. O avançado do Al-Ahly é claramente um dos jogadores a observar nesta CAN 2019.

O domínio acentuado dos Palancas Negras na segunda parte acabou por ser recompensado aos 73’, quando a seleção angolana chegou finalmente ao golo do empate. Após um primeiro remate de Mateus, Ben Mustapha defendeu para a frente e Djalma apareceu com oportunismo a finalizar na recarga, colocando justiça no resultado.

Até ao final, o jogo foi perdendo qualidade, com os jogadores a acusarem o cansaço e o forte calor que ainda se sentia. Angola deixou uma muito boa imagem neste primeiro jogo, mostrando ser uma equipa com muita alma, ao recuperar da desvantagem da primeira parte e conquistar os primeiros pontos no torneio. A Tunísia mostrou-se pragmática e eficaz, mas não conseguindo confirmar o favoritismo que tinha antes da partida.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Tunísia: Ben Mustapha, Kechrida, Bronn, Meriah, Hadadi, Bedoui, Wahbi Khazri, Skhiri, Chaaleli (Sassi, 68’), Msakni e Naim (Badri, 79’).

Angola: Tony Cabaça, Bruno Gaspar, Massunguna, Paízo, Bartolomeu Bastos, Stélvio (Geraldo, 46’), Herenilson, Djalma, Mateus (José Macaia, 87’), Wilson Eduardo (Gelson Dala, 46’) e Fredy.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.