FC Bayern Munchen 2-1 Sevilha FC: Bávaros novamente no topo da Europa

    A CRÓNICA: 105 MINUTOS DE MURALHA ANDALUZ NÃO CONTEVE TANQUE DOS BÁVAROS

    O Puskás Aréna, em Budapeste, foi o palco da edição 20/21 da Supertaça Europeia, a prova mais aguardada neste início de temporada, que opôs as duas melhores formações europeias da época transata, o todo-poderoso FC Bayern München e o Sevilha FC, vencedores da Liga dos Campeões e Liga Europa, respetivamente.

    Com o favoritismo à conquista do caneco a recair para a formação germânica, ambas as equipas se mostraram em grande nível, proporcionando um grande espetáculo de futebol aos 30% de adeptos permitidos no interior do estádio, bem como aos muitos milhões a ver pela televisão.

    Os bávaros pareciam querer confirmar o favoritismo na partida, entrando muito bem nos primeiros minutos do encontro, mas quem abriu o marcador foram mesmo os andaluzes, através da conversão de um penálti por intermédio de Lucas Ocampos, ao minuto 12.

    Em desvantagem no marcador, o Bayern foi aumentado a pressão, o Sevilha foi aguentando, mas Gorezka haveria de restabelecer a igualdade no marcador, à passagem do minuto 34. Numa primeira parte muito bem disputada, o resultado não voltou a sofrer alterações e as equipas regressaram aos balneários com o marcador igualado.

    No segundo tempo, as duas formações voltaram ao relvado com grande intensidade e entrega, à imagem da primeira metade, com os bávaros a introduzirem a bola na baliza sevilhana ao minuto 50, mas de forma irregular, pois Lewandowski encontrava-se fora de jogo. O Bayern esteve sempre por cima do encontro, a tentar furar as linhas do Sevilha, mas tal foi a muralha construída pelos comandados de Julen Lopetegui, que os da Baviera sentiram imensas dificuldades em ultrapassar, de maneira a colocar-se em vantagem no encontro. A equipa espanhola ainda dispôs de um par de oportunidades de golo em momentos de contra-ataque, mas também não conseguiu capitalizar, muito por culpa do gigante Neüer.

    Já nos primeiros minutos do prolongamento, En-Nesyri ficou cara a cara com Neüer, mas desperdiçou uma soberana oportunidade, com a bola a bater no poste da baliza germânica. Com o jogo cada vez mais dividido, ainda que com maior pendor ofensivo do lado do Bayern, as equipas continuaram a encontrar dificuldades de finalização, até ao cabeceamento vitorioso do recém-entrado Javi Martínez, à passagem do minuto 105. No segundos 15 minutos do tempo extra, e já com os jogadores de ambas as formações completamente esgotados, o relógio não parou, mas o resultado manteve-se em 2-1 até ao fim da partida.

    Com este triunfo, o Bayern sucedeu ao Liverpool FC na conquista do troféu, adicionando apenas pela segunda ocasião esta taça ao seu palmarés.

    A FIGURA

    Manuel Neuer – O gigante guardião alemão voltou a mostrar o porquê de ser um dos melhores – senão o melhor – guarda-redes do mundo, ao efetuar uma exibição absolutamente monstruosa, mantendo a baliza do FC Bayern München quase intocável – excetuando o golo de penálti de Ocampos -, através de intervenções decisivas, só ao nível dos melhores.

    O FORA DE JOGO

    Youssef En-Nesyri – Não que o avançado marroquino do Sevilha FC tenha feito uma má exibição, mas as flagrantes oportunidades não concretizadas de que dispôs acabaram por prejudicar a formação espanhola, que não podia ter-se dado ao luxo de as falhar.

    ANÁLISE TÁTICA – FC BAYERN MÜNCHEN

    A formação orientada por Hans-Dieter Flick apresentou-se a jogar num sistema base de 4-3-3, com as linhas muito subidas e com maior controlo da posse de bola ao longo do encontro, como era de esperar. Os germânicos foram a equipa mais perigosa e ofensiva ao longo da partida, com Sané muito ativo na penetração à linha defensiva espanhola, até ao momento da sua substituição. A consistência ofensiva, a experiência e a qualidade dos bávaros acabou por marcar a diferença.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Neuer (8)

    Pavard (6)

    Alaba (6)

    Süle (6)

    Hernández (7)

    Goretzka (8)

    Kimmich (7)

    Sané (6)

    Müller (7)

    Gnabry (6)

    Lewandowski (7)

    SUBS UTILIZADOS

     Tolisso (6)

     Javi Martínez (7)

    Davies (6)

    Boateng (-)

    ANÁLISE TÁTICA – SEVILHA FC

    Lopetegui colocou os seus pupilos dispostos também num 4-3-3, mas com dinâmicas claramente diferentes dos alemães, sendo obrigados a jogar com as linhas mais recuadas, face à constante pressão exercida pelos germânicos. Ainda assim, a formação da Andaluzia deu o ar da sua graça, criando algumas dificuldades de construção ao FC Bayern München e algum perigo relevante à baliza defendida por Manuel Neüer. A garra e a ambição da formação espanhola não foram suficientes para saírem vitoriosos deste encontro.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Bono (7)

    Navas (6)

    Carlos (7)

    Koundé (7)

    Escudero (6)

    Jordán (6)

    Fernando (6)

    Rakitić (6)

    Suso (6)

    de Jong (6)

    Ocampos (8)

    SUBS UTILIZADOS

     En-Nesyri (6)

    Óliver Torres (6)

    Gudelj (6)

    Vásquez (6)

    Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Pedro Paulo
    Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.

    Leeds United considera trocar de treinador após garantir subida à Premier League

    O Leeds United pensa em despedir Daniel Farke. Clube inglês já fechou a subida à Premier League e prepara a próxima época.

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.

    Kim Min-jae pode deixar Bayern Munique e há vários clubes atentos à situação

    Kim Min-jae não é considerado intocável no Bayern Munique e pode deixar clube no mercado de verão. Vários clubes atentos.

    Al Nassr de Cristiano Ronaldo terá de pagar 140 milhões de euros por alvo que atua na Premier League

    O Al Nassr de Cristiano Ronaldo está interessado numa possível contratação de Mohammed Kudus ao West Ham. 140 milhões de euros.

    Catarina Costa vence medalha de prata nos Europeus de Judo

    Catarina Costa venceu mais uma medalha de prata nos Europeus de Judo. Terceiro vice-campeonato da judoca portuguesa.

    Salvio rendido a Jorge Jesus: «Se for para o Brasil, não tenho dúvidas de que vão voltar a ser muito fortes»

    Eduardo Salvio está atualmente no Lanús, da Argentina. Antigo extremo do Benfica falou sobre Jorge Jesus na Seleção do Brasil.

    Juventus tem 2 opções para o futuro de Tiago Djaló após empréstimo ao FC Porto

    A Juventus não quer continuar com Tiago Djaló no plantel da próxima época. Objetivo é saída em definitivo do português.

    Al Hilal de Jorge Jesus não larga Raphinha e oferece salário de 176 milhões de euros

    O Al Hilal de Jorge Jesus está determinado em contratar Raphinha. Conjunto saudita oferece 100 milhões de euros ao Barcelona.

    Chelsea quer contratar mais um jovem e já iniciou contactos com a Juventus

    O Chelsea quer fechar a contratação de um novo jogador para o ataque. Os blues olham com interesse para Kenan Yildiz.