A juventude supersónica alemã, o craque luso e outras coisas que ficaram da Taça das Confederações

A juventude supersónica alemã ‘enfiou’ a geração de ouro do Chile no bolso

Sem estrelas maiores, todos os olhos estavam postos nesta Alemanha. Até onde poderia ir a campeã mundial com uma seleção tão jovem? É certo que as jovens promessas estavam lá todas, mas numa competição deste gabarito a experiência tende a ser um fator importante.

A pouco e pouco os germânicos foram mostrando aquilo de que eram capazes. A Austrália e os Camarões foram vítimas da explosão desta juventude supersónica, rápida, inteligente, coesa na defesa e eficaz no ataque, na fase de grupos. Só o Chile, nesta altura, é que mostrou que com a experiência, qualidade de alguns jogadores de topo, como Alexis Sanchéz e Artur Vida, e a raça sul-americana que tanto os caracteriza, conseguiu travar, com um empate a um golo, a campeã mundial em título.

Fonte: Facebook Oficial de Timo Werner
Fonte: Facebook Oficial de Timo Werner

No entanto, mesmo para uma seleção sem nomes maiores, passar a fase de grupos era o mínimo exigido a esta Alemanha. E, curiosamente, foi, depois deste mínimo olímpico que os germânicos se deram a conhecer, verdadeiramente.

Nas meias-finais, com o México como adversário, a Alemanha não só neutralizou o poderoso e raçudo caudal ofensivo mexicano, como não falhou diante da baliza. Firmes na defesa, com cabeça nos momentos decisivos e eficácia no último terço, os germânicos golearam a seleção da CONCACAF e carimbaram a passagem à final.

Na final assistimos a um Chile avassalador, ofensivamente, e a uma Alemanha que não se ‘descoseu’ defensivamente. A um Chile que falhou várias vezes e a uma Alemanha que jogou no erro do adversário e que não falhou. A uma juventude que, na noite de domingo, se fez adulta, e que impediu, muito provavelmente o Chile de, com a sua geração de ouro, conquistar um grande título da FIFA, mostrou como a diferença entre fazer muito e fazer bem pode ser decisiva.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: Já se sabe o tempo de duração do novo contrato de Vasco Sousa

O FC Porto renova contrato de Vasco Sousa. Médio de 22 anos estende ligação até ao verão de 2030, antes de rumar ao Moreirense.

CD Nacional oficializa contratação de Daniel Júnior

Daniel Júnior já foi oficializado como novo jogador do CD Nacional. Médio assina por cinco temporadas com o conjunto madeirense.

Marselha fecha internacional francês que atua na Serie A

O Marselha fechou a contratação de Benjamin Pavard ao Inter Milão. Empréstimo com opção de compra dd 15 milhões de euros.

FC Porto interessado na contratação de Manor Solomon e com rival na Premier League

O FC Porto quer fechar a contratação de mais um extremo no último dia do mercado. Manor Solomon é uma das opções dos azuis e brancos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tomané oficializado como novo ponta de lança do AVS SAD

Tomané foi oficializado como novo avançado do AVS SAD. Ponta de lança reforça opções de José Mota para a frente do ataque.

Lyon de Paulo Fonseca em negociações por antigo avançado do Arouca

O Lyon está interessado em contratar Rafa Mújica ao Al Sadd. Turma de Paulo Fonseca quer o ex-Arouca por empréstimo.

FC Porto inscreve Fábio Cardoso apesar da possibilidade Sevilha: eis o ponto de situação

Fábio Cardoso continua a ter a porta do Sevilha bem aberta. Inscrição do FC Porto foi apenas uma medida de prevenção em caso de algum problema.