O povo é quem mais ordena

- Advertisement -

brasileirao

Certamente que este tema de Zeca Afonso – que por sinal está muito na moda – se aplica ao futebol brasileiro. Para cantarmos Grândola, Vila Morena temos de fazer um exercício de memória. Para cantarmos uma ode merecida ao Clube de Regatas Flamengo também. E ver o poder que a massa tem, não só dentro da cidade como num país inteiro.

Zico pega na bola, passa um, dois, três, e golo magistral. O Maracanã ao rubro já estava, pois é a cor da maior torcida do Brasil. Negro tem muitos. Nas listras da camisa e nas arquibancadas. É a cerveja gelada que fica por beber, o encontro de amigos e o almoço de família desmarcados, e até os filhos podem esperar. Hoje não dá para isso. Hoje só dá Flamengo. Se houver um livre para bater dentro da área, é Jorge Bem quem canta: “É o camisa 10 da Gávea”.

Se a década de 80 foi de Michael Jackson, dos cabelos estouvados, da ilusão do poder de compra, de Regresso ao Futuro e outros filmes – em suma, do mundo moderno que hoje conhecemos -, foram também tempos de fim de ditadura no país irmão. Mas com o fim da ditadura uma outra se instalava. Esta boa. Foi a hegemonia dos flamenguistas no panorama nacional e extra muros. O nome do Urubu (mascote do clube) ficou inscrito na lista dos vencedores do campeonato por quatro vezes: 1980, 1982, 1983 e 1987. Venceu ainda a Libertadores em 1981. No mesmo ano, esmagaria o Liverpool em Tóquio por três a zero, na Taça Intercontinental. Liverpool foi a cidade dos Beatles, mas o Rio de Janeiro é a cidade Maravilhosa, abençoada por Deus, ou deuses, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade ou Chico Buarque. O samba venceu o Rock.

Arthur Antunes Coimbra, filho de portugueses, mais conhecido por Zico. Um vulto do Futebol / Fonte: blog.opovo.com.br
Arthur Antunes Coimbra, filho de portugueses, mais conhecido por Zico. Um vulto do Futebol / Fonte: blog.opovo.com.br

Só no Mundial de´82 de Espanha o futebol ofensivo que os flamenguistas (em maior número na canarinha) imprimiram numa das grandes seleções de sempre não vingou. O cinismo italiano venceu a espetacularidade brasileira. No jogo, que ficou conhecido como o desastre do Sarriá – estádio na Catalunha onde foi jogada a partida -, o mundo viu o futebol negativo vencer. Um dos maiores crimes, quiçá, dos velhos tempos da história de toda a humanidade. O mal venceu o bem. E para a história ficou um conjunto fortíssimo. Possivelmente o melhor de todos os tempos. Não venceu. Mas por isso mesmo talvez tenha sido o melhor.

Quarenta milhões de adeptos, segundo estatísticas da FIFA. Maior torcida do mundo. Clube hexacampeão brasileiro. Escusa-se de apresentações. É samba e folclore. É clube do povo e alegria. É negro com branco. Empresário e canalizador. É massa ancestral e indistinta. Arrepiante. O seu hino diz: uma vez Flamengo, sempre Flamengo. O povo escolheu. E o povo escolheu Flamengo.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva negoceia com o Benfica: o tempo contratual oferecido pelas águias

Marco Silva tem à sua espera um contrato de duas épocas com o Benfica, com mais uma temporada de opção.

Getafe: internacional português ex-Sporting vai ficar livre no mercado

Domingos Duarte não vai renovar o seu contrato com o Getafe e passa a ser um dos nomes livres no mercado de transferências.

Inglaterra pode arrasar nas conferências europeias em 2025/26

A Inglaterra está a viver uma época de sonho no que diz respeito à participação de clubes nas provas europeias, podendo conquistar todas.

Issa Doumbia já está em Lisboa para reforçar o Sporting

Issa Doumbia já se encontra em Lisboa para reforçar o Sporting. O jogador italiano vai custar 20 milhões de euros aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace derrota Rayo Vallecano e conquista a Conference League

O Crystal Palace venceu o Rayo Vallecano por uma bola a zero e ergueu a Conference League, terceira prova da UEFA.

Para o mercado estar de olho: venceu o Mundial Sub-17 e rejeitou renovar com o Vitória SC

Santiago Verdi rejeitou a proposta de renovação do Vitória SC e quer falar com a direção que for eleita no dia 13 de junho.

Sporting já decidiu e defesa vai regressar ao Brasil: cláusula de 4 milhões de euros não será ativada

Rômulo Júnior não vai ser jogador do Sporting a título definitivo e prepara-se para regressar ao Atlético Mineiro, conjunto do Brasileirão.