📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

ABC na final da Taça Challenge, Benfica perde e protesta jogo

- Advertisement -

cab andebol

O ABC de Braga está na final da Taça Challenge de Andebol! A equipa de Carlos Resende perdeu ontem na Noruega com o Stord (27-25), mas seguiu em frente graças à vitória tranquila (25-18) alcançada na semana anterior no Pavilhão Flávio Sá Leite. Numa partida em que os destaques do lado português foram o lateral-esquerdo Nuno Grilo e o pivot Ricardo Pesqueira (ambos com 7 golos), os bracarenses foram para o intervalo a perder apenas por um golo no jogo (12-11) e, portanto, com uma almofada de seis tentos no total da eliminatória.

Na segunda parte, nem mesmo a expulsão de João Pinto com pouco mais de 7 minutos jogados abalou a equipa, que até chegou a estar a ganhar a 10 minutos do fim (19-20). Contudo, apesar da derrota, o ABC pôde celebrar a sua presença na final – isto depois de um percurso em que teve de eliminar, para além dos noruegueses, também o Dukla de Praga, da República Checa, e o Riimäcki Cocks, da Finlândia. Recorde-se que os minhotos já tinham chegado a uma final desta competição, precisamente há dez anos, tendo então perdido com os suíços do Wacker Thun. O ABC é a equipa responsável pela melhor campanha portuguesa de sempre em provas europeias de andebol, quando o emblemático Aleksander Donner levou o clube a a atingir, em 1994, a final da mítica Liga dos Campeões.

Os bracarenses procuram agora a glória europeia numa competição em que também o Sporting da Horta e o Benfica foram vice-campeões, mas que só o Sporting CP conseguiu conquistar, em 2010. A Taça Challenge é a competição europeia mais modesta, atrás da Liga dos Campeões e da Taça EHF, e nela não participam equipas alemãs nem espanholas. No entanto, é a única em que as equipas portuguesas podem ter reais pretensões de triunfar, pese embora a boa campanha do FC Porto na Liga dos Campeões e do Sporting na Taça EHF, na época passada.

abc na noruega
Apesar da derrota na Noruega, o ABC apurou-se para a final e pôde celebrar

Actualmente, o ABC está apenas um passo atrás de FC Porto e Sporting. A equipa tem feito uma época memorável e derrotou mesmo estes dois conjuntos na final-four da Taça de Portugal, vencendo um troféu que lhe escapava desde 2009. Com Humberto Gomes em forma na baliza, o lateral-esquerdo Nuno Grilo a rodar com um Hugo Rocha sólido a defender e competente a atacar (ao contrário do que fazia no Sporting, onde quase só defendia) e ainda as incursões do experiente David Tavares, ex-Benfica e Porto, pela ponta direita, o ABC terá decerto hipóteses de levantar o troféu. Também o pivot Ricardo Pesqueira, o central Pedro Seabra Marques (ambos vice-campeões da Europa de sub-20 em 2010) e o lateral João Pinto têm ajudado bastante uma equipa formada por vários ex-jogadores dos chamados três grandes do desporto nacional, que tem na entrega e no espírito de grupo duas das suas principais armas.

Os homens de Carlos Resende vão, ao que tudo indica [ver texto abaixo], defrontar na final os romenos do Odorhei, que afastaram o Benfica.

Cada sucesso nas modalidades deve ser celebrado e encarado também como uma resposta aos que dizem que só o futebol interessa. Parabéns ao ABC por esta caminhada fantástica, que pode não ficar por aqui!

O que se passou na Luz?

A curiosidade destas meias-finais era saber se a Taça Challenge iria ter uma final 100% portuguesa. Com o ABC a ser bem-sucedido na Noruega as atenções viravam-se para o Pavilhão da Luz, onde o Benfica teria de anular uma desvantagem de dois golos (31-29) trazida da Roménia em jogo frente ao Odorhei. Em casa, os encarnados voltaram a perder, desta vez por 25-27, mas irão protestar o jogo. Em causa está o facto de, defendem os responsáveis das águias, o delegado da mesa ter confundido Elledy Semedo com Paulo Moreno, excluindo este último e deixando o Benfica com cinco elementos quando deveriam estar a jogar seis. As 24 horas para formalizar o protesto acabam esta noite.

 

Fotos: Facebook oficial do ABC de Braga

João V. Sousa
João V. Sousahttp://www.bolanarede.pt
O João Sousa anseia pelo dia em que os sportinguistas materializem o orgulho que têm no ecletismo do clube numa afluência massiva às modalidades. Porque, segundo ele, elas são uma parte importantíssima da identidade do clube. Deseja ardentemente a construção de um pavilhão e defende a aposta nos futebolistas da casa, enquadrados por 2 ou 3 jogadores de nível internacional que permitam lutar por títulos. Bate-se por um Sporting sério, organizado e vencedor.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi lançado no Manchester United por Ruben Amorim e ainda não somou minutos esta época: «Não tínhamos uma equipa capaz de integrar um jogador...

Chido Obi ainda não somou minutos pelo Manchester United nesta época. Ruben Amorim falou da situação do jovem avançado.

Eder Sarabia revoltado com empate do Elche contra o Real Madrid: «A falta antes do segundo golo não é falta nenhuma. Houve fatores que...

Eder Sarabia falou do empate entre o Elche e o Real Madrid. Treinador não ficou satisfeito com o empate conquistado diante dos merengues.

Cruzeiro de Leonardo Jardim goleia Corinthians, aproxima-se do Palmeiras e continua matematicamente na luta pelo Brasileirão

O Cruzeiro de Leonardo Jardim conquistou uma importante vitória sobre o Corinthians. Equipa do português permanece na luta pelo título.

Lionel Messi marca e soma 3 assistências na goleada sobre o Cincinnati e Inter Miami está nas meias finais da MLS

O Inter Miami está nas meias finais da conferência MLS. Triunfo por 4-0 sobre o Cincinnati permitiu apuramento em jogo de grande nível de Lionel Messi.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrygo perto de atingir marca negra na história do Real Madrid

Rodrygo está muito perto de atingir um recorde negativo na história do Real Madrid. O extremo soma 29 jogos sem marcar.

Antigo defesa do Braga termina a carreira e assume funções de treinador adjunto nos juniores do Vilaverdense

Raúl Silva terminou a carreira aos 36 anos e assumiu funções técnicas nos juniores do Vilaverdense. O ex-defesa jogou em 4 clubes portugueses.

Mercado: Real Madrid de olho em ‘novo Vinícius Júnior’

O Real Madrid está analisar o mercado da América do Sul. Ryan Roberto é um dos nomes que estão a ser observados pelo scout.