Andebol | Até onde pode ir o Sporting?

Não haverá melhor momento para falarmos do trono do andebol português. Seguimos perante o clássico deste fim-de-semana, que colocou camisolas verdes contra e azuis numa disputa pela invencibilidade em solo nacional – um paradigma ao qual já nos habituámos no passado recente.

Prevaleceu o leão. Não será mais que uma obrigação – mesmo que dificílima de assegurar – para uma equipa que ambiciona chegar ainda mais longe nos grandes palcos de andebol europeus. Não se poderia dar ao luxo de se desleixar na sua casa, nas batalhas dentro das suas fronteiras. Fronteiras essas que estão já bem delineadas e cada vez mais carregadas.

Kiko Costa Sporting Andebol
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Neste momento, temos um SL Benfica atrasado, um FC Porto a almejar o sucesso que teve até 2023, com sinais de quem se está a recompor, e, por fim, um Sporting CP a todo o gás.

Em finais de março deste ano destaquei a turma de Alvalade como a atual potência do andebol nacional. Na altura seguiam bem encaminhados para revalidar o título de campeões nacionais e envergavam a faixa de equipa sensação da Liga dos Campeões. Em Portugal confirmaram o favoritismo e na principal prova de clubes da Europa ficaram pelos quartos de final, perante outra séria candidata ao estatuto de grande surpresa europeia (HBC Nantes).

Falamos de duas excelentes campanhas que, agora, servirão para mapear os objetivos de 2025/26.

O que pode fazer o Sporting em Portugal

Jogadores Sporting Andebol
Fonte: Ana Andrade/Bola na Rede

Comecemos por aquele que será, certamente, o principal: igualar o FC Porto como a equipa com mais títulos de campeão em Portugal.

Um eventual tricampeonato garantirá o 24.º troféu para os leões, numa nova era marcada por um plantel com juventude e potencial para fazer os amantes de andebol português sonhar por algo mais. Mas já lá vamos.

Antes disso, e para concluir uma análise ao enquadramento nacional, vale ressalvar o importante passo que foi dado no último sábado, com o triunfo no primeiro clássico da temporada. Apenas um golo fizeram valer uma vantagem de dois pontos que, quem sabe, poderá fazer toda a diferença no final da época. Mas isso serão contas para o futuro.

O que pode fazer o Sporting lá fora

Salvador Salvador Sporting Andebol
Fonte: Ana Paula Andrade / Bola na Rede

Ficar entre as oito melhores equipas da Europa da modalidade será já feito a louvar. Mais que isso, é um estatuto dificilmente ultrapassável. Contudo, nunca impossível.

Porquê? Porque a experiência vai aprimorando a qualidade de um plantel jovem que se viu reforçado com novas chegadas que vieram para acrescentar. Felizmente para Ricardo Costa, não falamos apenas de um caso.

Carlos Álvarez chegou com o estatuto de melhor marcador da Liga Asobal, com inúmeros argumentos para garantir que a saída de Pedro Portela não deixará um fosso. O seu compatriota, Victor Romero, também ele muito jovem, surge como uma excelente opção ofensiva para a posição de pivô. Por fim, Filipe Monteiro, já com bons minutos dentro de campo, traz garantias na organização do ataque leonino. Com o conhecimento tático e o pensamento andebolístico certo para tirar o melhor proveito possível das qualidades dos seus companheiros de equipa. Exatamente o tipo de jogador que os irmãos Costa precisam ao seu lado.

Valerá, também, ressalvar o excelente começo de temporada de ‘Kiko’, uma das principais razões para este sucesso no arranque de época do Sporting CP. Sempre nos habituou com vários golos, mas, este ano, destaca-se ainda mais entre os grandes europeus. Na Liga dos Campeões, posiciona-se como o atual terceiro melhor marcador da competição, apenas atrás, justamente, dos dois atletas que mais remates certeiros apontaram na época passada: Mathias Gidsel e Mario Sostaric. Estará, certamente, a anexar-se numa elite que, ano após ano, supera tudo e todos.

Todos estes fatores materializam-se em duas vitórias em três jogos na Champions League. Por outras palavras, um quarto lugar no grupo A, em igualdade pontual com o segundo. Ainda será cedo. Poderemos ter melhorias e, quem sabe, um autêntico despiste. Mas uma coisa é certa: a equipa de Ricardo Costa já não causará surpresas e terá total respeito de todos os colossos do andebol mundial.

Todos os “ingredientes da receita” foram colocados. O “bolo” final tem tudo para fazer salivar os amantes da modalidade, com a possibilidade de repetir a excelente campanha de 2024/25 na melhor competição do mundo. Talvez até algo mais, com uma chegada à final four. Considero tarefa muito complicada, tendo em conta a enorme qualidade da concorrência. Ainda assim, admito ter-me acostumado a ser surpreendido por esta equipa. Só o tempo dirá.

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira admite regresso: «O Domingos Soares de Oliveira tem todas as condições para voltar ao Benfica»

Luís Filipe Vieira concedeu uma nova entrevista. O antigo presidente e novo candidato às eleições do Benfica comentou a atualidade.

Olheiro BnR | Kees Smit

Kees Smit confirma-se como um talento emergente no futebol neerlandês, com características que o tornam um jogador versátil e influente.

Gonçalo Ramos quebra recorde de Kylian Mbappé com golo no Barcelona x PSG

Gonçalo Ramos tornou-se no suplente mais goleador da história do PSG. Avançado português marcou o golo decisivo ao Barcelona.

José Mourinho fará a antevisão ao FC Porto x Benfica no Estádio da Luz: Águias confirmam hora

José Mourinho vai fazer a conferência de antevisão ao FC Porto x Benfica no sábado pelas 15h00. Será no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Kevin De Bruyne compara Hojlund e Haaland: «Está a crescer muito»

Kevin De Bruyne comparou Rasmus Hojlund a Erling Haaland. Médio belga falou depois da vitória do Nápoles sobre o Sporting.

Luis Enrique: «Vitinha e Pedri são os melhores médios do mundo»

Luis Enrique reforça que Vitinha e Pedri são os melhores médios do mundo. PSG ganhou ao Barcelona na Champions League.

Renato Veiga explica festejo contra a Juventus na Champions League: «Não quis faltar o respeito a ninguém»

Renato Veiga festejou contra a Juventus (sua ex-equipa) depois de marcar o golo do empate aos 90 minutos. Português explicou.