Andebol: O que mudou em 20 anos?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades O mundo e a natureza estão em constante mudança. Nem os mais céticos duvidam disso. Para Darwin, só os mais fortes é que sobreviveriam à mudança. E a verdade é que o Andebol também evoluiu. Para jogarmos o jogo temos de o compreender, nada é mais importante do que perceber o jogo. Foi feito um estudo académico para a Faculdade no Porto que as conclusões vou demonstrar neste artigo.

No mundo do Andebol, costuma dizer-se que as defesas ganham jogos, portanto vamos começar pelas principais variações a nível defensivo: a verdade é que o jogo defensivo tem ganho cada vez mais importância no quadro do sucesso desportivo do Andebol, em detrimento do jogo ofensivo. Muitas equipas baseiam a sua estratégia numa defesa forte e coesa que possibilite uma saída rápida e eficaz para o contra-ataque; o número de recuperações de bola sem golo sofrido tem aumentado drasticamente.

As principais causas desse aumento são o inicio do processo ofensivo por defesa e reposição do guarda-redes, interceção, desarme, bloco e ressalto defensivo e por falha técnico-tática do adversário; as equipas vencedoras têm tendência para utilizar dois tipos de sistema de defesa por jogo, geralmente, do tipo zona fechado (5×1 e 6×0) e por zona aberto (3x2x1); as referidas falhas técnico-táticas a nível ofensivo têm como principal causa a forma agressiva e pressionante do jogo defensivo a nível individual e coletivo; quanto maior a eficácia do guarda-redes mais sucesso a equipa demonstra.

O Andebol está a mudar e o crescente número de fãs do Andebol feminino é uma prova dessa mudança Fonte: FAP
O Andebol está a mudar e o crescente número de fãs do Andebol feminino é uma prova dessa mudança
Fonte: FAP

O processo defensivo é um fator chave durante o jogo de Andebol, mas não podemos deixar de lado a importância do processo ofensivo no decorrer do jogo. É neste processo que encontramos as maiores variações: os processos ofensivos por jogo têm aumentado paulatinamente; o facto de o número de processos ofensivos bem-sucedidos por jogo ser superior aos processos ofensivos falhados sugere que tem ocorrido um maior número de golos por jogo; a maioria das finalizações ocorrem na zona central do campo, principalmente na zona entre os 6 e 9 metros, através de finalizações de curta distância; apesar do aumento da taxa de concretização dos processos ofensivos ainda se constata uma elevada ocorrência de processos ofensivos fracassados em virtude de perdas de bola por remates falhados e falhas técnico-táticas; este aumento é justificado, principalmente, pela excessiva utilização de meios individuais, como o remate espontâneo; diminuiu o número de tempo com diferença numérica em campo; a eficácia do lançamento de 7 metros apresenta uma correlação com o sucesso desportivo em jogos equilibrados; apesar de o número de contra-ataques não se ter alterado nas últimas duas décadas, estes apresentam um cada vez mais como fator decisivo para o resultado final da partida; a eficácia ofensiva em vantagem numérica apresenta também uma estreita correlação com o resultado final.

Para quem acompanha este desporto este estudo não apresenta grandes surpresas, demonstrando apenas o que tem sido percetível ao longo dos anos. Para quem não acompanha tanto este desporto proponho o seguinte exercício: o próximo jogo de Andebol que ver esteja atento aos pormenores aqui referidos que com certeza irão de encontro com o que está referido neste artigo.

Ref: Lucidio Rocha Santos “Tendências Evolutivas do Jogo de Andebol Estudo centrado na análise da performance táctica de equipas finalistas em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos”, Dissertação apresentada às provas de doutoramento no ramo de Ciências do Desporto da universidade do Porto.

Foto de capa: Federação de Andebol de Portugal

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz e a greve de Cristiano Ronaldo no Al Nassr: «Tenho a certeza de que tem as suas próprias razões»

Rui Pedro Braz reagiu à greve de Cristiano Ronaldo. O diretor-desportivo do Al Ahli falou sobre o impacto do internacional português no futebol saudita.

AVS SAD anunciou a venda de Jaume Grau para o Tianjin Tiger da China

O AVS SAD anunciou esta sexta-feira a saída de Jaume Grau. O médio espanhol assinou pelos chineses do Tianjin Tiger.

Benfica tem 3 jogadores em risco de falhar 2ª mão se virem amarelo contra o Real Madrid

O Benfica defronta o Real Madrid na primeira mão da playoff da Champions League. Três jogadores encarnados em risco de falhar segunda mão.

Miguel Moita regista melhor início de um treinador ao serviço do Marítimo

Miguel Moita continua a ter um bom percurso ao serviço do Marítimo. O técnico de 42 anos tem o melhor início de um treinador no clube insular desde que os dados são contabilizados no Transfermarkt.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: Rui Duarte pede a demissão do Athletic Club do Brasil

Rui Duarte está de saída do Athletic Club. O Bola na Rede sabe que o técnico português pediu a demissão, pouco tempo depois de ter renovado contrato com o emblema da Série B.

Thibaut Courtois projeta Benfica x Real Madrid: «Vamos defrontar uma grande equipa que nos criou problemas lá»

Thibaut Courtois projetou a partida entre Benfica e Real Madrid, referente à primeira mão do playoff da Champions League.

Aleksa Damjanovic é reforço do Bayer Leverkusen para a temporada 2026/27

Bayer Leverkusen chegou a acordo com o Estrela Vermelha para a contratação de Aleksa Damjanovic. O ponta de lança é reforço para a próxima temporada e chegou por cinco milhões de euros.