📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Andebol: O regresso dos Play-offs

- Advertisement -

Todos nós procuramos sempre uma forma de sermos melhores. Ultimamente, o Andebol Nacional tem vivido uma fase de excelência e bem-estar, com os excelentes resultados quer de clubes, quer de Seleções. Mas nada é perfeito. Há sempre algo a melhorar, e há que ter coragem para o reconhecer. Este momento tem de ser aproveitado para trazer patrocinadores, adeptos, visibilidade ao nosso campeonato e às equipas portuguesas. No entanto, há que colocar uma questão: será que o modelo competitivo do nosso Campeonato é o melhor?

O FC Porto e o Sporting CP vêm de fases de investimento na modalidade e praticam Andebol ao nível dos melhores da Europa. O SL Benfica está longe do nível dos seus adversários. O ABC passa por momentos de enormes dificuldades financeiras. O FC Gaia, o CF Os Belenenses e a AA Águas Santas são equipas de qualidade, mas estão longe de ter qualidade para colocar problemas às equipas de topo.

O Madeira SAD, o ISMAI, o Boa Hora FC, a A. Artística de Avanca e o SC Horta conseguem, com mais ou menos dificuldades, fazer um campeonato relativamente tranquilo e garantem cedo a manutenção. Por fim, às equipas que sobem de divisão, neste caso o Vitória de Setúbal FC e o Boavista FC, sobra tentarem fazer o milagre de permanecer na primeira Divisão.

E assim é todos os anos, apenas vão mudando os nomes das equipas. Chegamos às Fases Finais, o Sporting CP e o FC Porto lutam pelo título, e, basicamente, todas as outras equipas do Campeonato já sabem qual é o seu destino. Será de esperar que as pessoas vão aos Pavilhões ver jogos de Andebol? É de esperar que surjam investimentos e patrocínios num Campeonato em que a maioria dos jogos são para cumprir calendário?

Os últimos três títulos pertencem a Sporting CP e FC Porto, que têm feito uma grande aposta na modalidade
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

No meio disto tudo, qual é a resposta? A resposta está mais próxima do que pensamos. Está no Campeonato Nacional de Voleibol, de Basquetebol e de Futsal. Está até nos Campeonatos Nacionais de Andebol de 2014/15 e 2015/16: Play-offs. Nestas épocas, o Campeonato foi disputado de forma inédita, e em 2015/16 algo novo aconteceu: o ABC de Braga foi campeão Nacional. Durante a disputa deste modelo de organização do “Grupo A”, foram vários os grandes encontros de Andebol que sucederam.

O velhinho Flávio Sá Leite enchia-se de amarelo, o Pavilhão Nº. 2 da Luz nunca teve um ambiente tão bom no Andebol como naquelas épocas. Todos os jogos contavam, e os adeptos sabiam disso. Agora imaginem o ambiente no Dragão Arena, no Pavilhão João Rocha, em qualquer pavilhão deste país, havendo a hipótese de qualquer coisa acontecer em 60 minutos (ou mais). As hipóteses de “história de Cinderela” seriam maiores, a imprevisibilidade seria maior, o espetáculo seria maior e com isto chegaria a visibilidade, o reconhecimento e os novos adeptos.

Claro que isto não é positivo para os ditos “Grandes”, que conseguem facilmente ser regulares, vencendo os seus desafios sem grandes dificuldades. Mas se queremos que o nosso Andebol chegue ainda mais longe, temos de melhorar o nosso campeonato, mesmo que isto signifique enfrentar quem mais poder tem. Não seria uma decisão fácil de se tomar, e duvido imenso que venha acontecer. Entretanto, resta-me relembrar com saudade o ambiente que vivi pela TV ao ver os jogos no Flávio Sá Leite e o qual nunca mais experienciei.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

                               Artigo revisto por Mariana Plácido

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha goleia e Lyon de Paulo Fonseca vence com ajuda de Afonso Moreira: Eis os resultados do dia na Taça de França

Marselha venceu 6-0 ao Bourg-en-Bresse, enquanto o Lyon bateu o Saint-Cyr Collonges por 3-0. As equipas já conhecem o próximo adversário.

Ariana Grande disse “Santa Telma” e só aí o Sporting competiu com o Benfica

Quando Ariana Grande disse “Santa, tell me if you're really there”, ocorreu numa clara homofonia. Quem estava cá era, realmente, a Santa Telma.

Futsal: Seleção Nacional fecha o ano com triunfo sobre a Ucrânia

Portugal venceu por 5-2 a Ucrânia, em Tavira. Depois do empate no primeiro particular, a seleção nacional ganhou e fechou o ano da melhor forma.

Corinthians leva a melhor sobre o Vasco da Gama e conquista a Taça do Brasil

O Corinthians venceu o Vasco da Gama durante este domingo por duas bolas a uma, em jogo da segunda mão da final da Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Já jogou no Casa Pia e faz parte da equipa revelação da La Liga 2

Samuel Obeng representou o Casa Pia durante a temporada 2024/25. Atualmente, veste a camisola do Ceuta, conjunto da La Liga 2.

Micael Sequeira responde ao Bola na Rede: «Fomos beneficiados pela ousadia que tivemos e pelo risco na segunda parte»

Micael Sequeira analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Conseguimos controlar a construção e tipologia do jogo do Sporting, que se resumia muito a profundidade e...

Ivan Baptista analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.