Andebol: O regresso dos Play-offs

- Advertisement -

Todos nós procuramos sempre uma forma de sermos melhores. Ultimamente, o Andebol Nacional tem vivido uma fase de excelência e bem-estar, com os excelentes resultados quer de clubes, quer de Seleções. Mas nada é perfeito. Há sempre algo a melhorar, e há que ter coragem para o reconhecer. Este momento tem de ser aproveitado para trazer patrocinadores, adeptos, visibilidade ao nosso campeonato e às equipas portuguesas. No entanto, há que colocar uma questão: será que o modelo competitivo do nosso Campeonato é o melhor?

O FC Porto e o Sporting CP vêm de fases de investimento na modalidade e praticam Andebol ao nível dos melhores da Europa. O SL Benfica está longe do nível dos seus adversários. O ABC passa por momentos de enormes dificuldades financeiras. O FC Gaia, o CF Os Belenenses e a AA Águas Santas são equipas de qualidade, mas estão longe de ter qualidade para colocar problemas às equipas de topo.

O Madeira SAD, o ISMAI, o Boa Hora FC, a A. Artística de Avanca e o SC Horta conseguem, com mais ou menos dificuldades, fazer um campeonato relativamente tranquilo e garantem cedo a manutenção. Por fim, às equipas que sobem de divisão, neste caso o Vitória de Setúbal FC e o Boavista FC, sobra tentarem fazer o milagre de permanecer na primeira Divisão.

E assim é todos os anos, apenas vão mudando os nomes das equipas. Chegamos às Fases Finais, o Sporting CP e o FC Porto lutam pelo título, e, basicamente, todas as outras equipas do Campeonato já sabem qual é o seu destino. Será de esperar que as pessoas vão aos Pavilhões ver jogos de Andebol? É de esperar que surjam investimentos e patrocínios num Campeonato em que a maioria dos jogos são para cumprir calendário?

Os últimos três títulos pertencem a Sporting CP e FC Porto, que têm feito uma grande aposta na modalidade
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

No meio disto tudo, qual é a resposta? A resposta está mais próxima do que pensamos. Está no Campeonato Nacional de Voleibol, de Basquetebol e de Futsal. Está até nos Campeonatos Nacionais de Andebol de 2014/15 e 2015/16: Play-offs. Nestas épocas, o Campeonato foi disputado de forma inédita, e em 2015/16 algo novo aconteceu: o ABC de Braga foi campeão Nacional. Durante a disputa deste modelo de organização do “Grupo A”, foram vários os grandes encontros de Andebol que sucederam.

O velhinho Flávio Sá Leite enchia-se de amarelo, o Pavilhão Nº. 2 da Luz nunca teve um ambiente tão bom no Andebol como naquelas épocas. Todos os jogos contavam, e os adeptos sabiam disso. Agora imaginem o ambiente no Dragão Arena, no Pavilhão João Rocha, em qualquer pavilhão deste país, havendo a hipótese de qualquer coisa acontecer em 60 minutos (ou mais). As hipóteses de “história de Cinderela” seriam maiores, a imprevisibilidade seria maior, o espetáculo seria maior e com isto chegaria a visibilidade, o reconhecimento e os novos adeptos.

Claro que isto não é positivo para os ditos “Grandes”, que conseguem facilmente ser regulares, vencendo os seus desafios sem grandes dificuldades. Mas se queremos que o nosso Andebol chegue ainda mais longe, temos de melhorar o nosso campeonato, mesmo que isto signifique enfrentar quem mais poder tem. Não seria uma decisão fácil de se tomar, e duvido imenso que venha acontecer. Entretanto, resta-me relembrar com saudade o ambiente que vivi pela TV ao ver os jogos no Flávio Sá Leite e o qual nunca mais experienciei.

Foto de Capa: Carlos Silva/Bola na Rede

                               Artigo revisto por Mariana Plácido

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À terceira é de vez: Samu Aghehowa marca para o FC Porto de grande penalidade

O FC Porto defronta o Gil Vicente na 19ª. jornada da Primeira Liga. Samu Aghehowa colocou os dragões na frente do resultado.

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Layvin Kurzawa assina pelo Persib Bandung

Layvin Kurzawa é reforço do Persib Bandung, tornando-se este o primeiro clube do defesa francês depois da sua passagem pelo Boavista.

Matheusinho troca Santa Clara pelo Ceará

O Ceará anunciou a contratação de Matheusinho, que chega por empréstimo do Santa Clara.

Benfica fecha contrato mais alto da história dos direitos televisivos em Portugal e continua com a NOS até 2028

O Benfica celebrou um novo contrato de direitos televisivos com NOS. Acordo vale 57,1 milhões de euros por temporada.