Carta aberta a Alfredo Quintana

- Advertisement -

Alfredo Quintana Bravo chegou a Portugal em 2010 para representar e defender a baliza do FC Porto. Quatro anos depois, o guardião nascido em Havana, no ano de 1988, estreou-se pelas cores da seleção nacional portuguesa, tornando-se um dos pilares dos “Heróis do Mar”, uma das melhores gerações da história do Andebol nacional.

O gigante da Invicta é, atualmente, um dos melhores do mundo na sua posição. Intransponível aos seis metros e com reflexos felinos perante os seus adversários, Quintana tornou-se uma referência para os jovens guarda-redes em Portugal, que olham para ele como um ídolo e um modelo a seguir.

Ao longo dos últimos dez anos, Quintana venceu tudo o que havia para vencer, e gravou o seu nome na história do andebol azul-e-branco. Com seis campeonatos, uma Taça de Portugal, três Supertaças e um terceiro lugar na EHF Cup em 2019, são poucos os jogadores ainda em atividade que se podem gabar de ter um currículo mais preenchido.

Segundo o portal ZeroZero, foram 431 jogos de dragão ao peito, aos quais se podem adicionar 66 ao serviço de Portugal. Penso não estar a exagerar se disser que foi dos melhores em campo em mais de 90% dessas partidas.

Contudo, Alfredo Quintana é um dos poucos jogadores que transcendem o clube e se tornam respeitados por colegas e adversários da mesma forma. Ainda que seja uma das figuras do FC Porto, as demonstrações de apoio por parte de adeptos de todos os clubes demonstram que se trata de um atleta adorado e respeitado de uma forma muito única.

Lembro-me da primeira vez que falei com Quintana. No alto dos meus 16 anos, a única coisa que lhe consegui perguntar foi quanto calçava – se não me engano, acho que a resposta foi o 47/48. Depois desse momento, já tive o privilégio de estar presente em algumas conferências de imprensa e a sua personalidade manteve-se igual: uma pessoa sempre brincalhona, sem papas na língua e que abraçou o país e a cidade que representa desde 2010.

Não será fácil, mas desejo, tal como o Pedro, ter a possibilidade de o voltar a ver dentro de campo, a defender uma bola que parece impossível e a dizer “calma, eu estou aqui”. Está na hora de mais uma defesa que só tu consegues fazer.

Leonardo Bordonhos

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mínimo olímpico num exercício de serviços mínimos | Dínamo Minsk 0-0 Braga

Serviço cumprido, mas sem ponta de rasgo ou brilhantismo. O Braga empatou a zero na Bulgária, em terreno neutro, no Estádio Beroe, devido às sanções aplicadas à Bielorrússia, garantindo o passaporte para o play-off da Conference League graças ao golo solitário de Ricardo Horta, de grande penalidade, na primeira mão.

De um tropeço a uma resposta obrigatória | Sporting x Vitória SC

A Liga avança para a segunda jornada na sequência de uma primeira ronda com várias surpresas. Entre elas estiveram os resultados do Sporting e do Vitória SC.

Braga segue para o playoff da Conference League: Quem mais?

O Braga está qualificado para o playoff da Conference League. Vê as restantes equipas que passaram e todos os resultados do dia.

Portugal a todo o gás: eis a mais recente atualização do Ranking UEFA

Portugal voltou a somar pontos para o Ranking UEFA durante esta quinta-feira, depois dos empates de Benfica e Braga.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva rendido: «Está numa excelente forma»

Marco Silva analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, que terminou com o empate e a passagem das águias.

Marco Silva sobre Amar Dedic: «Estão mais bem informados do que eu»

Marco Silva analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, que terminou com o empate e a passagem das águias.

Não viste o golo do Benfica frente ao Hearts? Vê aqui

O Benfica empatou 1-1 com o Hearts e avançou para o playoff da Europa League. Vê o golo de Dodi Lukebakio, aos 79 minutos.