Com pouco se faz muito

Na vertente masculina, os atletas portugueses conseguiram nada mais nada menos do que um 2º lugar, perdendo na final para a forte seleção espanhola por 2-1. Na vertente feminina, as nossas atletas atingiram um brilhante 3º lugar, perdendo na meia-final com a Espanha por 2-1, mas vencendo depois a seleção norueguesa também por 2-1.

Esta foi a primeira mostra desta grande geração do Andebol de Praia português, que depois destes resultados, conseguiram:

  • Masculinos: 7º lugar no Europeu sub-17

7º lugar no Mundial sub-17

  • Femininos: 2º lugar no Europeu sub-17

4º lugar no Mundial sub-17

Estes resultados, excelentes para seleções com tão pouco tempo de existência, permitiram que os jovens portugueses se apurassem para os Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, uma oportunidade excelente para darem continuidade ao brilhante trabalho realizado até então.

Contudo, a vida é feita de injustiças e neste caso a injustiça foi o impedimento das jovens atletas portuguesas, duas vezes vice-campeãs da Europa, quarto lugar no mundial do seu escalão, poderem participar nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018 em Buenos Aires, sendo substituídas pela seleção feminina de futsal. Foram 3 anos de suor, trabalho e dedicação que foram lançados para o lixo devido a burocracias. A injustiça foi grande. Muito grande. De tal maneira que a seleção masculina de Andebol de Praia que participou nesses jogos, prometeu que iriam mostrar ao mundo o nível da modalidade em Portugal. E assim o fizeram.

Esses jovens sub-18 foram nada mais nada menos do que Vice-Campeões Olímpicos, perdendo na final para a favorita Espanha por 2-1. Mostraram como Portugal tinha hipóteses de dominar o Andebol de Praia mundial, caso as suas colegas femininas tivessem participado.

E como se tal não chegasse, na semana de 29 de Outubro a 4 de Novembro de 2018, realizou-se em Itália a Liga dos Campeões de Andebol de Praia, onde mais uma vez as cores de Portugal estiveram bem representadas. Tão bem representadas que a equipa do GRD Leça se sagrou Vice-Campeã Europeia de clubes na vertente feminina.

Equipa do GRD Leça, Vice-Campeã Europeia de Clubes
Fonte: GRD Leça

O Andebol de Praia é uma modalidade recente mas que já conseguiu muito para Portugal, tanto a nível de seleções como de clubes. Com o pouco que têm e recebem, quer em termos de apoios institucionais como de visibilidade por parte da comunicação social, já alcançaram muito mais do que se poderia pedir ou imaginar. Os nossos atletas portugueses são verdadeiros heróis por continuarem a levar bem alto a nossa bandeira e o nome de Portugal por esse mundo fora.  E por muito que lhes tirem eles simplesmente respondem desta forma. Sorrindo e vencendo.

Parabéns a todos os envolvidos nas recentes conquistas portuguesas, quer na seleção como no GRD Leça.

Foto de Capa: EHF

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Candidato à presidência do Benfica pede despedimento de Bruno Lage após empate com Santa Clara: «Não podemos esperar que o treinador dê cabo de...

Cristóvão Carvalho apelou à demissão de Bruno Lage do comando técnico do Benfica. O candidato às eleições dos encarnados deixou críticas para a gestão do clube.

Conhecido o período de ausência de uma das baixas do Manchester City de Pep Guardiola

O Manchester City não vai poder contar com Rayan Ait-Nouri. O lateral-esquerdo argelino deve falhar as próximas cinco semanas de competição.

Rui Pedro Braz volta a ser apontado a gigante da Serie A

Rui Pedro Braz está novamente a ser apontado à Serie A. O diretor português está de saída do Benfica e pode rumar à Juventus.

Bryan Mbeumo eleito jogador do mês de agosto do Manchester United

Bryan Mbeumo foi eleito o jogador do mês do Manchester United. O avançado camaronês participou em quatro jogos em agosto.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus sem dúvidas: «Trouxemos dois jogadores de top mundial que custaram metade daquilo que o Al Nassr pagou por alguns jogadores, como o...

Jorge Jesus elogiou o mercado de transferências do Al Nassr. O técnico realçou as aquisições de João Félix e de Kingsley Coman.

Sporting abre a porta da convocatória a jovem promessa

Bruno Ramos é um dos candidatos a figurar na lista de convocados do encontro entre o Sporting e o Famalicão, relativo à Primeira Liga.

Sporting investe 2 milhões de euros em Ousmane Diomande com vista numa futura venda

Ousmane Diomande pertence aos quadros do Sporting, mas o Midtjylland tem direito a parte de uma mais valia de uma futura transferência.