O Sporting Clube de Portugal, através das suas múltiplas modalidades, continua a traçar um caminho europeu que tanto o carateriza. De “Portugal” parece ter só mesmo o nome, não fossem já as múltiplas conquistas que o Leão fez ao longo da sua longa história por essa Europa e Mundo fora.

A última efeméride foi a conquista da taça dos campeões europeus de corta-mato na secção feminina. As leoas foram Fancy Cherono, Sara Moreira, Sara Catarina Ribeiro, Jéssica Augusto, Inês Monteiro e Carla Salomé. Os meus parabéns para elas. Com esta vitória, escreveram mais uma página no universo do atletismo nacional e internacional. O Professor Mário Moniz Pereira encher-se-ia de orgulho desta conquista. É, pois, também para ele, para o Senhor Atletismo, que vai esta taça internacional!

Mas não é só no atletismo do Senhor Moniz Pereira que residem as conquistas deste leão europeu. Veja-se o que está a acontecer ao Voleibol: os comandados de Hugo Silva derrotaram epicamente a formação turca do MMP Ankara e eliminaram, de forma contundente, a equipa açoriana do Fonte do Bastardo, estando nas meias-finais da Taça Challenge.

Sobre a eliminação da formação turca, o treinador maiato Hugo Silva referiu que “Foi um momento em que os Sportinguistas não vão esquecer porque não é qualquer equipa do Mundo que faz o que nós fizemos, principalmente contra uma equipa de um dos quatro campeonatos com maior investimento da Europa” (declarações ao Jornal Sporting, dia 24 de Janeiro). Nunca a formação de Alvalade tinha chegado tão longe numa competição europeia nesta modalidade.

Mas não se ficam por aqui as notícias deste leão europeu. No andebol, os pupilos de Hugo Canela continuam de vento em popa. Defrontarão em casa já no próximo dia 23 de fevereiro a equipa do CS Dinamo de Bucareste, no primeiro jogo dos play-offs de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa, apesar de alguns desaires iniciais, está a melhor de jogo para jogo.

Apresenta um plantel forte, com o romeno Valentin Ghionea em grande destaque. Nota muito importante para a aquisição leonina neste defeso de inverno: o francês Arnaud Bingo, andebolista campeão do mundo de países pela França em 2011 e vencedor da última edição da Liga dos Campeões. Com reforços destes ficámos certamente mais fortes.

O Sporting fez história na Taça Challenge ao atingir as meias-finais da competição. Até onde poderá ir o Leão europeu nesta modalidade?
Fonte: Sporting CP

No hóquei em patins, a vitória diante da formação espanhola do HC Liceo no João Rocha por seis bolas a quatro colocou a formação de Paulo Freitas nos quartos-de-final da Liga Europeia, a competição com maior prestigio no plano internacional. A formação portuguesa passa assim para a fase a eliminar da competição, ultrapassando equipas de elevada tarimba internacional tais como o Forte dei Marmi, o HC Liceo e o SK Germania Herringen. E, honra se faça ao homem, temos um treinador de hóquei que é leão até ao tutano. Isso, a parecer que não, dá a garra que se exige a quem veste a listada verde e branca nos campos e ringues por essa Europa inteira.

Uma última palavra para o Futsal leonino, que, à semelhança das modalidades atrás referidas, continua a fazer do melhor que há na Europa no que a esta modalidade diz respeito. Não podem restar dúvidas de que Nuno Dias tem à sua disposição a nata do futsal mundial. E isso traduz-se na senda de vitórias que a equipa apresenta: disputará, em abril deste ano, mais uma vez, a Final Four da UEFA Futsal Cup, tendo como primeiro adversário o Inter Movistar. Será que é desta que vem o tão almejado “caneco” de campeão europeu para os lados Alvalade? Queremos muito. Boa sorte leões!

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Sporting CP

Comentários