Os 5 pontos-chave da derrota de Portugal contra a Dinamarca | Andebol

modalidades cabeçalho

Não foi o melhor fim para a seleção das quinas na primeira fase de grupos do Europeu de Andebol de 2024. Depois de duas vitórias, terminou a fase de grupos com uma derrota por 37-27 contra a Dinamarca. Todavia, o objetivo de Portugal já estava garantido: a passagem à main round.

Quando os portugueses entraram no jogo, sabiam que o apuramento estava garantido, mas queriam dar tudo para ter um bom resultado contra a atual tricampeã do mundo (2019, 2021 e 2023), Dinamarca, que quer conquistar o Europeu de Andebol, um título que lhe escapa há uma década, desde 2012. A seleção dinamarquesa conta com Mikkel Hansen e Niklas Landin, dois jogadores que já venceram o prémio de melhor jogador de andebol do mundo.

5. PRIMEIRO CASTIGO CONDICIONOU INÍCIO DE PARTIDA AOS PORTUGUESES

A seleção nacional masculina de andebol começou bem a partida, com um empate a duas bolas nos primeiros minutos. No entanto, a vida complicou-se com a exclusão de dois minutos deAlexandre Cavalcanti, por ter rematado uma bola que foi à cara de Nicklas Landin.Ao fim dos dois minutos de Portugal a jogar com menos um, o resultado estava 5-3 para os dinamarqueses. A partir daí, Portugal esteve sempre em desvantagem no marcador.

Ao todo, a partida contou com seis exclusões de dois minutos – cinco para Portugal (Alexandre Cavalcanti em duas ocasiões, Leonel Fernandes, Pedro Oliveira e Salvador Salvador) e duas para a Dinamarca (Henrik Molgaard e Rasmus Lauge).

4. MARTIM COSTA FOI O MELHOR DE PORTUGAL

Martim Costa, lateral de 21 anos que representa o Sporting CP, foi o grande destaque da seleção das quinas. Os nove golos marcados foram suficientes para diminuir os estragos causados pelos avançados dinamarqueses. Um dos golos foi o 1000.º golo marcado por Portugal em Europeus de Andebol.

Depois de ter sido decisivo na vitória contra a Chéquia com 11 golos, Martim mostra, novamente, que é uma peça crucial na seleção. Descansou nos últimos minutos do jogo quando era quase impossível a Dinamarca desperdiçar a vantagem em poucos minutos.

3. INÍCIO DA SEGUNDA PARTE DE PORTUGAL TERMINOU COM A ESPERANÇA

Portugal acabou bem a primeira parte, com apenas um golo de desvantagem contra a tricampeã do mundo. Todavia, o esforço que os lusitanos fizeram na primeira parte não foi o mesmo no início da segunda parte, o cansaço dos jogadores portugueses era vísivel.

Numa altura em que a seleção nacional rematava muitas vezes à distância e sem eficácia, os dinamarqueses aproveitavam para contra-atacar e marcavam. Nos primeiros 10 minutos da segunda parte, a Dinamarca alargou a vantagem para quatro golos, complicando uma missão que já era difícilima para os portugueses.

2. NIKLAS LANDIN A MOSTRAR QUE MERECE SER O MELHOR DO MUNDO

Niklas Landin é o guarda-redes titular da seleção dinamarquesa masculina de andebol e é o melhor jogador da modalidade. Foi eleito como melhor jogador do mundo para a IHF em 2022 e 2023, vencendo o prémio consecutivamente. Se algum português questionou, antes do jogo, a eleição do guarda-redes como melhor do mundo, o mesmo reconheceu que o prémio foi merecido. Defendeu 16 dos 41 remates dos portugueses, ou seja, quase 40% dos remates que foram à baliza de Landin eram defendidos. Uma muralha dentro de campo.

1. FINALIZAÇÃO DA DINAMARCA ESTAVA EM DIA

A tricampeã do mundo fez o melhor jogo, até ao momento, neste Europeu de Andebol. Dos 48 remates da Dinamarca, 38 entraram na baliza da seleção nacional, ou seja, uma eficácia de 77%. Números absurdos. A aposta de Portugal em jogar sem guarda-redes em certas situações beneficou o ataque dinamarquês. Mathias Gidsel (11 golos), Simon Pytlick (sete golos) e Mikkel Hansen foram os principais castigadores.

O jogo de hoje, contra a Dinamarca, vai ser muito semelhante aos jogos da main round. As melhores seleções da Europa vão estar presentes. Paulo Pereira, selecionador nacional, e os restantes elementos técnicos vão ter de definir a melhor estratégia para os próximos jogos.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior conta ao detalhe o processo de saída do Arsenal e de chegada ao FC Porto: «Não acho que tenha dado um passo...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Portugal voltou a treinar e Roberto Martínez voltou a sorrir sem qualquer surpresa negativa

Portugal voltou a treinar com o grupo completo. 25 convocados continuam à disposição do selecionador nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa deixa recado aos adversários: «Ainda não vi nada em que dissesse ‘Pá, está aqui uma boa ideia’»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. Atual presidente e candidato às eleições do Benfica tocou na atualidade do conjunto encarnado.

Rui Costa define principal adversário nas eleições para o Benfica e garante: «O principal adversário do Benfica é o Benfica»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. Atual presidente e candidato às eleições do Benfica tocou na atualidade do conjunto encarnado.

Rui Costa aberto a debate… numa 2ª volta: «Acho que faz algum sentido»

Rui Costa concedeu uma nova entrevista. Atual presidente e candidato às eleições do Benfica tocou na atualidade do conjunto encarnado.