Os 6 melhores jogadores no campeonato do mundo | Andebol

modalidades cabeçalho

Depois de olhar para os melhores jogos do Campeonato do Mundo de Andebol, é altura de analisar quem foram os jogadores em maior destaque na competição. Inúmeras estrelas brilharam ao longo de todo o torneio, sendo que foi a equipa dinamarquesa que ganhou mais relevo, tanto a nível coletivo (venceram o troféu) como a nível individual.

Aqui vão ser enumerados os 6 melhores jogadores do Campeonato do Mundo de Andebol, analisando as suas estatísticas, pontos fortes e o impacto que têm no jogo da respetiva seleção, existindo ainda espaço para três menções honrosas.

MENÇÕES HONROSAS

Dika Mem

Central da seleção francesa e jogador do Barcelona, Dika Mem chegou ao Mundial como um dos principais nomes a ter debaixo do radar. Uma lesão fez Mem perder 4 jogos deste campeonato, mas nos 5 em que esteve presente, o lateral direito de 25 anos foi a peça central do jogo francês em vários encontros, fazendo, por vezes, a posição de central. Assim, Dika Mem conseguiu ser um dos principais “maestros” da seleção gaulesa e, sem dúvida, um dos melhores distribuidores de jogo, que o diga Nédim Remilli.

Para além destes fatores, Dika Mem foi ainda o jogador francês com a melhor média de golos (21 em 5 jogos). Neste momento, tem 122 golos em 28 partidas pelo “Barça” em 2022/2023.

Gonzalo Pérez de Vargas

O guarda-redes espanhol foi, possivelmente, a figura mais preponderante da seleção de Espanha no Mundial. Com 3 golos apontados em 9 jogos na competição, o jogo em que Pérez de Vargas mais se destacou foi mesmo nos quartos de final frente à Noruega, quando fez a defesa que garantiu que a Espanha marcava presença nas meias-finais. Com 32 anos, é colega de Dika Mem nos campeões europeus de clubes, o Barcelona.

Luc Steins

O “motor” do estilo de jogo neerlandês. Com apenas 1 metro e 73, o central dos Países Baixos mexe-se de forma muito veloz e imprevisível, utilizando uma grande porção do campo para ajudar a construir o ataque da seleção neerlandesa. Isto quando não é o próprio Steins a rematar de forma certeira, seja a 9 metros (ou um pouco mais distante) da baliza, ou junto à área do guarda-redes, atravessando pelo meio da defesa, o central de 22 anos consegue arranjar um golo quando menos se espera (que o diga a Noruega). Atua pelo PSG, onde leva 80 golos em 27 partidas.

Torbjorn Bergerud

Há quem diga que o guarda-redes é o jogador mais importante numa equipa de andebol e o norueguês, Torbjorn Bergerud é um argumento forte em prol desta máxima. Bergerud jogou os 9 jogos em que a Noruega esteve envolvida neste Campeonato do Mundo, sendo que o maior destaque vai para o último jogo da “Main Round” em que teve uma eficácia defensiva superior a 50%, defendendo mais de metade dos remates alemães para garantir o primeiro lugar para a Noruega no grupo da “Main Round”. Frente à Espanha, Bergerud também esteve em destaque frente à Espanha, nos “quartos”. O guarda-redes de 28 anos joga na liga norueguesa, ao serviço do Kolstad IL.

Filipe Pereira
Filipe Pereira
Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Baleba não fecha a porta ao Manchester United de Ruben Amorim e CEO do Brighton reage: «Esperamos que fique aqui por muitos anos»

Carlos Baleba tem interesse em ouvir a sondagem do Manchester United. O CEO do Brighton também já reagiu a toda a especulação.

Ponto de situação no interesse do Manchester United em Benjamin Sesko: ainda não há fumo branco

O Manchester United quer contratar Benjamin Sesko. No entanto, ainda não há acordo com o RB Leipzig para a transferência.

Vancouver Whitecaps confirmam contratação de Thomas Muller

Thomas Muller foi confirmado como reforço dos Vancouver Whitecaps. O avançado internacional alemão assinou a custo zero com a equipa da MLS.

Son Heung-min oficializado nos Los Angeles FC e faz história na MLS

Os Los Angeles FC confirmaram a contratação de Son Heung-min. O avançado sul-coreano tornou-se no reforço mais caro da história da MLS.

PUB

Mais Artigos Populares

Franck Haise lamenta derrota do Nice: «Não estamos na mesma categoria [do Benfica], sabíamos disso antes»

Franck Haise analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Florentino Luís deixa garantia sobre o seu futuro no Benfica: «Vou dar o meu máximo durante os dois anos que tenho de contrato»

Florentino Luís analisou o encontro entre o Benfica e o Nice. Duelo da primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim tem concorrência de 2 rivais da Premier League por médio

Carlos Baleba é alvo do Manchester United de Ruben Amorim para o meio-campo. O médio tem mais interessados na Premier League.